Chega o fim do ano e as pessoas são tomadas pelo espírito solidário. É neste clima que o “Cultura na Câmara” do mês de novembro traz para o Legislativo a exposição do projeto “Reciclarte, Criando Arte”. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos criada para dar amparo às pessoas de baixa renda e que, principalmente, tenham na família pessoas adoentadas ou com necessidades especiais.
As peças expostas são feitas de forma artesanal, predominantemente de materiais recicláveis e reutilizados, como garrafas pet, cds, vidros, caixas, latas etc. Elas são produzidas pelos artesãos cadastrados no Reciclarte e a venda delas é totalmente revertida para as famílias beneficiadas e para o custeio básico do projeto.

O Reciclarte é presidido por Carmem Carvalho, que desde 1990 carrega o sonho de ajudar as pessoas por meio da arte e que, desde criança, acompanhou sua mãe no voluntariado e nas ações que buscavam a melhoria da vida das pessoas. Além da exposição e venda dos produtos feitos pelos associados, o projeto também oferece oficinas gratuitas de artesanato, sendo necessário que a pessoa leve somente o material que será utilizado nas aulas.
Segundo Carmem, a proposta do projeto é ajudar os mais necessitados e criar uma alternativa para a melhoria da renda familiar das pessoas menos favorecidas. E assim, unindo a força de vontade e a criatividade daqueles que, por algum motivo, perderam momentânea ou definitivamente sua capacidade de trabalho, o Reciclarte vai cumprindo sua tarefa social.
Ainda de acordo com Carmem, outra grande proposta do projeto é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, por meio da reciclagem e reaproveitamento dos materiais descartados pelas pessoas. “É mostrar para a população que grande parte do lixo que está sendo jogado fora e ocupando os lixões pode ser reutilizado e ter um fim útil”, concluiu.
O projeto, atualmente, conta com cerca de 300 associados. As feiras, as exposições e a venda dos produtos artesanais produzidos são a principal fonte de renda do projeto, que também conta com as doações das pessoas e de algumas empresas.
Roupas, brinquedos, alimentos e até mesmo matérias-primas para a confecção dos produtos são bem-vindos. “Tudo é cuidadosamente restaurado pelas mulheres do projeto. Damos uma cara nova para tudo, e aquilo faz a alegria de muitas pessoas. É um trabalho formiguinha, cada um fazendo um pouquinho para ajudar o outro e fazer um mundo melhor”, explicou Carmem.
A exposição do Reciclarte fica no Hall da Câmara Municipal de Contagem até o final do mês de novembro. Além de vender as peças artesanais, o projeto está recebendo doações de roupas, brinquedos, calçados, matérias primas e materiais recicláveis para a realização do Natal Solidário.
Para colaborar com o Reciclarte Criando Arte, venha à Câmara Municipal – Praça São Gonçalo, 18 Centro/Contagem, ou entre em contato em um dos canais de comunicação do projeto:
WhatsApp: (31) 99676-0486
Página do Facebook: www.facebook.com/Reciclarte-Criando-Arte
Instagram: @reciclartecriandoarte
Até a próxima terça-feira, 30 de junho, a fachada do prédio da Câmara Municipal de Contagem estará iluminada de azul. A iniciativa tem relação com ...
Projeto de recomposição salarial para os procuradores pode entrar na pauta do Legislativo nas próximas semanas. Os vereadores de Contagem recebera...
Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (23/06), o Projeto de Lei nº 067/2026, que institui diretrizes para incentivar a participaçã...