A Comissão Externa de Segurança Pública da Câmara Municipal de Contagem, representada pelos vereadores Jair Tropical-PCdoB (relator) e Alex Chiodi-SD (presidente suplente), além dos parlamentares Capitão Fontes-MDB e Daniel do Irineu- PP, fez uma visita ao Comandante e ao Subcomandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ryan e Major Lini, e ao Major Machado, da 133º Cia de Polícia Militar, juntamente com lideranças comunitárias. O objetivo foi buscar informações a respeito do possível encerramento das atividades da Companhia 133, localizada no centro da cidade.
A visita de trabalho foi definida durante a Reunião Plenária da última terça-feira (24/04), quando a transferência da 133ª Cia PM para a sede do 18º Batalhão foi motivo de uma ampla discussão por parte dos vereadores. A Cia é responsável pelo hoje policiamento de toda a região da Sede e Petrolândia, abrangendo mais de 60 bairros.
Segundo o vereador Alex Chiodi, “de acordo com o comandante Ryan, a parte administrativa da Cia já está operando no prédio do 18º BPM, com resultados apurados no sentido de melhorar o policiamento ostensivo, com a liberação de efetivo para a rua com duas motos que têm feito a patrulha no período das 8h às 18h”.
Ainda segundo a corporação, confirmou o vereador Capitão Fontes, também presente ao encontro, o comandante do 18º BPM entende que, com a mudança definitiva da 133ª para a sede do batalhão, será possível colocar cerca de 12 militares, que atualmente estão em trabalho administrativo, nas ruas, e além disso reduzir custos com o aluguel do imóvel. A redução de custos foi colocada pelo Capitão Fontes, durante a reunião plenária, como a principal causa da mudança.
Alex Chiodi, respaldado pelos demais parlamentares, destacou mais uma vez que “não é aceitável ter que fazer uma escolha entre aumentar o efetivo às custas do fechamento de uma unidade. O correto é fazer novos concursos e chamar mais policiais para suprir a demanda, o fechamento de uma Cia de polícia transmite a sensação de diminuição da segurança na região”, defendeu.
A comitiva deixou o 18º BPM com o compromisso firmado pelo comandante, coronel Ryan, de levar a demanda apresentada pelos vereadores ao comando da 2ª Região de Polícia Militar e manter a 133ª Cia PM funcionando até uma posição definitiva do comando geral da PMMG.
Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...
Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...
A Comissão de Ética Parlamentar da Câmara de Contagem recebeu, na tarde desta quarta-feira (27/08), três das sete testemunhas arroladas pela defesa...