ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Cultura na Câmara especial homenageia Comunidade dos Arturos

13 de novembro, por Leandro Perché

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Contagem realiza uma edição especial do projeto “Cultura na Câmara”, que traz a exposição fotográfica “Um olhar sobre os Arturos”, da artista Charlene Bicalho. As fotos ficam expostas no hall da Casa entre os dias 13 e 30 de novembro.

A mostra apresenta registros da Festa da Abolição, anualmente celebrada em maio, pela Comunidade Quilombola dos Arturos, que hoje é considerada um dos cartões postais e patrimônio histórico e cultural do município.

Inspirada na tradição e nos costumes do povo quilombola, em seus festejos populares e na religiosidade, a fotógrafa, por meio de suas lentes, consegue registrar sentimentos e emoções. Além disso, a expressão dos membros da comunidade ao participar dos rituais se torna um convite à arte.

“É um grande prazer receber aqui na Câmara de Contagem uma exposição que conta a história cheia de tradição e, ao mesmo tempo, narra a história da nossa cidade”, ressalta o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV).

Durante reunião plenária, nesta terça-feira (13 de novembro), o parlamentar aproveitou a oportunidade para parabenizar o projeto e a Comunidade dos Arturos – representada por Jorge Antônio dos Santos, Maria Gorete e José Bonifácio – e convidar os vereadores e demais presentes para prestigiar a exposição.

Consciência Negra 

A exposição é apenas uma das atividades promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara de Contagem em celebração ao Dia da Consciência Negra. O ponto alto será a realização do Encontro da Consciência Negra – Que Contagem quebre as Correntes, no dia 29 de novembro, das 18h30 às 22h na Igreja de São Gonçalo e no Espaço Popular. O evento contará com missa, palestra e apresentações culturais.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem