ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Cultura na Câmara especial homenageia Comunidade dos Arturos

13 de novembro de 2018, por Leandro Perché

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Contagem realiza uma edição especial do projeto “Cultura na Câmara”, que traz a exposição fotográfica “Um olhar sobre os Arturos”, da artista Charlene Bicalho. As fotos ficam expostas no hall da Casa entre os dias 13 e 30 de novembro.

A mostra apresenta registros da Festa da Abolição, anualmente celebrada em maio, pela Comunidade Quilombola dos Arturos, que hoje é considerada um dos cartões postais e patrimônio histórico e cultural do município.

Inspirada na tradição e nos costumes do povo quilombola, em seus festejos populares e na religiosidade, a fotógrafa, por meio de suas lentes, consegue registrar sentimentos e emoções. Além disso, a expressão dos membros da comunidade ao participar dos rituais se torna um convite à arte.

“É um grande prazer receber aqui na Câmara de Contagem uma exposição que conta a história cheia de tradição e, ao mesmo tempo, narra a história da nossa cidade”, ressalta o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV).

Durante reunião plenária, nesta terça-feira (13 de novembro), o parlamentar aproveitou a oportunidade para parabenizar o projeto e a Comunidade dos Arturos – representada por Jorge Antônio dos Santos, Maria Gorete e José Bonifácio – e convidar os vereadores e demais presentes para prestigiar a exposição.

Consciência Negra 

A exposição é apenas uma das atividades promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara de Contagem em celebração ao Dia da Consciência Negra. O ponto alto será a realização do Encontro da Consciência Negra – Que Contagem quebre as Correntes, no dia 29 de novembro, das 18h30 às 22h na Igreja de São Gonçalo e no Espaço Popular. O evento contará com missa, palestra e apresentações culturais.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem