ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Teatro na Câmara Municipal ensina estudantes a combater a dengue

13 de maio, por Leandro Perché

O plenário da Câmara Municipal de Contagem foi palco, nesta segunda-feira (13/5), para um assunto muito importante: a dengue. Convidados pela Comissão de Saúde da Casa, alunos da Escola Municipal Dr. Sabino Barroso assistiram a peça “Minha Casa, Meu Ambiente”, do grupo de teatro Agente em Cena, formado por agentes de combate a endemias (ACE) de Contagem.

O vereador Alex Chiodi (SD) recebeu os presentes e ressaltou que o Legislativo Municipal também está na luta contra a dengue.

De forma lúdica e divertida, o teatro conta a história de uma família que não tem os cuidados necessários com o quintal de casa, permitindo que animais peçonhentos, roedores e, claro, o Aedes aegypti roubem a cena e façam suas vítimas. Ao som de músicas e muitas gargalhadas, as crianças puderam identificar a gravidade do tema e conscientizar-se sobre a importância de combater a dengue eliminando seus focos.

Os estudantes aprenderam que o temido mosquito, representado por dona Aedes, também transmite outras três doenças, sendo elas: o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya. Com a afirmativa de que “prevenir é melhor do que tratar”, as agentes de saúde ensinaram diversas ações de prevenção para acabar com a dengue, como: ser consciente com o lixo; não guardar entulhos; não deixar acumular água da chuva; limpar os pratos de ração dos animais de estimação; não deixar a caixa d’água destampada, entre outras.

“Nosso objetivo é conscientizar o público presente para que todos possam ser agentes de saúde dentro de seus lares, executando todas as dicas que aprendemos hoje. Não adianta apenas um de nós fazer o necessário. É preciso que cada um de nós faça a sua parte, começando dentro de casa”, explicou a agente Cláudia Quarteirão, encerrando o teatro.

Gustavo Henrique, aluno do 5º ano, garantiu que ele e a família já estão fazendo a lição de forma correta. “O teatro é muito importante para que todos possam conhecer formas de cuidar do meio ambiente, pois os animais (Aedes, ratos, escorpiões) podem prejudicar a saúde do ser humano. Lá na minha casa, não tem água parada, pois sempre estamos de olho”.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), é essencial que o Legislativo se envolva no combate à dengue.  “A prevenção é a melhor forma de combate à dengue e é responsabilidade de todos nós. Para isso, é necessário conhecer ações simples de prevenção que podem fazer toda diferença nessa luta. Por meio do teatro, os alunos conheceram diversas medidas preventivas para eliminar o mosquito da dengue e ainda saíram daqui motivados a colocar em prática todos os ensinamentos”.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem