Legislativo realiza plenária temática da Semana de Enfrentamento ao Uso de Drogas

A Câmara Municipal de Contagem realizará, na próxima terça-feira (25/06), uma reunião plenária especial, em função da Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas, celebrada entre os dias 19 e 26 de junho.

Na ocasião, será apresentado o Plano Intersetorial de Política sobre Álcool e outras Drogas, um importante instrumento para o enfrentamento e prevenção ao uso e abuso de drogas no município. E o Legislativo de Contagem receberá o selo de entidade parceira no compromisso de transformar Contagem em um território de prevenção às drogas.

São esperadas as presenças do prefeito Alex de Freitas; do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem (Comadc); representantes da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania; da Subsecretaria Estadual de Políticas sobre Drogas; de representantes da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; além de escolas municipais, associações e conselhos municipais de outras cidades.

De acordo com o representante da Câmara no Conselho, vereador Capitão Fontes (MBD), “o trabalho do Comadc na cidade tem dado muitos frutos, e a realização da plenária especial é uma oportunidade de fortalecer ainda mais as políticas de enfrentamento e prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, apresentando, para gestores nacionais e estaduais, o plano intersetorial, a política e os trabalhos desenvolvidos na área, com vistas também a conseguir mais recursos para o combate às drogas no município”.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), reafirma o compromisso do Legislativo em debater e desenvolver políticas públicas voltadas para a prevenção e combate ao uso de drogas em Contagem.

“A Câmara está sempre de portas abertas e envolvida em discussões de temas relevantes para a população. O combate às drogas exige um esforço conjunto e ações intersetoriais, envolvendo educação, saúde, assistência social, segurança pública, enfim, toda a sociedade. Nesse sentido, temos nos envolvido com ações educativas da Escola do Legislativo, e buscando fomentar o debate e a construção de mecanismos que apoiem a política de enfrentamento na cidade”, explica Carvalho.

Semana de Enfrentamento

De 19 a 26 de junho, a Prefeitura de Contagem promove a Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas, com o tema: “Contagem a favor da Vida”. Diversas atividades serão desenvolvidas com o objetivo de chamar a atenção da população para a causa e fortalecer a rede de parceiros que atuam no campo da prevenção, assistência, tratamento e reinserção social de pessoas que usam e/ou abusam do álcool e outras drogas, além de seus familiares.

Organizado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem (Comadc), o evento é celebrado em consonância com a Lei Municipal Nº 4.439/2011, que institui a Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas; com a Resolução 42/112 da Organização das Nações Unidas (ONU), que institui 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas; e com a lei estadual que cria a Semana Estadual de Prevenção às Drogas.

De acordo com a organizadora e presidente do Comadc, Soraya Romina, o objetivo é dar visibilidade à temática, bem como sensibilizar a sociedade. “Junto com entidades da sociedade civil organizada, instituições de ensino, organizações religiosas, órgãos do poder público, Executivo e Legislativo, Conselhos de Direitos, organizações comerciais e empresariais, órgãos de segurança pública, dentre outros parceiros, construímos uma agenda integrada de atividades, que contém um conjunto de ações que serão promovidas durante toda a Semana de Prevenção, em vários espaços da cidade”, explica.

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *