Tribuna Livre da Câmara tem participação do Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar

A Tribuna Livre dessa semana na Câmara Municipal de Contagem foi ocupada pela senhora Maria José Mendes Estevão, gerente do Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (Cmauf). O Centro é ligado à Superintendência de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O objetivo da vinda das integrantes do Cmauf foi promover, na porta de entrada do prédio da Câmara, a orientação e a distribuição de mudas de plantas medicinais que são produzidas e cultivadas no espaço destinado do Cmauf.

A equipe, que também entregou uma cartilha de plantas medicinais produzidas pelo Cmauf, trouxe especialmente plantas que são importantes para a saúde do homem, como a Bertalha, em razão do Dia dos Pais, comemorado no último domingo (11/08).

Maria José também falou brevemente sobre o desenvolvimento de ações do Centro, que, a seu ver, tem sido cada dia mais valorizado. Outro tema abordado foi a parceria entre o Cmauf e o projeto “Transformar Contagem”, uma plataforma digital que tem como objetivo conectar pessoas – aqueles que desejam prestar serviços voluntários ou fazer doações e instituições que precisam de apoio de todo tipo.

O Cmauf

Localizado na Rua Fernando Ferrari nº 85, no bairro Praia, o Cmauf desenvolve ações de fomento ao plantio de base agroecológica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos.

Além disso, promove a disseminação de conhecimentos e atividades que estimulam o convívio social, a segurança alimentar e os hábitos saudáveis da população. Hoje, em Contagem, o Cmauf já fomentou a criação de 40 hortas comunitárias e a construção de hortas em 30 escolas. “Transformamos espaços ociosos em lugares preciosos”, finalizou Maria José.

 

Veja a galeria de fotos da visita clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *