Estudantes conhecem o Legislativo de Contagem no projeto Câmara Aberta

A Escola do Legislativo de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (22/08), no projeto Câmara Aberta, 50 alunos do 3o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, localizada no bairro Darcy Ribeiro.

Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a estrutura da Câmara, incluindo a presidência, alguns gabinetes e o plenário. Além disso, conversaram com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho; assistiram palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz sobre política, poder legislativo e papel do vereador; e simularam a votação de um projeto de lei em plenário.

De forma descontraída, o vereador destacou que a intenção da Câmara em receber os estudantes é “ajudar na sua formação política e cidadã, mostrando a importância de se conhecer onde e como são definidas as regras do município que afetam o dia a dia de todos. É necessário que conheçam de política, seus direitos e deveres, para se tornarem cidadãos mais conscientes e prontos para serem bons profissionais e bons políticos no futuro”, explicou Carvalho.

A professora Marcia Franco, que acompanhou os estudantes na visita, relatou que a atividade compõe um programa da instituição de ensino, que trabalha a cidade, com seu patrimônio cultural, sua história, o Poder Legislativo, além do papel do vereador e do prefeito.

“O objetivo foi mostrar para eles tudo isso que trabalhamos em sala de aula. É importante eles saberem que aqui (Câmara) é a casa deles, é onde são tomadas as decisões que afetam sua vida, e que, quando precisarem de alguma coisa para o bairro onde moram, o Darcy Ribeiro, eles podem recorrer aos vereadores”, concluiu a educadora.

Para saber mais sobre o projeto Câmara Aberta e sobre a visita à sede do Legislativo Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3359-8750.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *