ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissões parlamentares propõem pautas virtuais durante pandemia

28 de maio, por Leandro Perché

Nesta quinta-feira (28/05), a equipe de assessoria das comissões da Câmara Municipal de Contagem se reuniu para apresentar ações realizadas pela Casa e para traçar projetos futuros.

Iniciando a reunião, a Comissão de Prevenção à Covid-19, estabelecida em março, foi apresentada aos assessores, que puderam ter acesso às portarias e medidas já executadas. A Comissão Parlamentar Especial de Combate à Covid-19 também esteve em pauta.

Diante da pandemia do novo coronavírus, a equipe debateu o tema e propôs novas pautas relacionadas à Covid-19. De acordo com o grupo, o assunto está sendo amplamente divulgado, mas ainda deixa muitas dúvidas. “Temos dois vereadores que são médicos, podemos pensar em uma transmissão virtual, com participação da população, para esclarecer alguns pontos da doença”, destacaram alguns membros.

As chamadas fake news também estiveram em pauta. Além das notícias falsas sobre o coronavírus, a disseminação de informações antigas e mentirosas está tomando conta das redes sociais e prejudicando o trabalho sério de várias instituições. A ideia é contribuir para que o cidadão saiba como reconhecer e não compartilhar um conteúdo falso.

A atuação da Comissão Externa de Saúde e da Comissão Especial de Combate ao Coronavírus também foi destacada durante o encontro, por desempenhar um papel fiscalizador fundamental em toda cidade.

Para o diretor Legislativo da Câmara, Luiz Otávio Iannini de Freitas, as comissões têm como objetivo dar voz à população contagense e, neste momento de grandes restrições motivadas pelas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), essa tarefa se faz ainda mais relevante. Por isso, seria de suma importância compreender as necessidades atuais e urgentes que o município enfrenta para buscar soluções.

“Embora a situação não permita a realização de audiências e reuniões públicas nesse momento, cabe às comissões encontrarem soluções adequadas, tais como a realização de reuniões remotas com possibilidade de acesso público, nos mesmos moldes das plenárias, com o objetivo de cumprir as funções institucionais do Legislativo”, conclui Luiz Otávio.

* Por Natália Rosa.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem