ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Ricardo Faria visita a Câmara como prefeito interino de Contagem

7 de dezembro, por lorena.carazza

A 40ª reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira (07/12), começou com a participação do prefeito em exercício, Ricardo Faria. A visita teve o objetivo de fazer um breve balanço do primeiro ano de mandato, e de anunciar o plano de cargos e salários da Guarda Civil de Contagem.

Segundo Ricardo, ao longo do primeiro ano do mandato de Marília Campos, houve avanços em pautas positivas e importantes. Outro destaque dado foi em relação ao diálogo aberto que a administração mantém com a sociedade e entidades, exemplificados pelas “inúmeras posses de Conselhos Municipais, estabelecendo nosso compromisso de fazer um governo com participação popular”, disse.

O liame entre Executivo e Legislativo também foi abordado pelo prefeito interino. Ele agradeceu a aprovação dos projetos de lei que a Prefeitura enviou para avaliação e votação na Câmara ao longo de 2021, e ressaltou que em muitas matérias, por meio de emendas parlamentares, os vereadores foram responsáveis por importantes aprimoramentos na legislação. 

Plano de Carreira da Guarda Civil 

O documento, almejado há anos pela corporação, foi elaborado após acordos e adequações entre a Comissão Permanente de Negociação Coletiva (Copenc) e a Comissão da Guarda Civil de Contagem. A sua versão final, que contém uma progressão vertical, até então inédita entre os servidores públicos de Contagem, foi entregue à Guarda Civil na última quinta-feira (02/12).

“Nosso objetivo é apresentar o PL (Projeto de Lei) tão logo se encerre o período de recesso parlamentar, em fevereiro do ano que vem. Temos certeza de que a Câmara o receberá e fará, se necessário, aprimoramentos ao texto”, disse Ricardo. 

Vários vereadores se manifestaram após a fala do prefeito interino, parabenizando tanto pela sua momentânea ocupação do cargo maior do Executivo da cidade, quanto por toda a sua trajetória política: Ricardo Faria foi vereador de Contagem, deputado estadual, secretário municipal de Saúde, secretário de Estado de Turismo e, agora, vice-prefeito de Contagem na chapa PT-MDB.

Dentre as manifestações dos parlamentares, várias também ressaltaram o trabalho da Guarda Civil de Contagem. Daniel do Irineu (PP) endossou a competência da corporação e, portanto, o merecimento da conquista do Plano de Carreira da categoria. O vereador relatou que acompanhou uma agenda do deputado estadual Professor Irineu com o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Jeferson Botelho. 

Na ocasião, estavam presentes também membros da Guarda Civil de Contagem e, segundo o vereador, foi notório o respeito e o reconhecimento da competência da Guarda Civil de Contagem por parte das forças de segurança do Estado. Ainda de acordo com Daniel, a reunião discutia a possibilidade da Guarda Civil ter acesso ao REDS – ferramenta que monitora os indicadores e a dinâmica da criminalidade, cujo acesso atualmente só é permitido à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. 

Ronaldo Babão (Cidadania) chamou a atenção para o déficit de efetivos da Guarda e a necessidade da realização de concurso público. Faria disse que este é um assunto que já está na pauta da Prefeitura. Já Hugo Vilaça (Avante) lembrou que, enquanto exercia a função de secretário municipal de Administração, no último governo, teve a oportunidade de contribuir com as tratativas sobre o plano de carreira da Guarda Civil, que vem sendo discutido há alguns anos.

Carlin Moura (PDT) lembrou a importância de Ricardo Faria – a princípio como secretário municipal e depois como deputado estadual – nas discussões e deliberações de dois momentos importantes da Guarda: no seu armamento, enquanto Carlin ainda era prefeito de Contagem, e depois, na qualificação e aquisição de equipamentos que tornaram possível que a Guarda Civil de Contagem fosse a primeira guarda armada de Minas Gerais. 

Encerrando, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade) parabenizou Ricardo Faria e desejou boa sorte no seu período de prefeito interino, além de desejar que a viagem da prefeita Marília Campos, que se encontra na França, a convite da embaixada francesa, traga “bons frutos para o município”. Ricardo agradeceu as manifestações dos vereadores e também se colocou à disposição do Legislativo.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem