Acompanhando o crescimento e a modernização da cidade, a Câmara Municipal de Contagem deve passar por uma grande reforma e ampliação a partir do próximo ano. Dentre as mudanças, destaca-se a construção de mais um prédio onde hoje é o estacionamento para funcionários, cuja entrada fica na Rua Joaquim Rocha, que fica atrás da portaria principal da Câmara.
O projeto arquitetônico é assinado pelo conceituado arquiteto Gustavo Penna, que foi também o autor do projeto de reforma do atual prédio da Câmara, na época em que o Legislativo mudou para seu atual endereço, onde antes funcionava a Prefeitura. Além disso, Gustavo Penna assinou outros projetos arquitetônicos de importantes espaços da região da Sede de Contagem: o Espaço Popular e a Praça da Jabuticaba.
A previsão é de que as obras durem 36 meses e, no momento, a Câmara está na fase de avaliação de projetos complementares. O novo edifício deverá abrigar, depois de pronto, os gabinetes de vereadores. No prédio antigo, ficará toda a parte administrativa da Câmara.
O prédio que será construído terá nove andares, e vai aumentar consideravelmente o número de vagas de estacionamento para os funcionários. Não será construído um novo plenário, mas o atual será reformulado e ampliado. No mais, ele atenderá a todas as exigências feitas pelo Ministério Público no que diz respeito à acessibilidade.
No ano passado, a Câmara já havia passado por algumas intervenções com o objetivo de facilitar o acesso de deficientes a todas as suas áreas, inclusive ao plenário. No entanto, muita coisa não pode ser alterada, já que o prédio é muito antigo e algumas das exigências do MP exigiriam mudanças na sua própria estrutura.
De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), a Câmara precisa passar por uma ampliação, já que deve cumprir as exigências do MP e ainda melhorar as instalações para atender melhor aos funcionários e à população. “Vamos seguir a modernização da cidade e dos órgãos públicos de Contagem. O Ministério Público já funciona em um novo prédio e o Fórum também terá novas instalações em breve”, explicou.
Confira, abaixo, algumas das imagens que integram o projeto arquitetônico do novo prédio da Câmara Municipal de Contagem.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...