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Câmara de Contagem recebe Procon para falar sobre o Dia Internacional do Consumidor

15 de março, por lorena.carazza

No Dia Internacional do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Contagem recebeu as coordenadoras do Procon Contagem e do Procon Câmara, Silvania Silva dos Santos e Rariucha Amarante Braga. Elas falaram sobre a importância da data para alertar as pessoas sobre os direitos do consumidor e as relações saudáveis de consumo. 

Segundo Silvania, Contagem tem ampliado os atendimentos ao consumidor, principalmente por meio da ampliação dos postos do Procon, que hoje possui posto fixo no Eldorado, Nacional, Nova Contagem, Petrolândia, Shopping Contagem e, agora, na Câmara de Contagem. Além disso, a coordenadora explicou que o consumidor pode ter acesso ao atendimento de forma remota, pelo Procon Online (pelo site da Prefeitura) e por Whatsapp, “para que o consumidor possa cada dia mais fazer valer os seus direitos”, disse. 

Ainda segundo Silvania, o trabalho do Procon vai além do registro das reclamações. Ele atua também na conscientização dos consumidores, orientação dos próprios comerciantes e fornecedores e também na fiscalização, como aconteceu nos últimos dias, quando funcionários do órgão começaram a supervisionar o aumento do valor dos combustíveis nos postos da cidade.

O assunto, que foi levantado durante a reunião plenária pelo vereador Carlin Moura (PDT), foi confirmado por Silvania. De acordo com a coordenadora, foram várias as denúncias recebidas pelo Procon Contagem sobre o aumento do valor dos combustíveis aos consumidores, antes mesmo do último aumento anunciado pela Petrobrás ter entrado em vigor.

Já sobre o Procon Câmara, Rariucha disse que a média de atendimento diário e de resolução de demandas tem superado as expectativas. Criado por meio da Lei Complementar 312, de 26 de novembro de 2021, e inaugurado em 1º de fevereiro deste ano, a entidade já apresenta 92% de resolução das demandas dos consumidores de forma imediata, durante o atendimento do cidadão. 

Por fim, Rariucha anunciou que o Procon Contagem deve divulgar, no Diário Oficial do município de hoje (15/03), o ranking das empresas com maior número de reclamações. “Assim como Contagem, todos os Procons do Brasil fazem essa divulgação no Dia do Consumidor. É de grande importância para que as pessoas saibam com quem estão negociando, com quem estão assinando um contrato”, disse. 

Copasa em desaprovação

Junto das empresas de telefonia celular e fixa e de empresas de cartões de crédito, as concessionárias que prestam serviços públicos  – Cemig e Copasa – estão entre as mais “reclamadas”, situação que mereceu destaque entre os parlamentares.

Carlin Moura, em aparte à fala das coordenadoras, disse que “o fornecimento de água e tratamento de esgoto é um verdadeiro caos”, se referindo às constantes reclamações dos serviços mal feitos da Copasa em Contagem e em toda a Região Metropolitana. 

Exemplificando seu protesto, o parlamentar criticou a forma como a concessionária tem lidado com rompimento da adutora do Sistema Serra Azul, na travessia do rio Paraopeba, em 1º de março, e que tem imposto um rodízio de fornecimento de água em Contagem e em outras nove cidades da Região Metropolitana. A situação também foi criticada pelo vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), para quem o rodízio penaliza preferencialmente as regiões mais social e economicamente vulneráveis.

Já o vereador Daniel Carvalho (PL), depois de parabenizar o trabalho do Procon e ressaltar a importância da sua descentralização, se uniu aos protestos de Carlin Moura a respeito da Copasa. O vereador aproveitou para convocar o Procon a se unir ao Legislativo no movimento metropolitano que vem sendo capitaneado pelas Câmaras Municipais de Contagem e de Belo Horizonte, na busca de soluções conjuntas para os falhos serviços prestados pela Copasa em toda a Grande BH. 

Ações conjuntas sobre a Copasa

Conforme noticiado na última sexta-feira (11/03), os presidentes das Câmaras Municipais de Contagem e Belo Horizonte, vereadores Alex Chiodi (Solidariedade) e Nely Aquino (Podemos), respectivamente, se reuniram para dar início às conversas sobre a formação de um movimento, envolvendo diversas Câmaras da Grande BH, que terá o objetivo de discutir questões importantes que envolvem os serviços da Copasa e o transporte público metropolitano. Já em abril, os presidentes das Câmaras relacionadas devem se encontrar para formalizarem o grupo e para a produção de um documento conjunto de reivindicações e propostas para a Copasa e para as empresas prestadoras do serviço de transporte público.

 

Atendimentos do Procon Contagem

  • Procon Online: http://www.contagem.mg.gov.br/procon/procon-online/
  • Whatsapp do Procon Contagem:  (31) 98979-4168  – atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.
  • Procon Eldorado: Avenida José Faria da Rocha, 1016, Eldorado. Telefone para agendamento: (31) 3352-5425. Agendamento pelo portal: http://www.contagem.mg.gov.br/procon/agendamentos/ 
  • Procon Shopping Contagem: Avenida Severino Ballesteros, 850 – Cabral. Telefones para agendamento: 151 / (31) 3361-3703
  • Procon Itinerante na Regional Nacional: Uma vez por mês, às quintas-feiras, das 9h às 15h. Rua Quintino Bocaiúva, 450, Pedra Azul. Telefone para agendamento: (31) 3397-1098
  • Procon Itinerante na Regional Petrolândia: Atendimento toda quinta-feira, das 9h às 15h. Rua Refinaria Duque de Caxias, 663 – Bairro Petrolândia. Telefones para agendamento: 3352-5618 / 5619
  • Procon Itinerante na Regional Nova Contagem: Atendimento toda terça-feira, das 9h às 15h. Rua VL 7, 249, Nova Contagem. Telefones para agendamento: 3352-5886 / 5887
  • Procon Câmara Municipal: Atendimento de segunda a sexta, das 09h às 15h. Praça São Gonçalo, 18 – Centro, Contagem. Agendamento pelo portal: http://www.cmc.mg.gov.br/procon/ ou pelo telefone 3359-9225

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