ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Políticas para as mulheres ganham força na Câmara de Contagem

15 de março de 2022, por Leandro Perché

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08 de março), o Legislativo de Contagem dá mais um passo na busca pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. Nesta terça-feira (15/03), os vereadores aprovaram, por unanimidade, seis projetos de lei (PL) sobre o tema, principalmente relacionados ao enfrentamento à violência de gênero.

“A Câmara de Contagem tem pautado essas questões de valorização e defesa dos direitos das mulheres e tem sido reconhecida por essa atuação. Especialmente nesta Legislatura, aprovamos muitos projetos importantes que ajudam nas políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, de prioridade nos atendimentos, de valorização e igualdade de oportunidades. Temos orgulho de ser uma Câmara onde as mulheres são respeitadas em sua plenitude”, destaca o presidente da Casa, vereador Alex Chiodi (Solidariedade).

Dentre as matérias aprovadas nesta semana, os PLs 47 e 90 de 2021 tratam da organização de bancos de dados e estatísticas sobre os casos de violência contra a mulher, a fim de embasar a elaboração, o acompanhamento e a análise de políticas de enfrentamento a esse problema. O primeiro, proposto pelo vereador Ronaldo Babão (Cidadania), cria o “Observatório Municipal de Violência Contra a Mulher”; enquanto o PL 90/21, de autoria de Daisy Silva (Republicanos), propõe o “Atlas de Violência Contra a Mulher, Crianças e Adolescentes”.

Ambos os projetos receberam emendas propostas pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara, para adequar a coleta e divulgação de dados de acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12527/2012) e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal 13.709/2018).

Em relação à prevenção a casos de violência e medidas de apoio às mulheres em situação de risco, duas proposições podem representar avanços. O PL 191/2021, do vereador José Carlos (Avante), cria o “Programa Cooperação e Código Sinal Vermelho”, que trata de protocolos de atendimento e auxílio para as vítimas de violência que usam, como pedido de socorro, uma marca na mão em forma de “X” feita de batom ou caneta preferencialmente na cor vermelha.

E o Projeto de Lei 216/2021 dispõe sobre o protocolo de segurança no sistema de transporte público coletivo voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A proposição apresentada pela vereadora Moara Saboia (PT) estabelece uma série de recomendações sobre como funcionários, usuários e empresas do transporte público devem proceder em caso de abusos contra a mulher. Além disso, dispõe sobre o treinamento das equipes, e atividades educativas e de conscientização para coibir os casos e estimular as denúncias.

Campanhas

Proposto pelo vereador Daniel Carvalho (PL), o PL 161/2021 institui, no calendário oficial de Contagem, a campanha “Agosto Lilás”, dedicada à conscientização sobre a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ideia é realizar, durante todo o mês, ações e atividades integradas voltadas para o debate sobre o tema e desenvolvimento de diretrizes envolvendo a população, órgãos públicos e iniciativa privada.

Outra campanha que pretende-se instituir no calendário do município é a denominada “A Mulher na Política”, originária do PL 156/21, da vereadora Glória da Aposentadoria (PSDB). O projeto propõe, anualmente, no dia 08 de março, a realização de ações de conscientização sobre a importância da mulher na política e incentivar sua participação em partidos políticos, em conselhos municipais, nas eleições e em outras instâncias decisórias.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem