ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem Mais Limpa é aprovado na Câmara

22 de junho, por lorena.carazza

Os vereadores aprovaram, na última terça-feira (21/06), um projeto de lei de autoria do vereador Denilson da Juc, que institui o programa “Contagem Mais Limpa”, por meio da varrição social.

O substitutivo ao Projeto de Lei 113/2021 prevê a ação voluntária de pessoas residentes em Contagem, especialmente aposentados e pessoas com tempo ocioso – nos serviços de varrição de ruas, avenidas, praças, parques, passeios, parques e canteiros.

Desta forma, o programa “visa à valorização e o fomento da cidadania pelo morador do bairro, de forma voluntária, faz o serviço de agente fiscalizador da sua localidade e contribui na manutenção da limpeza urbana do Município”, segundo a justificativa anexa ao projeto. 

Podem participar voluntários residentes em Contagem, seguindo o que determina a Lei Federal 9.608/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário: sem vínculo empregatício, sem obrigação de natureza previdenciária e com celebração de termo de adesão contendo as condições do trabalho voluntário a ser exercido.

Ainda de acordo com o SPL 113/2021, a varrição voluntária não isenta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do trabalho de limpeza urbana, nem as demais secretarias que tenham contribuição no serviço de limpeza da cidade.

O texto foi aprovado na Câmara com uma emenda da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, em orientação da Procuradoria, que sugeriu a supressão de dois artigos que poderiam tornar o texto inconstitucional. Caso seja sancionado pela Prefeitura, o programa passa a fazer parte da legislação municipal de deve ser regulamentado em até 180 dias pelo Executivo, depois da sua publicação no Diário Oficial.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem