ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo encerra o semestre votando diretrizes para o Orçamento 2023

12 de julho, por Leandro Perché

A Câmara de Contagem encerrou o primeiro semestre de 2022 nesta terça-feira (12/07) com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Trata-se de um importante instrumento de planejamento da Administração Municipal, que apresenta regras e parâmetros para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) – mostrando as prioridades da gestão, a estrutura do orçamento, as diretrizes para elaboração e execução orçamentária, entre outras coisas.

A partir da LDO, é desenvolvida a LOA, também conhecida como orçamento municipal, que deve ser entregue ao Legislativo pela Prefeitura até o fim de setembro, e votada até o final do ano, para definir o quanto de recursos o Município vai receber, de quais fontes, quais os compromissos obrigatórios de despesas, e em quais áreas é mais importante investir no ano seguinte.

“A LDO tem por objetivo orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, para garantir a eficácia e a eficiência da gestão pública, a administração orçamentária e financeira, com vista no equilíbrio fiscal, que deve se constituir em esforço permanente da Administração Pública”, explica o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, em justificativa que acompanha o PL 10/2022.

De acordo com o Executivo, a proposta é resultado da contribuição de órgãos e entidades da administração direta e indireta do Município e teve sua redação e quadros aprovados pela Câmara de Coordenação Orçamentária e Administração Financeira (CCOAF) em maio deste ano. Além disso, teria passado por audiência pública para apreciação da população.

Prioridades

A previsão para o próximo ano, conforme anexo do projeto, é de um crescimento de R$ 258 milhões na arrecadação do Município, em relação a 2022, ultrapassando uma receita de R$ 2,77 bilhões.

E as prioridades para o investimento desses recursos, segundo o projeto, são: assegurar direitos, promover a cidadania, a participação social e a qualidade de vida; reduzir desigualdades; promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável; assegurar acesso universal a serviços de saúde e saneamento; garantir educação pública de qualidade; requalificar a ocupação e o uso do território; e implementar política habitacional de interesse social.

Ainda entre as prioridades, estão: garantir a mobilidade sustentável e a acessibilidade; incentivar o uso dos espaços públicos; promover a segurança pública, com participação da sociedade e instâncias governamentais; impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorando o ambiente de negócios e a economia popular solidária; implementar políticas de cultura, esporte, juventude e assistência social, entre outras, com fortalecimento dos conselhos; aperfeiçoar a gestão de recursos, modernizar a administração, aperfeiçoar o sistema tributário e aprimorar o planejamento municipal.

“Esta gestão eficiente (garantida pela LDO) é o que permite a melhor condução das políticas públicas, a realização de investimentos e a execução das ações de saúde, educação desenvolvimento social, meio ambiente, desenvolvimento urbano, dentre outras”, conclui o vice-prefeito.

Aprovado por unanimidade em dois turnos, o PL retorna para a Prefeitura para que seja sancionado. E, com a conclusão da apreciação da LDO, as plenárias entram em recesso parlamentar, retornando na primeira terça-feira de agosto, dia 02.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem