ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Procon Câmara comemora milésimo atendimento ao consumidor

5 de agosto, por Leandro Perché

Neste mês de agosto, o Procon Câmara de Contagem está completando mil atendimentos regulares aos consumidores, em apenas seis meses de funcionamento. Inaugurada em fevereiro deste ano, a unidade também já realizou dois mutirões de negociação de dívidas – um com a Cemig e a Copasa, e outro com bancos – quando atendeu quase 200 pessoas.

De acordo com a coordenadora do Procon Câmara, Rariucha Amarante Braga, as principais reclamações dos consumidores contagenses (41%) dizem respeito aos serviços financeiros, incluindo empréstimos consignados indevidos e renegociação de dívidas abusivas. Em segundo lugar, com 30% dos atendimentos, estão os serviços essenciais de água e energia elétrica. “Há também muitos registros relacionados a serviços privados, principalmente de telefonia, e sobre produtos, associados a compras e garantias”, pontua.

Ela destaca que, em julho, a unidade registrou um crescimento de 42% nos atendimentos diários em relação ao mês anterior. E, em quase 90% dos casos, a demanda do consumidor foi resolvida no momento do atendimento. “Nos poucos casos que não foram solucionados imediatamente, realizamos a notificação do fornecedor, com a carta de informação preliminar, ou audiências com as empresas reclamadas pelo consumidor, para a resolução do problema”.

“A instalação da unidade do Procon na Câmara representou mais uma iniciativa para aproximar a população do Legislativo, oferecendo mais um serviço para facilitar a vida do cidadão. Essa marca alcançada é muito importante, pois mostra que estamos conseguindo atender os consumidores da nossa cidade, ajudando-os a resolver suas demandas de forma mais rápida e descentralizada. Podem ter certeza que é apenas o início, e buscaremos sempre ampliar e oferecer um atendimento cada vez melhor”, destaca o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade).

Atendimento

O Procon Câmara funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Para o atendimento, o consumidor deve realizar o agendamento prévio no site da Câmara (www.cmc.mg.gov.br/procon) ou por telefone (3359-9225); e, no horário marcado, comparecer na Unidade (Praça São Gonçalo, 18, Centro – Contagem) com os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Comprovante de endereço recente (dos últimos 90 dias) de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;
  • Demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura, boleto, contrato e etc);
  • Caso os documentos que comprovem a relação de consumo não estejam em nome da pessoa que irá fazer a reclamação, ou esta queira se fazer representar por outra pessoa, é necessária uma procuração emitida pelo próprio órgão, sem necessidade autenticação em cartório.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem