ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Procon Câmara comemora milésimo atendimento ao consumidor

5 de agosto de 2022, por Leandro Perché

Neste mês de agosto, o Procon Câmara de Contagem está completando mil atendimentos regulares aos consumidores, em apenas seis meses de funcionamento. Inaugurada em fevereiro deste ano, a unidade também já realizou dois mutirões de negociação de dívidas – um com a Cemig e a Copasa, e outro com bancos – quando atendeu quase 200 pessoas.

De acordo com a coordenadora do Procon Câmara, Rariucha Amarante Braga, as principais reclamações dos consumidores contagenses (41%) dizem respeito aos serviços financeiros, incluindo empréstimos consignados indevidos e renegociação de dívidas abusivas. Em segundo lugar, com 30% dos atendimentos, estão os serviços essenciais de água e energia elétrica. “Há também muitos registros relacionados a serviços privados, principalmente de telefonia, e sobre produtos, associados a compras e garantias”, pontua.

Ela destaca que, em julho, a unidade registrou um crescimento de 42% nos atendimentos diários em relação ao mês anterior. E, em quase 90% dos casos, a demanda do consumidor foi resolvida no momento do atendimento. “Nos poucos casos que não foram solucionados imediatamente, realizamos a notificação do fornecedor, com a carta de informação preliminar, ou audiências com as empresas reclamadas pelo consumidor, para a resolução do problema”.

“A instalação da unidade do Procon na Câmara representou mais uma iniciativa para aproximar a população do Legislativo, oferecendo mais um serviço para facilitar a vida do cidadão. Essa marca alcançada é muito importante, pois mostra que estamos conseguindo atender os consumidores da nossa cidade, ajudando-os a resolver suas demandas de forma mais rápida e descentralizada. Podem ter certeza que é apenas o início, e buscaremos sempre ampliar e oferecer um atendimento cada vez melhor”, destaca o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade).

Atendimento

O Procon Câmara funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Para o atendimento, o consumidor deve realizar o agendamento prévio no site da Câmara (www.cmc.mg.gov.br/procon) ou por telefone (3359-9225); e, no horário marcado, comparecer na Unidade (Praça São Gonçalo, 18, Centro – Contagem) com os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Comprovante de endereço recente (dos últimos 90 dias) de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;
  • Demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura, boleto, contrato e etc);
  • Caso os documentos que comprovem a relação de consumo não estejam em nome da pessoa que irá fazer a reclamação, ou esta queira se fazer representar por outra pessoa, é necessária uma procuração emitida pelo próprio órgão, sem necessidade autenticação em cartório.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem