ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam política de parcerias pelo bem-estar animal

24 de agosto de 2022, por Leandro Perché

As políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos e proteção dos animais têm se fortalecido nos últimos dois anos em Contagem, após a criação, no início de 2021, da Comissão Especial de Defesa do Direito Animal e Zoonoses, na Câmara Municipal. Desde então, muitos projetos sobre o tema foram propostos, debatidos e aprovados, se convertendo em leis municipais.

Na última semana, o Legislativo aprovou mais um projeto de lei (PL) voltado para o bem-estar animal. Proposto pelo presidente da Comissão, vereador Carlin Moura (PSB), o PL 111/2021 estabelece a Política Municipal de Parcerias com a Sociedade para Proteção e Acolhimento de Animais.

A matéria traz uma série de dispositivos com a finalidade de promover parcerias entre o poder público e a sociedade civil para a implantação, reforma ou manutenção de espaços de lazer, locais de acolhimento, abrigos, hospitais e clínicas veterinárias, cemitérios e crematórios, além de outras áreas e serviços relacionados à proteção e aos direitos dos animais.

“As parcerias propostas nesta lei buscam fomentar a expansão dos serviços prestados por cuidadores, empresas especializadas e pessoas físicas, com o apoio formal do poder público municipal. A viabilização de iniciativas que promovam e mantenham o espaço pet, clínicas e hospitais com custos reduzidos e espaços para cemitérios trazem aos tutores melhores condições para o cuidado com seus animais, evitando o crime de abandono e o descontrole populacional de animais em condições de rua”, explica Carlin Moura, em mensagem anexa ao PL.

Durante a apreciação em primeiro turno (09/08), Hugo Vilaça (Avante) pediu a palavra para elogiar a iniciativa e destacar a atuação da Câmara no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a defesa dos animais.

Carlin Moura, por sua vez, explicou que “o projeto abre a possibilidade da sociedade civil, junto com o poder público, fazer o acolhimento dos animais”. E chamou a atenção pela “necessidade de se reforçar a assistência à proteção animal, com a ampliação do número de veterinários do quadro efetivo da Prefeitura, pois hoje são apenas 20 servidores para lidar com a longa fila de espera pela castração dos animais. Precisamos também de veterinários no Serviço Social Autônomo, que já foi autorizado a atender a saúde animal”, completou.

  • O projeto está incompleto no SAPL. Mais informações, pelos telefones 3359-8728 ou 3359-8781.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem