ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem forma primeira turma do curso básico de Libras

1 de setembro, por Leandro Perché

Com o objetivo de acolher a comunidade surda na Câmara, promover a inclusão e facilitar a comunicação com esse público, o Legislativo de Contagem desenvolveu o projeto “Libras sem Fronteiras” – já premiado em junho deste ano no Fórum Internacional de Minas Gerais Cidades Inteligentes.

Desde o ano passado, todas as reuniões e solenidades da Câmara são traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por intérpretes da Associação dos Surdos de Contagem (ASC). E, nesta semana, foi realizada em plenário a formatura da primeira turma do Curso Básico de Libras, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a ASC. Foram 40 horas/aula entre junho e agosto, envolvendo dezenas de servidores da Câmara e de outros órgãos da administração municipal, como a Guarda Civil de Contagem.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), participou da aula de encerramento, e destacou que o objetivo do Legislativo é incluir todos os cidadãos no processo de debate e desenvolvimento de políticas públicas.

“Tive a informação de que fomos a primeira Câmara do Estado a incluir o intérprete de Libras nas transmissões das nossas reuniões, mas, muito além da questão de inovar, o mais importante é a preocupação com a inclusão das pessoas que têm deficiência auditiva, para que elas possam entender o processo legislativo. E, sobre o curso, foi uma iniciativa pioneira no país e vamos ampliá-lo para que outras pessoas participem, pois entendemos que, como órgão público, precisamos estar preparados para, minimamente, saber acolher aqueles que nos procuram”, explicou o parlamentar.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane Oliveira, pontuou a honra de conduzir um curso que promove a inclusão. “É gratificante quando vemos um órgão público com a preocupação de incluir essas pessoas que, precisando de um serviço deixariam de procurar a Câmara, por dificuldade de comunicação. Então, é uma ação inovadora, exemplar e que promove o livre acesso de todos ao poder Legislativo Municipal e a dignidade dessa comunidade”, explicou.

Comunicação

A servidora Laura Gomes, que trabalha na recepção da Câmara, ressaltou que a dificuldade de comunicação com esse público a incomodava bastante, e que o curso era necessário para atender melhor a comunidade surda. “Uma vez, na recepção, tive que atender o Dener (professor de Libras), e fiquei constrangida de ter que utilizar papeizinhos para me comunicar. Depois disso, procurei ajuda e um assessor do vereador Ronaldo Babão providenciou uma indicação pela realização da capacitação. O curso foi muito importante nesse sentido”.

O Guarda Civil Jefferson França fez um relato de que as aulas já o permitiram ajudar uma pessoa surda que precisava de informações. “Para a Guarda Civil de Contagem é algo inédito, e somos a primeira de Minas a ter essa capacitação, o que nos deixou muito satisfeitos, pela inclusão e por ter mais condições de lidar com esse público nas ruas. Já passei por um episódio que uma pessoa me pediu socorro e, pelos sinais, entendi que ela estava de carro, estava perdida, e pude ajudá-la. Senão fosse o curso de Libras, eu não sei o que eu faria, pois não tinha noção”, destacou, agradecendo em Libras.

“O curso foi muito importante, aproveitamos bastante e gostaríamos de continuar aprendendo, de renovar essa parceria com a Associação para que ele seja ampliado e possamos nos preparar ainda mais na língua de sinais”, reivindicou Carmen Brito, servidora do gabinete da vereadora Moara Saboia.

Ainda durante o encerramento, o vereador Ronaldo Babão (Cidadania) parabenizou os professores Larissa Miranda e Dener Vasconcelos, e destacou a necessidade de a Câmara dar continuidade ao curso, com mais turmas, envolvendo outros órgãos, e mais módulos. “Parabéns a todos, e esperamos que, assim, a Câmara esteja sempre aberta para atender a todos”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem