ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara realiza segunda plenária da semana nesta quinta-feira (10)

8 de novembro de 2022, por Leandro Perché

Excepcionalmente nesta quinta-feira (10/11), a Câmara de Contagem realiza a segunda reunião ordinária da semana, para apreciação de projetos de lei. As plenárias normalmente acontecem às terças-feiras, no entanto, devido ao feriado da Proclamação da República – 15 de novembro – a 39a Reunião Ordinária do ano será realizada nesta quinta-feira, a partir das 09 horas.

Da pauta da reunião, constam oito matérias para votação dos vereadores: três que, na plenária desta terça-feira (08/11), sofreram pedidos de vista – retirada de pauta e interrupção da tramitação por até 72 horas; quatro que foram aprovadas em primeiro turno, e voltam para a apreciação em segundo turno e redação final; e uma inédita, que passará pela primeira rodada de votação.

Pedidos de vista

Dentre as matérias que tiveram a tramitação adiada, e serão votadas na próxima reunião, destaca-se o Projeto de Lei Complementar (PLC) 24/2022, do Executivo, que propõe “tornar o vencimento base dos profissionais médicos mais atrativo, para garantir a composição do quadro nas unidades de saúde”, conforme mensagem que acompanha o projeto. Outros profissionais de nível superior da Saúde se manifestaram na Câmara nesta terça-feira (08), pela sua inclusão no projeto, com vistas a ter valorização similar à dos médicos.

“Não cabe à Câmara o mérito de incluir ou não categorias a serem contempladas pelo projeto, que é uma prerrogativa do poder Executivo. É nosso papel promover o diálogo nesse sentido, assim como fizemos com todo o quadro de servidores, e esta Casa aprovou, neste ano, com celeridade, projetos de valorização que contemplou, até agora, cerca de 80% dos servidores municipais. Não fazemos distinção das categorias e, por isso, pedimos vista, para que se esgotem as tratativas desse projeto, mas ele volta à pauta nesta quinta”, explicou o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi.

Outro projeto que sofreu pedido de vistas e volta à pauta é o PLC 21/22, que institui o Programa de Regularização Cadastral e Tributária de Imóveis e o Programa de Incentivos à Regularização de Transações Imobiliárias. São dois programas de incentivos fiscais: um para atualização de dados de imóveis e de seus proprietários sujeitos à cobrança do IPTU; e o outro tem objetivo de oferecer condições atrativas para regularizar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e acabar com os chamados “contratos de gaveta”.

Por fim, pela terceira vez seguida, está em pauta a votação em primeiro turno do PL 139/22, da vereadora Daisy Silva (Republicanos), que institui a Semana da Saúde da Mulher Servidora Municipal. A partir da aprovação, será celebrada, anualmente, próximo a 28 de maio – Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna – com atividades de informação e conscientização, além de prevenção a doenças.

Serviço público e causa animal

Após a aprovação em primeiro turno, serão votados, na próxima reunião, três projetos do Executivo que tratam do serviço público municipal. O PLC 17/22 faz alterações na Lei Complementar 257/18, “aprimorando as regras de pagamento de honorários advocatícios administrados pelo Fundo da Procuradoria-Geral de Contagem”. O PLC 25/22 faz readequações na estrutura organizacional da Prefeitura, incluindo também criação e extinção de cargos. E o PLC 26/22 concede reajuste de 33% para algumas categorias da administração municipal.    

Também será apreciado em segundo turno o Projeto de Lei (PL) 118/22, proposto por Alex Chiodi, que dispõe sobre a instalação de comedouros para cães e gatos em praças públicas, envolvendo administração pública, entidades, instituições e iniciativa privada.

Por fim, está prevista, pela primeira vez, a apreciação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica 04/22. Ela é assinada pela maioria dos vereadores; inclui uma emenda parlamentar; e faz algumas adequações na redação da legislação vigente, sobretudo em dispositivos que garantem os direitos trabalhistas para servidores públicos e agentes políticos, e naqueles que tratam da composição da Câmara Municipal, em conformidade com a Constituição Federal.

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem