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Prestes a completar um ano, Procon Câmara deve chegar a dois mil atendimentos

25 de janeiro, por Leandro Perché

No próximo dia 1o de fevereiro, o Procon Câmara de Contagem completa um ano de existência, oferecendo uma alternativa na regional Sede para o contagense lutar por seus direitos nas relações de consumo. E, às vésperas de seu aniversário, a unidade está próxima de alcançar dois mil atendimentos regulares aos consumidores.

De acordo com a coordenadora do Procon Câmara, Rariucha Amarante Braga, até esta quarta-feira (25/01) foram registrados quase 1.900 atendimentos, e as principais reclamações (45%) dizem respeito aos serviços financeiros. “Nossa maior demanda, certamente, são os empréstimos consignados não autorizados por idosos, até pela nossa proximidade física com o INSS, que nos encaminha esses casos de reclamação. Atendemos também muitos casos de renegociação de dívidas abusivas”.

Em segundo lugar, com 27% dos atendimentos, estão os serviços essenciais de água e energia elétrica. “Por causa da grande procura, realizamos dois mutirões de negociação de dívidas. Em maio, atendemos, junto com as concessionárias, em dois dias separados, os consumidores que tinham débitos com a Copasa e com a Cemig. E, em junho, realizamos a ação com os bancos BMG, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander. No total, atendemos 200 pessoas nesses mutirões”, completa.

Outros destaques das reclamações estão relacionados a serviços privados (12%), principalmente na área de telefonia, e sobre produtos (10%), associados a compras e garantias. Registros ligados à saúde, habitação e alimentos também são relevantes.

“Em quase 90% dos casos, a demanda do consumidor é resolvida no momento do atendimento. Nos poucos casos que não foram solucionados imediatamente, realizamos a notificação do fornecedor, com a carta de informação preliminar, ou audiências com as empresas reclamadas, buscando a resolução”, explica Rariucha.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), “a instalação da unidade do Procon na sede do Legislativo representou mais uma iniciativa para aproximar a população da Câmara, oferecendo mais um serviço para facilitar a vida do cidadão. Essa marca alcançada é muito importante, pois mostra que estamos conseguindo atender os consumidores da nossa cidade, ajudando-os a resolver suas demandas de forma mais rápida e descentralizada”.

O parlamentar destaca que as perspectivas são ainda melhores para este ano. “A previsão é de entregarmos, ainda no primeiro semestre, as obras de construção do prédio anexo que vai abrigar o nosso Procon, garantindo maior número de atendimentos, com mais conforto e presteza, para contribuirmos ainda mais na defesa dos direitos de nossos cidadãos”, conclui Chiodi.

Atendimento

O Procon Câmara funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Para o atendimento, o consumidor deve realizar o agendamento prévio no site da Câmara (www.cmc.mg.gov.br/procon) ou por telefone (3359-9225); e, no horário marcado, comparecer na Unidade (Praça São Gonçalo, 18, Centro – Contagem) com os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Comprovante de endereço recente (dos últimos 90 dias) de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;
  • Demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura, boleto, contrato e etc);
  • Caso os documentos que comprovem a relação de consumo não estejam em nome da pessoa que irá fazer a reclamação, ou esta queira se fazer representar por outra pessoa, é necessária uma procuração emitida pelo próprio órgão, sem necessidade autenticação em cartório.

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