A Escola do Legislativo da Câmara de Contagem recebeu nesta quinta-feira, 17/08, 70 estudantes dos 4° e 7° anos da Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa. A iniciativa faz parte do projeto Câmara Aberta, que oferece visitas guiadas à Casa, palestras e simulações da reunião plenária. O objetivo é criar pontos de contato entre o município e a população, estimulando a participação cidadã.
Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelos vereadores Ronaldo Babão (Cidadania), Daniel Carvalho (PSD) e Daniel do Irineu (PP). Os vereadores ressaltaram a importância da participação desde cedo na vida política. “Muitas vezes vocês, crianças, conseguem perceber problemas e trazer soluções que nós, adultos, temos dificuldade de perceber”, disse Babão aos estudantes. De acordo com Daniel Carvalho, o projeto tem potencial formativo, estimulando o surgimento de novas lideranças. “Quem sabe dessa turma saia um vereador, um prefeito, uma presidente da República?”, falou o parlamentar aos presentes.
Após assistirem vídeos sobre as funções dos três poderes, as crianças ocuparam as cadeiras dos vereadores na Plenária. “No início, eles estavam um pouco tímidos, mas depois, quando começaram a fazer os requerimentos, eles se soltaram. Eles entenderam que a política tem relação direta com o dia a dia deles”, comentou a professora Edinéia do Carmo Primeiro, que acompanhava a turma do 7° ano. Durante a plenária simulada, eles apresentaram requerimentos e projetos, com destaque para demandas por melhorias no transporte público, segurança pública, iluminação da Praça Curumim e aumento do salário dos profissionais da Educação.
De acordo com Rosiane Afonso Lacerda, vice-diretora da escola, “para as crianças, a Câmara parece algo distante da realidade delas. É importante para elas estarem aqui e aprenderem na prática como funciona a dinâmica desse lugar, como é o trabalho dos vereadores”.
O Câmara Aberta é realizado pela Escola do Legislativo desde 2017, tendo recebido em 2020 o Prêmio Cidades Inteligentes no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. O diretor legislativo da Câmara, Bruno César de Carvalho, destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã e como forma de se ouvir os estudantes. “Fazemos com que os alunos se sintam verdadeiros vereadores que trazem para a Câmara as reivindicações da sociedade. Tem muita criança que aborda temas importantes, como respeito às alunas que usam short na escola, o combate ao bullying, aumento do salário dos professores. Hoje mesmo, teve uma criança que falou da importância de se combater o racismo dentro da escola. A gente vê que a criança já tem uma visão crítica voltada para melhorar a sociedade”.
Para participar do Câmara Aberta, as instituições de ensino devem entrar em contato pelo telefone 3198-8688. As atividades ocorrem sempre às quintas-feiras.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...