ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara e Prefeitura debatem projeto de modernização digital de Contagem

25 de setembro de 2023, por Marco Túlio de Sousa

A Câmara de Contagem recebeu na manhã desta segunda-feira, 25/09, a equipe da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação para esclarecimentos sobre o  Projeto de Lei 07/2023, que autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito de até 50 milhões de reais junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de modernizar da gestão do município. A reunião foi solicitada pelo vereador José Carlos (Avante) na última plenária, 19/09, quando o projeto foi votado e aprovado em primeiro turno.

Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação se reúne com vereadores.

Durante a conversa, o secretário Fernando Augusto Silva Lopes apresentou aos vereadores* o projeto “Contagem Cidade Digital, Inteligente e Sustentável”, ao qual o financiamento está vinculado. A iniciativa envolve diretamente as secretarias de Administração, Cultura, Defesa Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia da Informação e conta com diversas ações divididas em três eixos: Cidade Inteligente e Sustentável; Governo Digital e Tecnologia da Informação; e Acesso à Cultura e Gestão do Projeto. O texto do projeto encaminhado à Câmara aponta que os recursos serão investidos em obras civis, capacitação, mobiliário, aquisições de produtos/e serviços para Tecnologia da Informação e consultorias.

De acordo com Fernando Lopes, a viabilização do financiamento possibilitará melhorar infraestrutura tecnológica para o município. Assim, “a cidade terá iluminação pública inteligente, wi-fi gratuito, um aplicativo no qual o cidadão poderá ter acesso ao poder público e seus serviços”, disse. Além disso, o projeto promete trazer integração e inteligência para 100% das câmeras públicas do município. Segundo o secretário, Contagem conta hoje com 712 câmeras instaladas, número que pode chegar a 1500 até dezembro de 2024. Com o novo sistema, haverá maior automatização e agilidade dos serviços de segurança pública da cidade. Ou seja, “transforma um sistema de câmeras que monitoram para um sistema automático e inteligente que aciona, sem necessidade da interação humana, os principais agentes no caso de uma crise, um desastre ou de um evento em potencial. Dessa forma, traz segurança pública para a cidade e avanços importantes em relação à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Gestão de Trânsito”, explicou.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), destacou a importância do encontro para avançar nos debates sobre o projeto, que está na pauta da 31ª Reunião Ordinária, a ser realizada nesta terça-feira (26/09). “Ter aqui, na Câmara, a presença do secretário e de sua equipe, permite que possamos trabalhar juntos e melhorar os projetos que são encaminhados pela Prefeitura. Assim, conseguimos chegar a soluções que serão mais vantajosas para o cidadão”, comentou.

*Além de Chiodi, estiveram presentes os vereadores Gegê Marreco (PTB), Daisy Silva (Republicanos), Pastor Itamar (PSC), Hugo Vilaça (Avante), Ronaldo Babão (Cidadania), José Carlos (Avante), Teteco (MDB) e Arnaldo de Oliveira (PTB).

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem