ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Pedofilia e abuso de álcool e outras drogas na mira do Legislativo

21 de março de 2024, por Lorena Carazza

A pedofilia é caracterizada como um distúrbio sexual em que indivíduos adultos se sentem sexualmente atraídos por crianças ou adolescentes. A prática da pedofilia, para os abusados, traz graves consequências físicas, emocionais e psicológicas, e o dever de proteção e defesa da dignidade e segurança das crianças e adolescentes passa pelos seus responsáveis legais, pela sociedade e pelo Estado.

Ronaldo Babão, autor dos dois PLs aprovados

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069) foi implementado em 1990, sendo um marco legal regulatório que assegura garantias fundamentais às crianças, com absoluta prioridade, no que se refere à educação, saúde, segurança e tudo que envolve a proteção integral da infância. 

Pensando no incremento da legislação que resguarda os menores de todo o tipo de violação de sua integridade física e psicológica, a Câmara de Contagem acaba de aprovar um projeto de lei do vereador Ronaldo Babão que cria, em Contagem, uma Campanha de caráter permanente de combate à pedofilia e conscientização dos estudantes, profissionais e sociedade em geral.

De acordo com o PL 170/2022, os veículos de transporte escolar deverão circular com materiais gráficos, na parte interna e externa, respeitando o código brasileiro de trânsito, com mensagens que sirvam de incentivo à prevenção e ao combate da pedofilia. A justificativa, segundo o autor, “são os números alarmantes no Brasil do abuso sexual de crianças e adolescentes e as consequências desse mal na vida das pessoas”. 

Na mesma reunião, o plenário aprovou, também de autoria do vereador Ronaldo Babão, o Projeto de Lei 189/2022, que cria o “Dia da Superação” no município de Contagem, a ser celebrado no dia 20 de fevereiro – data que tem como finalidade valorizar as pessoas que superaram o vício de drogas e álcool, mostrando à sociedade e aos que estão em situação de vício, que é possível vencer esta doença. 

O projeto prevê a possibilidade da Câmara realizar sessões solenes em homenagem a entidades, associações e pessoas que atuam na ajuda humanitária aos dependentes de álcool e outras drogas. A data foi escolhida justamente por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O objetivo do dia é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebida alcoólica e de drogas provocam no organismo.

Ambas proposições serão agora avaliadas pela prefeita Marília Campos, a quem cabe vetar ou sancionar as matérias.

Veja mais notícias

Projeto dispensa uso de uniforme por estudantes com TEA em Contagem

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a linguagem a interação social e o comportam...

21 de novembro, por Leandro Perché

População em situação de rua ganha política integrada em Contagem

De acordo com dados estatísticos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Contagem tem quase mil pessoas em situação...

21 de novembro, por Leandro Perché

Movimento Negro de Contagem destaca importância do 20 de novembro n...

Foram 63 anos, a partir da abolição da escravatura no Brasil — último país das Américas a pôr fim à escravidão — até que o País tivesse sua primeir...

19 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem