ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Eleito, Alex de Freitas faz sua primeira visita ao Legislativo após o pleito municipal

1 de novembro de 2016, por Lorena Carazza

Em sua primeira visita à Câmara Municipal de Contagem como prefeito eleito, Alex de Freitas (PSDB) participou da reunião ordinária do Legislativo, realizada na manhã desta terça-feira (01). Ele chegou acompanhado de apoiadores, de parte da sua equipe de campanha e de presidentes de alguns dos partidos da coligação “Contagem para o Futuro”, que reuniu dez siglas no segundo turno das eleições municipais.

Depois das votações da Ordem do Dia, durante o Grande Expediente, o vereador e vice-prefeito eleito, William Barreiro (PSB), deu início ao debate sobre as eleições, que contou com o aparte de nove vereadores – Rodinei (PSD), Ivayr Soalheiro (PDT), Daniel Carvalho (PV), Obelino Marques (PT), Beto Diniz (PV), Caxicó (PPS), Paulo Prado (PV), Professor Irineu (PSD) e Decinho Camargos (PHS).

Cada parlamentar que participou da discussão, a seu modo e com suas observações pessoais, parabenizava a dupla Alex de Freitas e William Barreiro pelo resultado das urnas. Alguns, como Rodinei, Beto Diniz, Daniel Carvalho, Obelino e Irineu, aproveitaram a oportunidade e fizeram críticas pontuais ao atual governo municipal.16-11-01-plenaria-fotos-adelcio-ramos-1

William iniciou sua fala agradecendo aos eleitores e apontando seu sentimento de esperança e de renovação da política de Contagem. “E se não formos mesmo a renovação, daqui a quatro anos os eleitores também vão nos tirar de lá [Prefeitura], tenho certeza disso”, concluiu, comprometendo-se com um mandato “de dedicação e transparência”.

Já Alex começou seu discurso reforçando que tem consciência do desafio e da responsabilidade que tem em suas mãos a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Para ele, o recado dado pelos eleitores de Contagem – que o elegeram, no último domingo (30), com 72,96% dos votos – foi, principalmente, de insatisfação.

“Tenho dimensão da responsabilidade que temos. Mas ao contrário de outros municípios espalhados pelo Brasil, o número de votos brancos, nulos e abstenções diminuiu no segundo turno, porque aumentou a esperança da população, e é essa esperança que não temos o direito de frustrar”, analisou.

As críticas à atuação da atual administração e à postura de seus adversários políticos durante a campanha também fizeram parte da fala do tucano. “Tive minha honra gravemente atacada, mas a eleição acabou dia 30, e é hora de curar as cicatrizes”.

Alex de Freitas justificou sua ida à Câmara, em primeiro lugar, como agradecimento ao povo de Contagem, “sendo esta a casa do povo”, reforçou. Em segundo lugar, disse que o objetivo foi selar sua intenção de manter uma convivência harmoniosa com o Legislativo, respeitando, no entanto, a independência dele com relação ao Executivo. “Faremos um mandato que respeita a Câmara, pois sabemos a importância de uma atuação independente por parte do Legislativo”, finalizou.

Encerrando o debate, o prefeito eleito disse que já na próxima semana pretende iniciar o processo de transição de Governo, momento em que, segundo ele, espera a disposição e contribuição da atual gestão.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem