ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Secretário Municipal apresenta panorama da Educação de Contagem para os vereadores

17 de abril, por Leandro Perché

Cortes de ponto dos grevistas foram confirmados pela administração municipal, e negociações para reposição de aulas continuam. Mais investimentos na Educação serão anunciados nesta semana.

Os vereadores de Contagem receberam, na última quarta-feira (12), a visita do secretário municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, que apresentou os desafios da pasta, o modelo de gestão pedagógica desenvolvida pelo Município e as principais ações do governo para a melhoria da Educação.

Logo no início do encontro, o presidente da Comissão Externa de Educação da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD), questionou o secretário sobre a reivindicação dos servidores da Educação que aderiram à paralisação nacional da categoria contra a reforma da previdência. No dia anterior, uma representante do Sind-Ute protestou, na tribuna livre, sobre a posição da Prefeitura em cortar o ponto daqueles que aderiram à greve.

Prontamente, Joaquim explicou que o corte de ponto está respaldado por um parecer do Supremo Tribunal Federal, que foi reafirmado pelo posicionamento da Procuradoria Geral do Município e pela Comissão Permanente de Negociação. “Recebemos o Sind-Ute e sua pauta, e solicitamos que tentassem evitar a greve por uma pauta nacional, porque a municipal estava sendo discutida, mas foi uma decisão deles”, explicou o secretário. “Então, na quinta (06), foi feito um documento que determina o corte do ponto, com embasamento no STF, e continuamos negociando a reposição”, acrescentou.

A partir desse posicionamento, Chiodi e outros vereadores pediram um diálogo do governo com os servidores, para que, juntos, estabelecessem um calendário de reposição de aulas e para que os trabalhadores não fossem prejudicados em seus vencimentos.

Desafios e planejamento

O secretário de Educação apresentou aos vereadores um quadro preocupante em relação à qualidade do ensino e à infraestrutura das escolas de Contagem. Mas também falou das medidas emergenciais já tomadas pelo governo Alex de Freitas (PSDB) e o planejamento da gestão para melhoria da Educação.

Sobre as dificuldades, Joaquim Gonçalves destacou que os números de Contagem no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – que mede a qualidade do aprendizado – estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação. “Observamos avanços no Ideb nos governos anteriores, mas ainda estamos aquém da situação que deveríamos estar. Por isso, estamos fazendo um grande esforço para ficar acima da meta nacional”.

Ele destacou que nenhuma das cerca de 70 escolas municipais está no nível ideal em todos os quesitos, principalmente nos últimos anos do ensino fundamental, mas que o planejamento e as ações conjuntas levarão a uma melhoria significativa nos próximos anos. “A situação é desafiadora, para todo mundo, e a Secretaria de Educação sozinha não conseguiria mudar esse quadro. Assim, contamos com a contribuição de todos, pois a Educação se faz com muitas mãos trabalhando juntas”, pontuou Joaquim.

Outro desafio apontado diz respeito às estruturas físicas das escolas, que estariam “muito abandonadas”. O secretário ressaltou que, antes do início do ano letivo, a equipe de governo se reuniu com todos os diretores, para entender a urgência de cada escola nesse sentido, e fez um investimento de quase R$ 1,5 milhão em obras emergenciais para início das aulas. E mais investimentos na estrutura serão anunciados na próxima semana pelo governo.

Diversas medidas da nova gestão foram listadas pelo secretário, incluindo: entrega, para os diretores, de uma pasta com o resultado do Ideb de sua escola e o plano de metas; padronização do método de avaliação e boletim de alunos de todas as escolas; compra de mais de 60 mil novos kits escolares e mais de 25 mil livros de literatura; elaboração e execução de planejamento mensal com professores e pedagogos; início de formação desses profissionais igualmente para escolas e creches; início do acompanhamento mensal da aprendizagem em cada escola por uma equipe especializada; entre outras.

Outras ações promovidas pelo governo municipal foram a reavaliação dos convênios para educação infantil e creches; reorganização do Conselho Municipal de Saúde, do sistema de educação inclusiva e da comunicação com as escolas; desenvolvimento de sistema de gestão mais moderno; redesenho da planta e do plano das escolas em tempo integral – com meta de uma por regional; criação de milhares de vagas para alunos e profissionais de educação; instalação de sistema de vigilância em dezenas de escolas.

Vereadores cobram e saem satisfeitos

Após a explanação do secretário, os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar algumas reivindicações da população em relação à Educação.

Os principais temas foram a urgência de reforma e revitalização de algumas escolas específicas da rede, com a adequação das unidades em relação à acessibilidade; a necessidade de diálogo da Prefeitura com os servidores e sindicato, no sentido de buscar um entendimento sobre a reposição das aulas e o corte de ponto; a situação dos fornecedores de merenda escolar; e o atendimento a pessoas com deficiência e o ensino de jovens adultos (EJA) no município.

Por fim, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), agradeceu a visita e reafirmou a necessidade de um esforço conjunto pela Educação. “Agradecemos muito a presença e a disponibilidade do secretário, pois reuniões desse tipo são essenciais para entendermos a situação e trabalharmos juntos pelo bem da população. Não será fácil, mas confiamos no seu trabalho e nos colocamos à disposição para ajudá-lo na gestão da Educação”.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem