ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara homenageia personalidades e instituições em cerimônia nesta quinta-feira

10 de novembro, por lorena.carazza

A noite da última quinta-feira (09/11) foi marcada por homenagens no Legislativo municipal, quando onze personalidades foram condecoradas com os títulos de Cidadania Honorária, Mérito Desportivo e Honra ao Mérito.

Além dos vereadores, dos homenageados, amigos e familiares, prestigiaram o evento o Procurador-Geral do Município, Afonso José de Andrade, representando o Executivo, e o secretário de Estado de Turismo e deputado estadual licenciado, Ricardo Faria.

O título de Cidadania Honorária é concedido como agradecimento a pessoas que não nasceram neste município mas que, de alguma forma, ajudam ou ajudaram no seu desenvolvimento social e econômico. Na ocasião, seis pessoas receberam a homenagem, e o sétimo homenageado, o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro, não pode comparecer em razão do recente falecimento de sua mãe.

O título de Honra ao Mérito, destinado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades, foi entregue a duas personalidades – João Mendes de Freitas e a atual presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais, Maria Aparecida de Jesus.

Na ocasião, Maria Aparecida, conhecida como “Cida do PT”, fez um discurso breve e firme, destacando a atual situação do Brasil, momento em que a homenageada resumiu como de “perda de direitos” dos trabalhadores, dos jovens, das mulheres, dos negros, dos indígenas e dos quilombolas. “Falo também da perda da nacionalidade, da democracia. Então, este Mérito não é meu, é também de todos que continuam na resistência”, finalizou.

Por fim, o título de Mérito Desportivo, dedicado a homenagear pessoas e agremiações envolvidas no desporto do município, estado ou país e que, por isso, destacam e levam o nome da cidade de Contagem, foi dado ao Sada Cruzeiro, representado por Flávio Pereira.

O Sada é um time de vôlei fundado em 2006, em Contagem, que desde 2009 vem passando por grande ascensão no cenário esportivo nacional e mundial. O time, patrocinado pelo Grupo SADA e que se uniu com o Cruzeiro, hoje conta com uma estimada torcida de nove milhões de pessoas e coleciona títulos: tetracampeão da Superliga, heptacampeão Estadual, bicampeão da Copa Brasil, tricampeão Sul-Americano, além do histórico título do tricampeonato do Mundial de Clubes.

Outro condecorado com o Mérito Desportivo foi Stéfani Machado Vital, que desde 1996 se dedica ao Hockey por meio da Associação Eldorado Vipers. Mais que um time, a Eldorado Vipers mantém, há seis anos, o atendimento a cerca de 100 crianças, adolescentes e adultos, em um projeto que tem como objetivo principal a socialização e o suporte à formação.

Stéfani foi campeão mineiro sete vezes com a equipe e terceiro lugar no campeonato nacional, em 2010. Foi campeão sul-americano de clubes quatro vezes, e terceiro colocado sul-americano, em 2016. Participou do maior campeonato de Roller Hockey do mundo, na Califórnia, e garantiu segundo lugar na categoria acima de 30 anos e terceiro na categoria Silver, em 2016. Teve seu trabalho como atleta recompensado e, após 21 anos, quando foi convocado pela primeira vez para seleção brasileira e representou o País no mundial realizado em Nanjing, na China.

O final da cerimônia ficou por conta do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), que parabenizou todos os homenageados e destacou a importância de cada um no engrandecimento da cidade de Contagem.

“Parabenizo, também, os colegas vereadores Alex Chiodi, Bruno Barreiro, Glória da Aposentadoria, Jair Tropical, João Bosco – New Texas, José Carlos Gomes, Silvinha Dudu, Vinicius Faria, Xexéu e Zé Antônio do Hosp. Santa Helena, que fizeram a proposição destas homenagens a estas ilustres personalidades para receberem tão digna condecoração”, encerrou.

Confira a lista completa dos homenageados e os vereadores autores das resoluções:

Cidadania Honorária

  • Wagner Francisco Alves Pereira – vereador Alex Chiodi
  • Sandra de Souza Lobato – vereador Bruno Barreiro
  • Dinis Antônio Pinheiro – vereador Daniel do Irineu
  • Marcos Batista da Silva – vereador João Bosco New Texas
  • Padre Paulo Ferreira da Silva – vereador João Bosco New Texas
  • Pastor Samuel Amaro – vereador José Carlos Gomes
  • Sirlandio Ferreira de Oliveira – vereadora Silvinha Dudu

Honra ao Mérito

  • João Mendes de Freitas – vereador Jair Tropical
  • Maria Aparecida de Jesus – vereador 1° Vice-Presidente, Zé Antônio do Hosp. Santa Helena
  • Dr. Bernardo Federici Guedes – Projeto de autoria do Vereador Xexeu

Mérito Desportivo

  • Stéfani Machado Vital – vereadora 2ª Vice-Presidente, Glória da Aposentadoria
  • Sada Cruzeiro – vereador Vinicius Faria

*Clique aqui e veja a galeria de fotos deste evento.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem