A noite da última quinta-feira (09/11) foi marcada por homenagens no Legislativo municipal, quando onze personalidades foram condecoradas com os títulos de Cidadania Honorária, Mérito Desportivo e Honra ao Mérito.
Além dos vereadores, dos homenageados, amigos e familiares, prestigiaram o evento o Procurador-Geral do Município, Afonso José de Andrade, representando o Executivo, e o secretário de Estado de Turismo e deputado estadual licenciado, Ricardo Faria.
O título de Cidadania Honorária é concedido como agradecimento a pessoas que não nasceram neste município mas que, de alguma forma, ajudam ou ajudaram no seu desenvolvimento social e econômico. Na ocasião, seis pessoas receberam a homenagem, e o sétimo homenageado, o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro, não pode comparecer em razão do recente falecimento de sua mãe.
O título de Honra ao Mérito, destinado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades, foi entregue a duas personalidades – João Mendes de Freitas e a atual presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais, Maria Aparecida de Jesus.
Na ocasião, Maria Aparecida, conhecida como “Cida do PT”, fez um discurso breve e firme, destacando a atual situação do Brasil, momento em que a homenageada resumiu como de “perda de direitos” dos trabalhadores, dos jovens, das mulheres, dos negros, dos indígenas e dos quilombolas. “Falo também da perda da nacionalidade, da democracia. Então, este Mérito não é meu, é também de todos que continuam na resistência”, finalizou.
Por fim, o título de Mérito Desportivo, dedicado a homenagear pessoas e agremiações envolvidas no desporto do município, estado ou país e que, por isso, destacam e levam o nome da cidade de Contagem, foi dado ao Sada Cruzeiro, representado por Flávio Pereira.
O Sada é um time de vôlei fundado em 2006, em Contagem, que desde 2009 vem passando por grande ascensão no cenário esportivo nacional e mundial. O time, patrocinado pelo Grupo SADA e que se uniu com o Cruzeiro, hoje conta com uma estimada torcida de nove milhões de pessoas e coleciona títulos: tetracampeão da Superliga, heptacampeão Estadual, bicampeão da Copa Brasil, tricampeão Sul-Americano, além do histórico título do tricampeonato do Mundial de Clubes.
Outro condecorado com o Mérito Desportivo foi Stéfani Machado Vital, que desde 1996 se dedica ao Hockey por meio da Associação Eldorado Vipers. Mais que um time, a Eldorado Vipers mantém, há seis anos, o atendimento a cerca de 100 crianças, adolescentes e adultos, em um projeto que tem como objetivo principal a socialização e o suporte à formação.
Stéfani foi campeão mineiro sete vezes com a equipe e terceiro lugar no campeonato nacional, em 2010. Foi campeão sul-americano de clubes quatro vezes, e terceiro colocado sul-americano, em 2016. Participou do maior campeonato de Roller Hockey do mundo, na Califórnia, e garantiu segundo lugar na categoria acima de 30 anos e terceiro na categoria Silver, em 2016. Teve seu trabalho como atleta recompensado e, após 21 anos, quando foi convocado pela primeira vez para seleção brasileira e representou o País no mundial realizado em Nanjing, na China.
O final da cerimônia ficou por conta do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), que parabenizou todos os homenageados e destacou a importância de cada um no engrandecimento da cidade de Contagem.
“Parabenizo, também, os colegas vereadores Alex Chiodi, Bruno Barreiro, Glória da Aposentadoria, Jair Tropical, João Bosco – New Texas, José Carlos Gomes, Silvinha Dudu, Vinicius Faria, Xexéu e Zé Antônio do Hosp. Santa Helena, que fizeram a proposição destas homenagens a estas ilustres personalidades para receberem tão digna condecoração”, encerrou.
Confira a lista completa dos homenageados e os vereadores autores das resoluções:
Cidadania Honorária
Honra ao Mérito
Mérito Desportivo
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...