Nesta quinta-feira (27/06), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem encerrou o ciclo de palestras em escolas sobre o uso e abuso de drogas. A ação foi realizada em parceria com a Faculdade UNA na Escola Municipal Joaquim Teixeira de Camargos, e contou com a participação de 350 alunos das turmas de 4º e 5º anos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, dois terços dos jovens entre 13 e 15 anos de idade já experimentaram algum tipo de droga. Nesse sentido, segundo a psicóloga e professora Janaína Carla, abordar o tema no ambiente escolar se torna extremamente importante. “A prevenção é a melhor arma, pois por meio dela é possível tratar o tema de forma abrangente, alertando sobre os malefícios que as drogas causam ao ser humano”, ressalta a palestrante.
Iniciando a atividade, os alunos puderam interagir com a especialista respondendo quais as drogas eles sabiam dizer o nome. Apesar da pouca idade, o assunto não parece distante da realidade de crianças que, na ocasião, citaram as bebidas alcoólicas com destaque.
Num segundo momento, Janaína trouxe explicações sobre as consequências do uso de drogas, como, por exemplo, o vício, queda no rendimento escolar e problemas de saúde. Além disso, ela propôs uma reflexão em relação ao acesso às drogas, com o intuito de evitar a experimentação, fazendo escolhas conscientes e saudáveis. “Agora que já conhecemos melhor os efeitos negativos das drogas, vamos pensar bem para que elas não façam parte das nossas vidas, nem por incentivo de alguém ou curiosidade”.
Para o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho, as drogas lícitas e ilícitas estão presentes no cotidiano dos jovens, e as instituições de ensino podem contribuir no processo de prevenção. “Nosso objetivo é unir forças para propor atividades que incentivem nos alunos uma postura cidadã com responsabilidade social, por isso, estamos rompendo os muros do Legislativo para cumprir nossa função social de levar informações aos nossos jovens”, concluiu.
* Por Natália Rosa
Depois de quatro semanas de discussão em plenário e dois pedidos de vista, a Câmara aprovou, em segundo turno e redação final, na última terça-feir...
O Termo de Ajustamento Disciplinar (TAD) é um mecanismo de solução alternativa a incidentes disciplinares de servidores no âmbito da Administração ...
A Câmara de Contagem aprovou na 20ª Reunião Ordinária de 2025, realizada terça-feira, 22/06, o Projeto de Lei 09 de 2025, enviado pelo Poder Execut...