ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo encerra ciclo de palestras sobre uso de drogas

27 de junho, por Leandro Perché

Nesta quinta-feira (27/06), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem encerrou o ciclo de palestras em escolas sobre o uso e abuso de drogas. A ação foi realizada em parceria com a Faculdade UNA na Escola Municipal Joaquim Teixeira de Camargos, e contou com a participação de 350 alunos das turmas de 4º e 5º anos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, dois terços dos jovens entre 13 e 15 anos de idade já experimentaram algum tipo de droga. Nesse sentido, segundo a psicóloga e professora Janaína Carla, abordar o tema no ambiente escolar se torna extremamente importante. “A prevenção é a melhor arma, pois por meio dela é possível tratar o tema de forma abrangente, alertando sobre os malefícios que as drogas causam ao ser humano”, ressalta a palestrante.

Iniciando a atividade, os alunos puderam interagir com a especialista respondendo quais as drogas eles sabiam dizer o nome. Apesar da pouca idade, o assunto não parece distante da realidade de crianças que, na ocasião, citaram as bebidas alcoólicas com destaque.

Num segundo momento, Janaína trouxe explicações sobre as consequências do uso de drogas, como, por exemplo, o vício, queda no rendimento escolar e problemas de saúde. Além disso, ela propôs uma reflexão em relação ao acesso às drogas, com o intuito de evitar a experimentação, fazendo escolhas conscientes e saudáveis. “Agora que já conhecemos melhor os efeitos negativos das drogas, vamos pensar bem para que elas não façam parte das nossas vidas, nem por incentivo de alguém ou curiosidade”.

Para o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho, as drogas lícitas e ilícitas estão presentes no cotidiano dos jovens, e as instituições de ensino podem contribuir no processo de prevenção. “Nosso objetivo é unir forças para propor atividades que incentivem nos alunos uma postura cidadã com responsabilidade social, por isso, estamos rompendo os muros do Legislativo para cumprir nossa função social de levar informações aos nossos jovens”, concluiu.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem