ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Ouvidoria Cidadã da Câmara promove ação social na Praça do Divino

19 de agosto, por lorena.carazza

Em mais uma ação social de sucesso, a Ouvidoria Cidadã da Câmara esteve na Praça do Divino, Regional Ressaca, durante toda a manhã do último sábado (17/08). Segundo a Guarda Civil de Contagem, pelo menos 800 pessoas circularam pelo evento.

Quem passou pelo local pode aproveitar uma série de atrações culturais e serviços oferecidos pela Câmara e parceiros do evento, dentre eles orientações de saúde bucal, aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional com exame de bioimpedância, Procon, consulta ao SPC/Serasa, auriculoterapia, espaço da beleza – corte masculino e feminino, barbearia e design de sobrancelha, entre outros. 

Além dos músicos, o “Movimenta Contagem” e o grupo de teatro “Agente em Cena”, formado por agentes de combate a endemias (ACE) de Contagem, também fizeram parte das atrações que deixaram o evento  mais animado.

A Polícia Civil esteve presente com a emissão de primeira via da carteira de identidade. Foram confeccionadas 65, número considerado alto pela corporação, levando em conta que a grande maioria da procura nos postos fixos da Polícia Civil é para emissão de segunda via.

A Prefeitura de Contagem, mais uma parceira do evento, levou a emissão do cartão Ótimo e também a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que ofereceu doação de cães e gatos, exposição de animais peçonhentos e orientações sobre a febre maculosa e o Aedes Aegypti.

Além disso, o Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (Cmauf) ficou por conta da doação de mudas de plantas, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação marcou presença com o Conselho Tutelar, com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e cadastro do Bolsa Família.

O Container com Letras, que também está presente em todas as ações sociais da Ouvidoria Cidadã, fez a doação de 500 livros. “No meio do evento, já havia acabado os primeiros livros que trouxemos, tive que mandar buscar mais! E quantos tivessem, seriam doados”, comentou satisfeito o idealizador do projeto, Wiler Guerra.

O morador do Laguna, Lucas Campos, aproveitou o dia de folga para prestigiar o evento e ficou satisfeito com o que viu. “Para a nossa região, isso é muito importante. As pessoas estão tendo a oportunidade de fazer coisas que, muitas vezes, não teriam condições financeiras de fazer”, disse. Ele passou pelo estande da OAB, outra parceira do evento, e conseguiu a orientação jurídica de que precisava.

Já Maria Elineide Gomes Silva foi passear, mas voltou para casa com um curso para seu filho. Ela foi uma das sorteadas pelo parceiro Instituto Mix, que na ocasião oferecia bolsas para cursos. “Eu estou muito feliz, era meu sonho que meu filho fizesse um curso. Eu quero que ele faça computação, mas vai depender do que ele quer, né? (risos). ”

Palavra dos vereadores

Em uma breve saudação, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, além de agradecer aos parceiros “que tornaram possível a realização do evento”, explicou um pouco sobre o objetivo da Ação Social e da Ouvidoria Cidadã da Câmara. “Ações como essa nos trazem para mais perto da população, que é onde a Câmara deve estar”, disse.

Vereador da região, Rogério Marreco também aproveitou a oportunidade para parabenizar a Ouvidoria e os parceiros, principalmente a Polícia Civil e a Guarda Civil de Contagem. “Eles dão esse apoio em todos os eventos da Câmara e isso é muito importante. Sabemos o tamanho da mobilização que a Polícia Civil tem que fazer para conseguir trazer emissão de RG, então agradecemos muito”, finalizou.

 

Registro das demandas

Na van da Ouvidoria, a população buscou informações e fez reclamações. A maior parte das queixas foi na área da saúde, incluindo demora na realização de exames e consultas especializadas. Demandas de limpeza urbana e denúncia de queimadas também foram recorrentes.

Para Gabriela Diniz, ouvidora da Câmara, as ações sociais são importantes canais de comunicação e aproximação. “Agora, vamos encaminhar todas as demandas e, mais importante, vamos dar respostas aos cidadãos. É assim que mostramos o quanto a Câmara está empenhada em fazer uma cidade melhor”, finalizou.

 

  • Clique aqui e confira a galeria de fotos desse evento.

 

Fale com a Ouvidoria

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, Cep: 32.017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem