Celebrando o mês da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, realiza, no próximo domingo (24/11), a Missa Conga. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece na Igreja São Gonçalo, a partir das 9h.
Com o objetivo de valorizar a diversidade, fortalecer a luta contra a desigualdade e conscientizar a população sobre a importância dos negros para a cultura brasileira, a Missa Conga traz uma reflexão sobre a igualdade entre os povos, empatia e, principalmente, respeito.
Durante a reunião plenária desta terça-feira (19/11), o vereador Zé Antônio (PT) falou sobre avanços que Contagem já conquistou em relação à causa da igualdade racial. Ele citou a Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa e a Lei 4.701, de 16 de dezembro de 2014, que institui a data de “20 de novembro como feriado Dia da Consciência Negra no Município” – projetos de sua autoria. Diante disso, “os dois últimos anos estão marcados na história da nossa cidade. E essa Casa tem abraçado com afinco e presteza a luta pela igualdade racial e eu espero que a defesa por esse povo continue sendo pauta recorrente de todos nós vereadores”.
Na oportunidade, o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho, reforçou o convite para a programação e lembrou que a celebração é um importante momento de valorização da cultura da população negra. “Pela segunda vez, a Câmara de Contagem realiza um evento de significado tão grandioso e tão necessário para garantir um futuro com mais igualdade e respeito para todos os povos”.
Prêmio
Realizado em 2018, o projeto “Encontro da Consciência Negra – Que Contagem Quebre as Correntes”, recebeu o prêmio “Cidades Inteligentes”. Ele foi reconhecido por proporcionar ao município a possibilidade de ampliar a igualdade racial promovendo respeito mútuo e valorização das diversas culturas.
Dia da Consciência Negra
Comemorado em todo Brasil, 20 de novembro foi a data escolhida por ter sido o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro de grande importância para a história de luta contra a escravidão no país e, em especial, no Nordeste. Como forma de valorizar o povo negro, a data foi instituída e passou a fazer parte do calendário, sendo feriado em algumas cidades.
A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...
Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...