ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Proposta de alteração em Lei Complementar favorece os loteamentos de acesso controlado

18 de outubro de 2022, por Lorena Carazza

*Foto: arquivo PMC

A Câmara de Contagem aprovou hoje (18/10), durante a 35ª reunião ordinária, o Projeto de Lei Complementar 003/2022, de autoria do vereador e presidente da Casa, Alex Chiodi. A matéria foi aprovada com uma emenda da Comissão de Legislação e Justiça – esta recomendada pela Procuradoria Geral da Casa, a fim de evitar vício de legalidade – e uma emenda de liderança assinada por vários vereadores.

Desta forma, o projeto de lei complementar aprovado faz alterações no art. 64 do texto original da Lei Complementar 295/2020, que dispõe sobre o Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo (LPOUS) no município de Contagem, especificamente na parte da lei que trata dos loteamentos de acesso controlado (LAC).

Diferentemente dos condomínios fechados, em que a extensão territorial isolada pertence aos proprietários e condôminos, incluindo as áreas de acesso e áreas comuns, os loteamentos de acesso controlado continuam sendo vias públicas, mesmo que tenham sido isoladas por muros ou cercas com a autorização do município. Sendo assim, uma das características principais nos LAC é a proibição do ato de “barrar” alguém na entrada, sendo permitida somente a solicitação de identificação do visitante. 

Em resumo, o novo texto aprovado pela Câmara retira dos moradores dos loteamentos de acesso controlado certas obrigações de implantação, custeio e manutenção, passando a responsabilidade para o poder público, uma vez que as áreas, embora isoladas, continuam sob posse do município. 

“Especialmente naqueles condomínios de população de baixa renda, como os reassentados por desapropriação, achamos justo que a Prefeitura passe a prestar serviços públicos que hoje ela não tem feito, como troca de lâmpadas, já que os moradores pagam a taxa de iluminação pública, capina, varrição e operação tapa-buraco, por exemplo”, explicou Chiodi. 

Aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes em plenário, as modificações na LPOUS só entrarão em vigor caso a proposição seja sancionada pela Prefeita Marília Campos.

Veja mais notícias

Contagem quer endurecer regras contra furto de cabos e metais

Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...

27 de agosto, por Lorena Carazza

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem