Após o sucesso de 2022, com a realização de três edições, a perspectiva é de promover mais duas ações neste ano, atendendo mais regionais
Com o objetivo de aproximar ainda mais o Legislativo de Contagem da população, o projeto “Câmara na Rua” passou, no último ano, pelas regionais Eldorado, Vargem das Flores e Ressaca, levando um dia de cidadania, com serviços gratuitos, lazer e diversão para milhares de pessoas.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), o projeto também é uma oportunidade de os vereadores estarem mais próximos das pessoas, ouvindo suas demandas e dialogando para entender as reais necessidades de cada bairro. Além disso, nesses momentos, a Ouvidoria Legislativa está presente para registrar as manifestações dos cidadãos e, posteriormente, buscar respostas para suas solicitações.
“Essa é mais uma ação para aproximar o Legislativo das pessoas. A gente entende que é com mais participação que vamos conseguir avançar nas políticas públicas e melhorias para a cidade. Por isso, nossa gestão não tem medido esforços para estar mais perto da população. Todos os vereadores e vereadoras estão comprometidos em trabalhar junto à comunidade em ações que, de fato, resultem em uma Contagem melhor a cada dia”, explica Chiodi.
O “Câmara na Rua” levou sua mega estrutura, em parceria com a Prefeitura de Contagem e outros órgãos e instituições, primeiramente, para a Praça da Glória, no Eldorado, no mês de abril. Em junho, esteve na praça do Restaurante Popular de Nova Contagem; e, no mês de novembro, atendeu a população da regional Ressaca, na Praça do Divino.
Nessas ações, foram oferecidos serviços como: cadastro no CadÚnico para programas sociais; oferta de vagas de emprego no Sine; atendimento ao consumidor no Procon Câmara; atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS/CREAS); espaço beleza, com corte de cabelo e sobrancelha; ações de saúde, com tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, educação nutricional, e dicas de higiene bucal; rua de lazer, com brinquedos para a criançada; zumba, danças e atividades físicas, com o grupo Contagem Ativa; Feirinha da Economia Solidária; consulta veterinária e vacinação de cães e gatos; apresentações de música; e muito mais.
O ouvidor legislativo, Leandro Borba, que participa da organização do projeto, destaca que o sucesso das edições de 2022 se deve à coordenação da Câmara junto aos parceiros para oferecer a melhor experiência para o cidadão, ofertando gratuitamente serviços que muitas pessoas dessas comunidades não têm fácil acesso, além de atrações de entretenimento e lazer.
“Tivemos uma resposta muito positiva de quem participou – parceiros e população – em relação à estrutura e às atrações oferecidas. Por isso, neste ano, pretendemos aprimorar ainda mais o Câmara na Rua, provavelmente, com edições em abril e setembro, para atender mais regionais e aproximar ainda mais o poder Legislativo das pessoas, registrando suas demandas, levando serviços e fomentando a cidadania”, ressalta o ouvidor.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...