ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Aprovação da Câmara de Contagem dobra nos últimos três anos

19 de junho, por Leandro Perché

A atuação dos vereadores de Contagem e o trabalho do Legislativo Municipal nos últimos anos têm sido reconhecidos pela população. Em pesquisa realizada em maio deste ano com três mil moradores de Contagem, a aprovação da Câmara subiu de 19% em 2020 para quase 40% em 2023. Em consequência, as avaliações negativas caíram aproximadamente 35% no período.

“Nós, vereadores, temos trabalhado muito por avanços e conquistas para a nossa cidade, principalmente, para incentivarmos a participação da população, junto com a Câmara, no desenvolvimento de políticas públicas que beneficiam os nossos cidadãos. Com trabalho e dedicação, estamos conseguindo transformar positivamente a vida das pessoas, e isso reflete também na melhoria substancial da imagem da Câmara com a população” destaca o presidente do Legislativo Municipal, vereador Alex Chiodi (Solidariedade).

Conduzida pelo Instituto Ver, a pesquisa mostrou, ainda, a avaliação do trabalho da Câmara por região, sexo, faixa etária, escolaridade, renda e religião. A regional com o menor índice de avaliações negativas foi a Riacho – apenas 14% dos entrevistados -, enquanto 75% classifica a atuação como regular ou positiva.

A imagem do Legislativo Municipal é melhor entre as mulheres – 58% delas avaliou como regular ou positiva, contra 53% dos homens; entre os jovens de até 24 anos de idade (58%); pessoas com ensino superior (68%); aqueles com renda entre dois e cinco salários mínimos (60%); e de religião católica (58%).

Os moradores de Contagem também têm se mostrado mais informados sobre quem são os vereadores, suas funções e ações no município. Em relação às atribuições dos parlamentares, 43% dos entrevistados acertaram em cheio, citando: criar e aprovar leis; fiscalizar a execução dos projetos; atender a população; fiscalizar o prefeito ou a Prefeitura; aprovar orçamentos; e fiscalizar obras. Ainda assim, uma das respostas mais comuns (12%) não está entre as funções do vereador: “atender as demandas de infraestrutura do município”.

Perguntados sobre ações e atividades desenvolvidas pela Câmara, alguns cidadãos lembraram do “Câmara na Rua”, iniciativa realizada nos bairros, quando é oferecido um dia de cidadania, com serviços gratuitos e lazer para as comunidades, além dos serviços da Ouvidoria. Foi citado também o projeto “Câmara Aberta”, que recebe estudantes de Contagem para conhecer a Casa e o trabalho dos vereadores, além de viverem um dia de parlamentar no plenário.

“Temos aprovado mais de 100 projetos de lei por ano, e mais de 90% são sancionados pelo Executivo. Isso demonstra a atenção e a dedicação dos vereadores em resolver os problemas e as demandas da cidade. São iniciativas voltadas para melhorar a qualidade de vida da população: obras retomadas, valorização dos servidores, recursos para a saúde, defesa dos direitos da mulher e do idoso, e proteção animal – tudo isso tem impacto no dia a dia das pessoas”, conclui Alex Chiodi.

*Pesquisa realizada pelo Instituto Ver – Pesquisa e Estratégia
Amostra: 3.000 entrevistas
Margem de Erro: ±2% / Intervalo de Confiança: 95%
Representatividade: Moradores de Contagem
Data de coleta: 06 a 08 de maio de 2023

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem