ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto pretende incentivar turismo rural aliado à agricultura familiar

16 de agosto de 2023, por Leandro Perché

A Câmara de Contagem aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (15/08), o Projeto de Lei 47/2022, que estabelece a política de fomento ao turismo rural na agricultura familiar.

Proposta pela vereadora Moara Saboia (PT), a matéria tem por objetivo “promover o desenvolvimento rural sustentável mediante a implantação e fortalecimento, pelos agricultores familiares, das atividades turísticas integradas aos arranjos produtivos locais, respeitando e compartilhando seu modo de vida, patrimônio cultural e natural, com geração de renda e trabalho no meio rural e consequente melhoria das condições de vida”.

O PL classifica, como turismo rural na agricultura familiar, atividades como: a comercialização de produtos alimentícios locais, de produtos transformados de origem animal ou vegetal, e de artesanato; produção rural; educação ambiental e agroecológica; serviços de lazer, incluindo atividades físicas e passeios a locais de interesse natural ou cultural; serviços de alimentação, com gastronomia e culinária locais; serviços de hospedagem; patrimônio histórico; e eventos, incluindo festas regionais, técnicos-científicos, feiras de produtos e exposições.

Em justificativa que acompanha o projeto, a autora destaca que o turismo rural inclui parques naturais; caminhadas e ciclismo; visitas a parentes e amigos, museus, igrejas, monumentos e construções históricas; visitas a paisagens cênicas e a ambientes naturais; gastronomia regional; hotéis-fazenda; esportes ligados à natureza; pesque-pague; segundas residências e condomínios rurais.

A proposta se alinha ao contexto de retorno da Macrozona Rural em Contagem, em 25% de seu território, principalmente na região de Vargem das Flores – medida incluída no projeto do Plano Diretor, que está em tramitação na Câmara.

Ele também está em consonância com outros projetos apresentados por Moara e já convertidos em leis municipais. A Lei 5274/2022, por exemplo, trata da Política de Incentivo e Fomento a Hortas Comunitárias e Quintais Produtivos Agroecológicos; e a Lei 5277/2022 cria do Selo do Circuito Turístico Ambiental da Várzea das Flores, com o objetivo de incentivar o turismo sustentável.

Princípios

O projeto destaca como princípios norteadores dessa política fomentar o turismo ambientalmente sustentável; incentivar a diversificação da produção e propiciar a comercialização dos produtos locais, ofertados pelos pequenos agricultores; valorizar o artesanato e a cultura da família rural; contribuir para a revitalização do meio rural, resgatando a autoestima dos agricultores familiares; desenvolver a cultura do associativismo; propiciar a convivência entre visitantes e família rural; estimular atividades produtivas com enfoque na agroecologia.

Para isso, o poder Executivo poderá criar e implantar um plano de desenvolvimento do turismo rural em área de agricultura familiar, além de definir linhas de apoio financeiro, incentivo fiscal e técnico-administrativo à prática.

O projeto segue agora para a Prefeitura e, caso seja sancionado, passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem, cabendo ao Executivo regulamentá-la no que for necessário para sua aplicação. Caso seja vetada, volta para nova rodada de votação na Câmara Municipal.

* Foto de capa: “Fazenda Terra do Saber”, localizada em Contagem. Imagem retirada do site do Sistema Logosófico de Educação.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem