ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem aprovam selo turístico da Várzea das Flores

15 de junho de 2022, por Leandro Perché

Com o objetivo de buscar o desenvolvimento sustentável da região de Vargem das Flores, aliando crescimento econômico com preservação ambiental e desenvolvimento social, a Câmara de Contagem aprovou, nesta quarta-feira (15/06), em reunião extraordinária, a criação do Selo do Circuito Turístico Ambiental da Várzea das Flores.

O Projeto de Lei 188/2021 foi proposto pela vereadora Moara Saboia (PT), pensando em qualificar os padrões dos serviços turísticos prestados por empresas e entidades que atuam na região, marcada por uma extensa lagoa, de aproximadamente 5 mil km2, e muitas belezas naturais.

“Esse projeto é fruto de um debate importante com as pessoas que ocupam o território, pela preservação da Várzea das Flores, pelo incentivo ao turismo local e a garantia de aliar preservação ambiental com geração de emprego e renda na região. Por isso, agradeço à Amasca (Associação dos Moradores e Amigos do Capim Rasteiro) e outros atores desse processo”, destacou a autora, durante a discussão em primeiro turno, na terça-feira (14).

O texto do projeto pontua que o selo beneficiará os seguintes setores: comercialização de produtos alimentícios locais e de produtos de origem animal ou vegetal; comercialização de artesanato; produção rural; educação ambiental; serviços de lazer, de alimentação e hospedagem; patrimônio histórico; e eventos. Além disso, o poder público poderá regulamentar outras áreas a serem contempladas com a certificação.

A partir da concessão, a empresa, entidade ou produtor familiar poderá utilizar o Selo do Circuito Turístico Ambiental da Várzea das Flores em peças publicitárias, além de ser citado em publicações promocionais oficiais e em listas de serviços turísticos do município.

Durante a discussão da matéria, o vereador Vinícius Faria (Republicanos) ressaltou a importância de se investir na região. “Parabenizo a vereadora pela iniciativa, e é importante a intervenção que a Prefeitura vem realizando no local, com o processo de patrolamento, para que as pessoas possam ter mobilidade. E, diante da valorização da questão ambiental, precisamos também de segurança, com a instalação de câmeras do olho-vivo e mais vigilância, que é muito solicitado pelos moradores”, pontuou.

Aprovada em dois turnos, a proposição segue para a sanção do Executivo, que deve ainda definir o órgão gestor do Selo e os critérios e formalidades para sua implantação, além de outras normas complementares. E ela passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem.

Veja mais notícias

Projeto dispensa uso de uniforme por estudantes com TEA em Contagem

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a linguagem a interação social e o comportam...

21 de novembro, por Leandro Perché

População em situação de rua ganha política integrada em Contagem

De acordo com dados estatísticos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Contagem tem quase mil pessoas em situação...

21 de novembro, por Leandro Perché

Movimento Negro de Contagem destaca importância do 20 de novembro n...

Foram 63 anos, a partir da abolição da escravatura no Brasil — último país das Américas a pôr fim à escravidão — até que o País tivesse sua primeir...

19 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem