ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova projeto de hortas comunitárias

21 de junho de 2022, por Lorena Carazza

Contagem, a partir de agora, terá – caso seja sancionado pela Prefeitura – uma Política de Incentivo e Fomento a Hortas Comunitárias e Quintais Produtivos Agroecológicos. O projeto de lei que trata do assunto – Substitutivo ao Projeto de Lei 103/2021 – é de autoria da vereadora Moara Saboia, e foi aprovado em segundo turno e redação final na reunião plenária desta terça-feira (21/06).

Segundo a proposta, esta política de incentivo será feita por meio da prática de agricultura urbana, transformando terrenos públicos e particulares ociosos e abandonados por seus proprietários legais, em terrenos sustentáveis. O projeto poderá ser feito, também, em áreas de comunidades tradicionais, desde que solicitado e autorizado por elas. 

Os principais objetivos do programa, segundo o projeto, são: geração de emprego e renda; incentivar o autoconsumo de alimentos saudáveis, contribuindo para a segurança alimentar da população; oportunizar a organização e o empreendedorismo comunitário; proporcionar terapias ocupacionais para a população; aproveitar áreas públicas ou privadas ociosas, transformando em terrenos sustentáveis e, por fim, coibir a proliferação de vetores de doenças. 

Além da agricultura urbana, o projeto prevê também o incentivo à compostagem nos locais onde as hortas comunitárias forem implantadas. O assunto (compostagem) já havia sido, inclusive, tema de um projeto de lei, também da vereadora Moara, proposta que foi sancionada pelo Executivo e transformada na Lei Municipal 5182/2021.

Segundo a justificativa do projeto, “Através dessa iniciativa, as comunidades conseguirão alimentos saudáveis e com baixo custo de produção, consequentemente ajudando na conservação dos terrenos limpos”, além de “promover a inclusão social produtiva de cidadãos e grupos sociais, mediante apoio e iniciativas que visem à cooperação na produção de forma solidária e voluntária”. 

Para se tornar lei municipal, o projeto – modificado por duas emendas, uma de liderança e outra de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final – deverá, agora, ser avaliado pela Prefeitura. Sendo sancionado, a nova lei municipal automaticamente revogará a Lei 2191/1991, que criou o Programa de Hortas Comunitárias – PROHORTAS, já que a nova legislação trata de assunto equivalente.

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem