ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Empresas que salvam vidas

23 de abril de 2024, por Lorena Carazza

Câmara aprova PL para que instituições incentivem a mamografia 

A mamografia – exame radiológico de alta resolução feito nas mamas – é a principal aliada no diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte em mulheres no Brasil e no mundo. Isso porque o exame revela a presença de tumores malignos em estágios ainda assintomáticos — o que agiliza o início do tratamento e favorece o prognóstico.

O exame de rastreamento deve ser feito a cada dois anos, sendo indicado para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que, de acordo com o Ministério da Saúde, representam a faixa etária da chamada população-alvo. No entanto, o rastreamento anual a partir dos 40 anos de idade também é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. 

Com base na relevância desse exame para a redução da mortalidade causada pelo câncer de mamas, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 088/2023, que cria o Programa Empresa Amiga da Saúde da Mulher, de autoria da vereadora Daisy Silva (Republicanos) e coautoria do vereador Ronaldo Babão (PSB). O objetivo é estimular as empresas a facilitar e incentivar a realização do exame de mamografia de suas colaboradoras. 

Em compensação, as dez empresas situadas em Contagem que se destacarem no atendimento e apoio à saúde das suas funcionárias receberão, da Secretaria Municipal de Saúde, o diploma de “Empresa Amiga da Saúde da Mulher”. Ainda de acordo com o PL, este diploma poderá ser divulgado em todas as peças ou campanhas publicitárias que as empresas vierem a fazer, como forma de valorização de sua marca.  

A partir da aprovação pelos vereadores em segundo e redação final – o que aconteceu na manhã desta terça-feira (23/04), o projeto, transformado em proposição, será encaminhado à Prefeitura, onde deverá receber a sanção ou veto da prefeita Marília Campos. Caso seja aprovado, a lei passará a valer no município a partir da sua data de publicação em Diário Oficial, dependendo, também, da sua regulamentação por parte do Executivo. 

Selo “Empresa Amiga da Mulher”

Não é a primeira vez que a Câmara aprova um projeto de incentivo ao cuidado com as trabalhadoras do município. Em 2021, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 013/2021, também de autoria da vereadora Daisy Silva, que criou, em Contagem, o selo “Empresa Amiga da Mulher”.

Transformado na Lei Municipal 5139/2021, o projeto prevê a outorga um selo anual às empresas situadas no município de Contagem que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher.

O texto define oito critérios os quais devem ser observados e cumpridos pelas empresas que tenham interesse em garantir o selo. Tratam-se de ações que visam à promoção dos direitos da mulher, tanto no ambiente profissional, quanto na sociedade como um todo.

Por exemplo, a instituição certificada deverá manter um ambiente de trabalho que respeite a saúde, a integridade física e dignidade da mulher. Além disso, deve apoiar irrestritamente suas colaboradoras que porventura venha sofrer qualquer tipo de abuso e agressão ou assédio no seu ambiente de trabalho. 

Veja mais notícias

Vereadores debatem meia-entrada em eventos para profissionais de saúde

Projeto de Lei teve sua votação adiada para a próxima semana, por causa de debate sobre os impactos da medida no setor de eventos. Está na pauta d...

14 de novembro, por Leandro Perché

Contagem ganha mais 21 filhos ilustres em solenidade na Câmara

Em noite memorável nesta quinta-feira (13/11), 21 personalidades foram agraciadas, em solenidade na Câmara Municipal, com o Título de Cidadania Hon...

13 de novembro, por Leandro Perché

Projeto de lei busca garantir espaço para pessoas idosas na produçã...

Foi aprovado, em segundo turno e redação final, na reunião plenária da última terça-feira (11/11), o Projeto de Lei nº 321/2025, de autoria do vere...

13 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem