ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara sedia solenidade do 37º aniversário da Defesa Civil de Contagem

28 de novembro, por Leandro Perché

O presidente da Casa Legislativa, vereador Daniel Carvalho (PV), foi um dos homenageados no evento, por sua atuação em prol do sistema de defesa civil de Contagem.

As celebrações do 37º aniversário da Defesa Civil de Contagem foram encerradas com “chave de ouro” nesta segunda-feira (27) em solenidade na Câmara Municipal, marcada por palestra do General de Divisão do Exército, Henrique Martins Nolasco Sobrinho, e homenagens àqueles que contribuem com o sistema de defesa civil. O evento foi prestigiado por várias autoridades das forças de segurança pública e do poder Executivo Municipal e pelos vereadores Capitão Fontes (PMDB) e Xexéu (PTB).

Abrindo a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), destacou a alegria em receber a celebração da história de uma instituição comprometida com o município. “É com satisfação que recebemos o General Nolasco em nossa Casa, e quero saudar de maneira especial a Defesa Civil, que está completando 37 anos de bons serviços prestados. Esta Casa estará sempre de portas abertas para receber tudo que for bom para nossa cidade e para nossos cidadãos”.

O procurador geral do município, Afonso Andrade, falou em nome do prefeito Alex de Freitas, agradecendo a acolhida da Câmara e parabenizando a Defesa Civil pelo aniversário, “de prestação de um serviço relevante para Contagem, principalmente na época de chuvas, garantindo a segurança e o bem-estar da população”. O Secretário de Defesa Social, Decinho Camargos, exaltou a presença do general e de todas as autoridades de segurança pública.

General Nolasco ministrou palestra, apresentando, de forma didática, o trabalho da Defesa Civil e falando sobre experiências pessoais no Brasil e no exterior. Conceituou-a como “o processo contínuo pelo qual todos os indivíduos, grupos e comunidades gerem os perigos num esforço de evitar ou de amenizar o impacto resultante da concretização daqueles perigos”, destacando a importância das instituições e de suas ações preventivas contra desastres e inceidentes.

O militar falou do escopo de atuação da Defesa Civil, que se envolve em mais de 150 eventos, apresentou o sistema e os órgãos que o compõe, com toda sua estrutura. E relatou sua experiência no atendimento à população na enchente em Colatina/ES, em 2013; no caso do furacão Mitch, que atingiu Honduras em 1998; e no terremoto que acometeu o Haiti em 2010.

Por fim, o palestrante homenageou a Defesa Civil de Contagem pedindo a presença de todos os seus membros à frente do plenário e pedindo uma salva de palmas para o trabalho que eles desenvolvem. E a Defesa Civil fez a entrega de uma placa com sua bandeira ao general Nolasco, ao presidente Daniel Carvalho, ao prefeito Alex de Freitas, representado pelo procurador Afonso, e ao secretário de Defesa Social, Decinho Camargos, como reconhecimento pela sua contribuição para o sistema de defesa civil.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem