ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Habitação, educação e luto marcam a plenária desta semana na Câmara

15 de setembro de 2020, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem realizou, nesta terça-feira (15/09), a 31a reunião ordinária de 2020, a segunda após a retomada dos trabalhos presenciais em plenário. Com apenas um projeto de lei em pauta – que foi retirado por um pedido de vista – os vereadores apresentaram cerca de 90 requerimentos, indicações e moções e debateram temas relevantes.

O destaque foi a comoção pelo falecimento, no último domingo (13/09), do músico Breno Braga Batista, conhecido como Tio Wilson, irmão do vereador Bruno Barreiro e filho do ex-vereador e atual vice-prefeito William Barreiro. Foi apresentada moção de pesar assinada por todos os vereadores, vários deles fizeram questão de externar sua tristeza, e houve homenagens em plenário com os parlamentares e o público o aplaudindo de pé. Também foi lembrado o falecimento de Sergio Ricardo Souza, pai do jogador de vôlei contagense Lucarelli.

Entre requerimentos e indicações, foram discutidos, inicialmente: a necessidade de esclarecimentos, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, sobre os atrasos no pagamento dos benefícios e sobre os novos procedimentos do programa Bolsa Moradia; e a solicitação para que a Secretaria de Educação apresente um planejamento para o ano letivo da rede municipal de ensino, considerando a interrupção das aulas há seis meses devido à pandemia.

Sobre obras planejadas ou em execução no município, houve pedidos para mudança de local do ecoponto que está sendo instalado em frente a uma igreja católica no bairro Colonial; e por agilidade nos processos de licitação da obra do campo do Ipiranga e da contenção da Capela Santa Helena, cujo talude cedeu durante as chuvas de janeiro. Além disso, foi comemorada a assinatura da ordem de serviço de asfaltamento de vias do Colonial.

Outros assuntos tratados foram: a necessidade de melhoria da iluminação pública, com a instalação das lâmpadas de led em toda a cidade; a urgência em se avaliar a criação de novas linhas de transporte público em alguns bairros da cidade; e solicitação de esclarecimentos sobre a utilização da UPA Sede como unidade referenciada para internação de pacientes de clínica médica.

Projeto de Lei

A única matéria para votação constante da pauta foi o Projeto de Lei 015/2020, que acrescenta uma ação no Plano Plurianual 2018/2021 – parceria público e privada (PPP) para limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos – que representaria um impacto de R$ 68 milhões no próximo ano.

Antes da apreciação dos pareceres das comissões parlamentares, o projeto sofreu um pedido de vista – retirada de pauta e interrupção de tramitação por 72 horas -, assinado por alguns vereadores, “para que o Executivo explique a criação de compromissos para a próxima administração municipal”. Em resposta, a liderança de governo se comprometeu a marcar uma reunião com representantes da Secretaria de Planejamento, para esclarecimentos.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem