ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plenário volta a sediar reunião da Câmara de Contagem após cinco meses

8 de setembro, por Leandro Perché

Os vereadores de Contagem voltaram a se reunir presencialmente nesta terça-feira (08/09) no plenário da Câmara Municipal, para a 30a reunião ordinária de 2020. Devido à pandemia da Covid-19, desde o dia 31 de março, as plenárias vinham sendo realizadas remotamente, por videoconferência – sempre transmitidas ao vivo pelas mídias sociais institucionais.

No retorno, vereadores, servidores e o público tiveram que se adequar ao protocolo sanitário estabelecido pela Portaria 017/2020, com medição da temperatura na entrada da Câmara, o uso constante de máscara, a utilização do álcool em gel – inclusive, para limpeza frequente dos microfones utilizados pelos parlamentares -, além do distanciamento entre si, já que algumas cadeiras foram isoladas em todo o plenário. Apenas o vereador Dr. Rubens Campos permaneceu remotamente, por fazer parte do grupo de risco.

Embora não constassem projetos de lei da pauta de votação, a reunião foi movimentada. Os vereadores apresentaram aproximadamente 100 requerimentos e indicações, que serão encaminhados para órgãos da administração pública, além de debaterem temas relevantes para o município.

Dentre as questões levantadas, destacou-se a mudança da UPA Sede, deixando de ser utilizada como centro de referência para internação de casos da Covid-19, e se tornando, temporariamente, unidade referenciada para internação de pacientes de clínica médica que não são de coronavírus. De forma geral, houve críticas ao que classificaram como falta de comunicação da Secretaria de Saúde, que teria gerado boatos de que a unidade seria fechada, além de pedidos para que volte a atender casos de urgência e emergência.

Outros assuntos tratados foram: reclamações sobre as linhas de ônibus que atendem a regional Petrolândia; destaque para a atuação da igreja Quadrangular na informação e conscientização das pessoas em relação à prevenção da Covid-19; e o apoio da Câmara à campanha “Setembro Amarelo”, de valorização à vida e prevenção ao suicídio. As convenções partidárias e a entrega das obras de acessibilidade no prédio da Câmara também foram temas abordados.

Ao final, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, destacou o retorno às atividades no plenário. “É uma alegria e satisfação estar de volta presencialmente aos trabalhos, e fica registrada minha gratidão aos servidores que trabalharam neste período de pandemia para fazermos as plenárias virtuais e disponibilizá-las para todos acompanharem de casa”.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem