Com o objetivo de ajudar a preparar as escolas de Contagem para o possível retorno das aulas presenciais, a Comissão de Educação da Câmara iniciou, nesta quinta-feira (17/06), uma série de visitas às unidades municipais de ensino. Os vereadores Pastor Itamar (PSC), Abne Motta (DC) e Carlin Moura (PDT) estiveram na Escola Municipal Ápio Cardoso, em Nova Contagem.
Os parlamentares percorreram todas as dependências da instituição e conversaram com a direção e outros profissionais, para tomarem conhecimento das medidas adotadas e das necessidades da unidade para o retorno seguro e gradual dos estudantes. A partir das análises, será desenvolvido um relatório individual de cada escola, para que a Secretaria Municipal de Educação possa ter subsídios para planejar a volta das aulas presenciais.
“Foi muito importante essa visita técnica, para que pudéssemos conhecer a estrutura da escola, sua realidade – incluindo o quadro de professores e funcionários – e saber a opinião da direção da unidade, para podermos avaliar suas condições e chegar a um consenso sobre aquilo que ela precisa para o retorno das aulas presenciais”, disse o presidente da Comissão, Pastor Itamar.
Para a diretora da Ápio Cardoso, Shirlei Ferreira, “é de extrema importância a visita da Comissão, porque não adianta discutirmos apenas no âmbito da escola, mas devemos criar uma rede de debate para conhecer a realidade das escolas, apontar suas necessidades e definir os planos para a Educação”.
Condições da escola
A Escola Municipal Ápio Cardoso atende 950 alunos, divididos em 38 turmas, em dois turnos. Atualmente, conta com 65 professores, mas haveria um déficit de oito profissionais de educação – três de matemática, três de ciências, um de história e um pedagogo – além de três servidores administrativos.
A diretoria informou que a escola apresenta problemas estruturais, com afundamento das edificações, que geraram a interdição de algumas salas de aula. Apesar de estarem em fase final as obras de reformas das salas, haveria necessidade de intervenções mais profundas na estrutura.
Em relação à pandemia, a diretora Shirlei e as vice-diretoras, Diva Carvalho e Selma Moreira, apontaram que “a Ápio Cardoso foi a primeira escola a realizar atividades no período, recorrendo a grupo privado no Facebook, onde são publicadas as atividades e vídeos dos professores; há também atendimento personalizado por e-mail e telefone, e material impresso de apoio, que as famílias buscam na escola”. A direção e o corpo administrativo seguem presencialmente, e já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
A opção por essa metodologia, segundo elas, se deu por causa da dificuldade em se realizar videoaulas ao vivo, “por resistência dos pais em expor seus filhos e residências, e pelo fato de a escola estar localizada próxima à penitenciária Nelson Hungria, que utiliza bloqueadores de sinais e dificulta a rede de internet na região”.
Sobre o retorno das aulas presenciais, as profissionais de educação apontaram “grandes dificuldades da escola em cumprir o protocolo de segurança sanitário proposto pela Secretaria”, além da necessidade de se realizar as obras estruturais antes de receber os estudantes. Elas destacaram que a edificação também precisa de adaptações relacionadas à pandemia, e sugeriram que o segundo semestre de 2021 fosse utilizado para planejamento e treinamento da comunidade escolar para a volta no próximo ano.
“O retorno híbrido hoje em uma escola como a nossa é muito preocupante, porque, com seis alunos por turma, teríamos 170 a 180 pessoas por dia na escola, fora os pais. Além disso, o déficit de professores vai se agravar por causa das comorbidades e grupos de risco, e precisaremos de reposição. O ideal para um retorno seguro é que tenhamos não apenas os profissionais vacinados, mas também as crianças e adolescentes”, concluiu Shirlei Ferreira.
Debates
Desde o final do ano passado, a Comissão de Educação da Câmara tem se dedicado a fomentar a discussão sobre os protocolos e condições ideais para o retorno das aulas presenciais em Contagem.
Além de reuniões com as secretarias de Saúde e Educação, com o Comitê Municipal de Crise da Covid-19 e representantes da comunidade escolar, os vereadores abriram espaço, na tribuna livre da Câmara, por duas vezes, para a manifestação do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep) e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute).
“É preciso discutir com todos os envolvidos, para a construção dessa volta às aulas com segurança. Levando em conta que a pandemia pode demorar a passar e que a vacinação ainda não chegou a todos, precisamos buscar concluir a imunização dos profissionais de educação, mas também desenvolver protocolos e buscar alternativas seguras”, concluiu Pastor Itamar.
* Fotos: Cleide Amaral.
Até a próxima terça-feira, 30 de junho, a fachada do prédio da Câmara Municipal de Contagem estará iluminada de azul. A iniciativa tem relação com ...
Projeto de recomposição salarial para os procuradores pode entrar na pauta do Legislativo nas próximas semanas. Os vereadores de Contagem recebera...
Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (23/06), o Projeto de Lei nº 067/2026, que institui diretrizes para incentivar a participaçã...