ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão Parlamentar recebe Secretaria de Educação

1 de março, por Leandro Perché

Nesta segunda-feira (01/03), a Comissão de Educação e o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), se reuniram com a secretária municipal de Educação, Telma Ribeiro, e sua equipe. Na pauta, foram debatidas as reclamações sobre o processo seletivo simplificado realizado pelo setor; as reivindicações dos representantes dos servidores da Educação; e a viabilidade do retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.

Em relação ao primeiro tema, os gestores informaram que, para 302 vagas, foram 20 mil inscritos, dos quais quase 14 mil se classificaram; e a etapa posterior foi a análise de 34 mil documentos de títulos. Foram apresentados 734 recursos, dos quais 78 foram deferidos, além de 280 reclamações.

O subsecretário de Gestão e Operações, Antônio David, admitiu que houve dificuldades e adequações durante o processo, devido ao grande número de candidatos, acessos e documentos. “Estamos fazendo as análises, todas as reclamações serão respondidas e, se houver erro e dano, será reparado, antes de realizarmos os chamados e contratações”, explicou. “Vamos concluir um relatório sobre o processo e encaminhar também para a Câmara”, completou.

Sobre o retorno das aulas presenciais, a secretária de Educação afirmou não ser possível neste momento, devido à grave situação da pandemia, conforme indicadores do município. “Não é hora de falar em volta presencial, é uma questão sanitária. Quem define a volta é a saúde e os indicadores sanitários. É preciso construir essa volta e é isso que estamos fazendo, preparando as condições para quando o retorno for possível”, destacou Telma Ribeiro.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Pastor Itamar (PSC), destacou a importância do diálogo nesse contexto. “É preciso discutirmos com todos os envolvidos, para a construção dessa volta às aulas com segurança. Levando em conta que a pandemia pode demorar a passar e a vacinação não tem evoluído com rapidez, precisamos buscar a imunização dos professores sim, mas também desenvolver protocolos e buscar alternativas seguras”.

Por fim, foram debatidos vários pontos da pauta de reivindicações protocolada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute) no Executivo e no Legislativo. E a Câmara se comprometeu a participar do diálogo e da negociação para garantir melhorias para a Educação.

Da Comissão de Educação, estiveram presentes, além do presidente, os vereadores Abne Motta (DC), Carlin Moura (PDT) e Ronaldo Babão (Cidadania). Participou da reunião também o subsecretário de Ensino, Anderson Cunha.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem