A Câmara Municipal de Contagem abriu a Sessão Legislativa de 2015 nesta terça-feira (03), com a primeira reunião ordinária deste ano. Os trabalhos foram dirigidos já pela nova mesa diretora, eleita por unanimidade em novembro do ano passado, durante a 37ª reunião ordinária.
Além disso, a reunião foi marcada pela assinatura do termo de posse do vereador Daniel Carvalho (PV), que retorna à Câmara na vaga deixada por Ricardo Faria (PCdoB), eleito e já empossado Deputado Estadual. Daniel Carvalho substitui Ricardo Faria pela segunda vez nesta legislatura. Em 2013, Faria esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde, abrindo espaço para o suplente.
Acompanhado pelo seu pai, Divarci Antônio de Carvalho, Daniel assinou o livro de posse e fez a leitura do juramento. Depois, em um breve discurso, Daniel falou de sua satisfação em voltar à Câmara, agradeceu a Deus e aos colegas vereadores pela recepção, e falou sobre as dificuldades que enfrentou em sua última campanha, em 2012.
“Eu lutei muito para chegar até aqui e tenham certeza de que vou trabalhar muito pela nossa cidade. Queria muito poder compartilhar isso com meus amigos e amigos vereadores, que acompanharam essa luta que foi para eu estar aqui hoje”, finalizou o parlamentar.
Encerrando sua fala, Daniel fez um balanço sobre sua atuação na Coordenadoria do Procon de Contagem, cargo que ocupou durante todo o ano passado, quando Ricardo Faria retomou seu posto de vereador.
Em outro momento da reunião, o vereador Obelino Marques (PT) se despediu da liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, passando a atribuição para o colega de partido, vereador Rodinei.
“Em que pesem as divergências, o acordo de unidade da bancada prevaleceu. Então, fico muito feliz porque não prevaleceram ou sobrepuseram questões de caráter pessoal, mas sim de caráter coletivo e partidário, assim como questões de interesse da cidade de Contagem”, ressaltou Obelino.
Após a leitura dos requerimentos, indicações e moções, o vereador William Barreiro (PTdoB) iniciou uma discussão a respeito da crise hídrica, tema constante na pauta dos brasileiros nos últimos meses.
Obelino, Zé de Souza (PT), Rodinei, Decinho Camargos (PHS) e Zé Antônio do Hosp. Santa Helena (PT) reforçaram o debate, este último propondo que a Comissão de Meio Ambiente, Política Urbana, Rural e Habitação da Casa realize uma audiência pública para tratar da questão da água em Contagem, convidando, inclusive, a Copasa, cuja atuação no município tem sido alvo de constantes críticas em plenárias.
Remédio Fácil
Outro tema abordado na reunião foi levantado pelo vereador Rodinei, que desde o ano passado vem chamando a atenção para o problema da falta de medicamentos nas farmácias distritais de Contagem. Dessa vez, o vereador ocupou a tribuna para falar sobre a criação do programa do Executivo intitulado “Remédio Fácil”, que visa à ampliação da rede de distribuição dos remédios fornecidos pela rede pública de saúde à população.
A ideia é que, em breve, as pessoas possam ter acesso aos medicamentos já fornecidos pela Prefeitura por meio das Farmácias Distritais do município em algumas farmácias e drogarias particulares credenciadas, aumentando de 17 para mais de 80 os locais de distribuição dos remédios.
No entanto, o vereador se mostrou preocupado com algumas questões como a fiscalização sobre essa nova forma de distribuição. O vereador Alex Chiodi (SDD), em aparte, esclareceu que essas e outras questões relativas à Saúde seriam debatidas em uma audiência com o secretário da Pasta, Evandro José, na manhã desta quinta-feira (04), e aproveitou para fazer o convite para este encontro aos outros vereadores interessados.
Visita Ilustre
A convite do vereador Decinho Camargos, o ex-jogador de Futebol Euller Elias de Carvalho, apelidado “Filho do Vento”, acompanhou parte da reunião plenária. Euller iniciou sua carreira profissional no América-MG. Passou também por outros clubes de magnitude como Atlético Mineiro e Vasco, São Paulo e Palmeiras.
O vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) lembrou que em 1993, Euller esteve na Câmara de Contagem para receber uma homenagem do então vereador Pastor Benedito. O parlamentar aproveitou a ocasião para elogiar o jogador que, segundo ele, trata-se de um exemplo de vida.
A Câmara de Contagem aprovou, na última terça-feira (2/9), em plenário, um projeto de lei do Poder Executivo que altera a composição do Conselho Mu...
Com o objetivo de aperfeiçoar a divulgação de campanhas e eventos da cidade, os vereadores de Contagem aprovaram o Projeto de Lei 341 de 2025, que ...
Encerrando as celebrações do aniversário de 114 anos de Contagem, a Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (04/09), a partir das 19h, a tradi...