ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem dá o primeiro passo para regularização de foodtrucks

8 de janeiro, por Leandro Perché

Projeto proposto pelo Executivo nasceu de requerimento apresentado pelo vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) e aprovado na Câmara Municipal.

As vans e carros que vendem alimentos, principalmente os famosos cachorros-quentes, já estão mais do que consolidados no mercado e na cultura brasileira. No entanto, nos últimos anos, tem crescido a nova tendência dos foodtrucks trazida dos Estados Unidos, como verdadeiros “restaurantes sobre rodas”, com alimentos mais sofisticados sendo vendidos a preços mais acessíveis.

Para se adequar a essa realidade, Contagem começa a regularizar essa atividade de uso de veículo automotor para comercialização de alimentos, com a aprovação em dezembro, pela Câmara Municipal, do PLC 029/2017, proposto pelo poder Executivo. Publicada nesta semana no Diário Oficial do Município, a nova lei complementar (LC 243/2018) acrescenta essa atividade ao Código de Posturas do Município de Contagem.

A partir dessa iniciativa, o licenciado para exercer a atividade passa a ter que seguir uma série de normas e padrões voltados para as melhores práticas de higiene, limpeza e segurança na comercialização de alimentos em veículos automotores. Isso, sem ferir as normas já estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Normas específicas para foodtrucks devem ser estabelecidas nos próximos meses por decreto do prefeito.

Em mensagem que acompanha a matéria, o prefeito Alex de Freitas (PSDB) destaca que as alterações objetivam adequar a legislação municipal à comercialização de alimentos em logradouro público na modalidade foodtruck, e atribui a iniciativa a um requerimento do vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT). “Além do aprimoramento na legislação municipal, há de ressaltar que a regulamentação proposta resultará em aumento da arrecadação municipal e melhor uso do espaço público do município”, explica.

 

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem