Category Archives: Galeria de Fotos

Escolas de Contagem participam do Super Aulão 2019

“Quer lacrar no ENEM? Vem de Super Aulão, vem!” Com esse slogan, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem lançou, neste mês, a campanha do Super Aulão Solidário para o ENEM 2019.

Parte da programação, nesta sexta-feira (11/10), cerca de 250 alunos dos colégios Crescer e São Judas Tadeu e da Escola Estadual Professora Maria Coutinho participaram de mais um aulão de redação e gramática, ministrado pela professora Flávia Rita, no auditório da Faculdade UNA Contagem. Mais de 300 estudantes já haviam participado na última sexta-feira (04/10).

Preparando a turma para a prova, a especialista cita alguns assuntos como possíveis temas para a redação do Enem; reforça a importância das pesquisas sobre temas atuais e fontes seguras; destaca a necessidade de ser imparcial no texto e ainda alerta para a estrutura das redações. Durante toda a aula, Flávia cita também exemplos que permitem que os estudantes entendam de forma dinâmica e objetiva os principais pontos que a prova exigirá.

Gisele Alcântara, coordenadora do Colégio Crescer, parabenizou a ação promovida pelo Legislativo de Contagem. “Eu acho que o projeto foi muito assertivo. Gostei demais de participar, estou muito satisfeita e quero participar das próximas edições. Acredito que os meninos vão sair daqui com outra visão sobre as provas de redação do ENEM”, disse a educadora.

“Tiro o chapéu para uma iniciativa bacana como essa. Eu acho que a Câmara de Contagem está mostrando que é possível fazer uma política valorosa, exatamente o que está faltando em nosso país”, completou.

Para o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, a atividade é uma ferramenta de extrema importância para os alunos. “Nosso objetivo é criar mais uma condição para que vocês possam realizar o ENEM e obter sucesso. Além disso, a gente luta para que vocês, jovens, possam olhar para a política de forma diferente. Muitos aqui serão médicos, advogados, mas eu espero que dessa turma saiam bons políticos que estejam dispostos a contribuir para melhorar nossa cidade”, disse o parlamentar durante a abertura do evento.

Próximas atividades

Dando sequência às atividades, no dia 21/10 (segunda-feira), a Escola do Legislativo realizará, em parceria com o Pré Absoluto, mais uma edição do Super Aulão Solidário para o Enem 2019, no auditório da Faculdade Única.

Para mais informações: 3359-8750.

* Por Natália Rosa.

Escola do Legislativo realiza Super Aulão para o Enem 2019

Dicas, estratégias e motivação. Foi assim que a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem iniciou o primeiro dia do Super Aulão Solidário para o Enem 2019. Nesta sexta-feira (04/10), mais de 300 alunos da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, do Colégio Elizabeth Kalil e Instituto Maria Montessori participaram da aula de redação e gramática ministrada pela professora Flávia Rita, no auditório da Faculdade UNA Contagem.

De forma didática e objetiva, alguns assuntos foram abordados pela professora como possíveis temas para a redação. Feminicídio, inclusão social, reforma da previdência, educação domiciliar, crise hídrica e violência contra os indígenas foram alguns destaques.

Ela ressaltou a importância de pesquisar assuntos pautados pela mídia, ao longo do ano, como forma de preparação para a proposta solicitada; redigir um texto imparcial independente do tema e das convicções pessoais; evitar repetição de palavras; utilizar exemplos para contextualizar o argumento; ser objetivo e ainda ter tranquilidade para conseguir colocar no papel tudo que foi aprendido.

Ideia, coerência e execução do texto são os passos que o aluno precisa seguir para escrever sua redação composta de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além da teoria, a professora fez considerações motivacionais durante toda sua aula.

“Eu acho que todo professor tem a função de inspirar pessoas. A gente não está ali apenas para transmitir um conhecimento estanque, pois isso a internet já oferece. O papel do educador é de inspirar seu aluno. Por isso, além do conteúdo, eu procuro mostrar para o aluno que ele pode e que o êxito depende muito dele”, afirmou Flávia Rita.

“Outra coisa que eu considero essencial é trabalhar a autonomia do educando. Ele tem que saber que gerencia seu próprio conhecimento. Aprofundar-se ou não numa determinada disciplina, e fazer mais ou menos exercícios vai depender do esforço e, principalmente, da ação individual. Então, eu sempre pondero isso em minhas aulas”, completou a especialista.

Estudante do 3º ano, Carolina Butti elogiou a iniciativa do Legislativo e a dinâmica da professora.  “Achei o projeto muito legal, pois inclui as escolas públicas e privadas da nossa cidade. Além disso, a didática da professora é fundamental para o aprendizado”.

“Para mim, o Enem e o vestibular são de extrema importância, por isso, o Aulão Solidário e o material recebido serão de grande valia na hora dos estudos”, reforça a aluna Melissa Ângela.

Presente durante a atividade, o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho, lembrou que essa iniciativa de sua gestão prioriza a educação. “Nosso papel é romper os muros do Legislativo para oferecer benefícios, por meio de projetos que têm impacto direto na vida dos contagenses”.

Próximas atividades

Dando sequência ao projeto, a Escola do Legislativo, em parceria com a professora Flávia Rita, realizará, na próxima sexta-feira (11/10), mais uma edição do Super Aulão Solidário para o Enem 2019, no auditório da Faculdade UNA. Para mais informações: 3359-8750.

* Por Natália Rosa

Câmara promove palestras nas escolas sobre valorização da vida

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre os jovens. Preocupada com essa realidade, a Câmara Municipal de Contagem promove neste mês, por meio de sua Escola do Legislativo, palestras e atividades em instituições de ensino do município voltadas para a valorização da vida. A ação, em parceria com a Una Contagem, é parte da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

A primeira instituição a receber a equipe da Escola do Legislativo e a psicóloga Janaína Borsagli, coordenadora dos cursos de saúde da Una Contagem, foi a Escola Municipal do Bairro Tropical. Nesta quinta-feira (05/09), cerca de 120 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, tiveram uma conversa com a especialista sobre depressão, prevenção ao suicídio e valorização da vida.

De forma bem dinâmica e participativa, a psicóloga falou sobre o Setembro Amarelo e propôs uma reflexão aos estudantes sobre tristeza, depressão e empatia. Além disso, convidou os jovens a observar mais o outro, e simulou como abordar um colega que apresenta tristeza e desânimo, se colocando como instrumento de apoio para aqueles que precisam.

A partir da abordagem, os alunos demonstraram muito interesse e se sentiram confortáveis para fazer perguntas, questionando sobre sinais e sintomas de depressão, como é realizado o tratamento, como buscar ajuda e de que forma pode-se auxiliar alguém que demonstra tristeza e apatia. Eles também quiseram saber sobre problemas relacionados, como bipolaridade e baixa autoestima, além de mencionar a falta de sensibilidade de algumas pessoas para lidar com aqueles que apresentam sintomas de depressão.

Muitos estudantes se emocionaram, choraram e se abraçaram durante a atividade. E foram alertados pela psicóloga: “se nada te anima, se nada te alegra, procure ajuda, porque pode ser depressão”. Diante das manifestações dos jovens, a especialista os confortou: “nós estamos com vocês”.

O professor de ciências Leonardo Barbosa aprovou a atividade, ressaltando que “no mundo atual, se tem faltado inteligência emocional para os adultos, imagina para as crianças e pré-adolescentes, que vivem num mundo marcado pela ansiedade, corrida pela profissão, cobrança nos estudos e desafios dentro da própria casa. Então, é importante terem um profissional para que possam compartilhar suas ansiedades, preocupações e necessidades”, explicou.

Continuidade

De acordo com a psicóloga Janaína Borsagli, é importante tratar o tema entre os jovens e buscar uma abordagem mais contínua. “É uma reflexão que abre portas e possibilidades para continuar esse repensar, ou seja, uma sensibilização inicial de valorização da vida, de projeto de vida, de percepção de que você é importante para o mundo. A partir dessa reflexão, expandimos, com atendimento clínico, com orientação profissional, workshop com professores, pois o preparo e a reflexão não devem ser apenas para o indivíduo, mas para a comunidade em torno dele, que também será impactada”.

Nesse sentido, a especialista ofereceu para a Escola Municipal do Bairro Tropical cinco estagiárias de psicologia da Una, para realizar um atendimento mais individualizado com os estudantes até o final deste ano, além de, junto com a Escola do Legislativo, realizar, ainda neste mês, uma palestra sobre o tema voltada para os professores e outros profissionais da instituição.

Outras escolas receberão o ciclo de palestras ainda em setembro. Na próxima quinta-feira (12/09), será a vez da Escola Municipal Eli Horta Costa receber o projeto. E a previsão é que a equipe da Escola do Legislativo chegue à Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha no dia 26. Mais informações, pelo telefone 3359-8750.

Fotos: Mérito Legislativo

Em comemoração aos 108 anos de emancipação político-administrativa de Contagem, a Câmara Municipal realizou, na última quinta-feira (29/08), a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Legislativo.  Estabelecida pela Lei 1970, de 05 de julho de 1989, a condecoração, neste ano, representou um reconhecimento a 20 personalidades ou instituições que contribuem para o desenvolvimento do município (Leia mais…).

Estudantes conhecem o Legislativo de Contagem no projeto Câmara Aberta

A Escola do Legislativo de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (22/08), no projeto Câmara Aberta, 50 alunos do 3o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, localizada no bairro Darcy Ribeiro.

Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a estrutura da Câmara, incluindo a presidência, alguns gabinetes e o plenário. Além disso, conversaram com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho; assistiram palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz sobre política, poder legislativo e papel do vereador; e simularam a votação de um projeto de lei em plenário.

De forma descontraída, o vereador destacou que a intenção da Câmara em receber os estudantes é “ajudar na sua formação política e cidadã, mostrando a importância de se conhecer onde e como são definidas as regras do município que afetam o dia a dia de todos. É necessário que conheçam de política, seus direitos e deveres, para se tornarem cidadãos mais conscientes e prontos para serem bons profissionais e bons políticos no futuro”, explicou Carvalho.

A professora Marcia Franco, que acompanhou os estudantes na visita, relatou que a atividade compõe um programa da instituição de ensino, que trabalha a cidade, com seu patrimônio cultural, sua história, o Poder Legislativo, além do papel do vereador e do prefeito.

“O objetivo foi mostrar para eles tudo isso que trabalhamos em sala de aula. É importante eles saberem que aqui (Câmara) é a casa deles, é onde são tomadas as decisões que afetam sua vida, e que, quando precisarem de alguma coisa para o bairro onde moram, o Darcy Ribeiro, eles podem recorrer aos vereadores”, concluiu a educadora.

Para saber mais sobre o projeto Câmara Aberta e sobre a visita à sede do Legislativo Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3359-8750.

Ação Social da Ouvidoria na Praça do Divino

Em mais uma ação social de sucesso, a Ouvidoria Cidadã da Câmara esteve na Praça do Divino, Regional Ressaca, durante toda a manhã do último sábado (17/08). Segundo a Guarda Civil de Contagem, pelo menos 800 pessoas circularam pelo evento. Quem passou pelo local pode aproveitar uma série de atrações culturais e serviços oferecidos pela Câmara e parceiros do evento. Confira as fotos:

 

Cmauf na Câmara

A Tribuna Livre dessa semana na Câmara Municipal de Contagem foi ocupada pela senhora Maria José Mendes Estevão, gerente do Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (Cmauf). O Centro é ligado à Superintendência de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O objetivo da vinda das integrantes do Cmauf foi promover, na porta de entrada do prédio da Câmara, a orientação e a distribuição de mudas de plantas medicinais que são produzidas e cultivadas no espaço destinado do Cmauf.

A equipe, que também entregou uma cartilha de plantas medicinais produzidas pelo Cmauf, trouxe especialmente plantas que são importantes para a saúde do homem, como a Bertalha, em razão do Dia dos Pais, comemorado no último domingo (11/08).

Veja as fotos (Créditos: Anderson Pena).

Audiência Pública sobre Vilas de Contagem

A remoção de centenas de famílias de diversas vilas de Contagem para a realização de obras de contenção de enchentes e remoção de áreas de risco gera, há pelo menos uma década, diversos transtornos para os moradores. Por isso, a Comissão Externa de Participação Popular (CEPP) da Câmara realizou, na noite dessa quarta-feira (26/06), no plenário da Casa, uma audiência pública com intuito de debater e encaminhar providências sobre as reivindicações das Vilas de Contagem e seus moradores. Confira as fotos:

Fotos: Plenária Especial Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas

A Câmara Municipal de Contagem realizou, nesta terça-feira (25/06), uma plenária temática, em função da Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas, celebrada entre os dias 19 e 26 de junho. Na ocasião, foi apresentado o Plano Intersetorial de Política sobre Álcool e outras Drogas, e a Câmara recebeu o selo de entidade parceira na prevenção e combate às drogas em Contagem. Saiba mais…

Confira as fotos:

Fotos: Títulos de Honra – 06 de junho de 2019

A Câmara Municipal de Contagem homenageou pessoas e instituições que ganharam destaque pelos serviços relevantes desempenhados em prol do município.  A entrega de títulos de Cidadania Honorária e diplomas de Mérito Desportivo e Honra ao Mérito aconteceu na noite desta quinta-feira (06/06), no plenário da Casa. Saiba mais.

Confira as fotos:

« Mais antigas