Category Archives: Galeria de Fotos

Fotos: Plenária Especial Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas

A Câmara Municipal de Contagem realizou, nesta terça-feira (25/06), uma plenária temática, em função da Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas, celebrada entre os dias 19 e 26 de junho. Na ocasião, foi apresentado o Plano Intersetorial de Política sobre Álcool e outras Drogas, e a Câmara recebeu o selo de entidade parceira na prevenção e combate às drogas em Contagem. Saiba mais…

Confira as fotos:

Fotos: Títulos de Honra – 06 de junho de 2019

A Câmara Municipal de Contagem homenageou pessoas e instituições que ganharam destaque pelos serviços relevantes desempenhados em prol do município.  A entrega de títulos de Cidadania Honorária e diplomas de Mérito Desportivo e Honra ao Mérito aconteceu na noite desta quinta-feira (06/06), no plenário da Casa. Saiba mais.

Confira as fotos:

Ouvidoria Cidadã – Ação Social no Industrial

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem esteve, na manhã do último sábado (25/05), no CSU Amazonas, Regional Industrial, registrando as demandas da população e oferecendo diversos serviços gratuitos, em uma grande ação social. (Saiba mais…)

Confira a galeria de fotos do evento:

Visita do Colégio São Judas e da E.M. Cel. Antônio Augusto

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (23/05), a visita de aproximadamente 80 alunos do ensino fundamental do Colégio São Judas Tadeu e 14 estudantes do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Cel. Antônio Augusto Diniz Costa. Participando do projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo, os jovens conheceram as instalações da sede do Legislativo Municipal, assistiram palestra sobre política e simularam uma reunião plenária.

Turmas da manhã:

Turmas da tarde:

Legislativo homenageia cidadãos com entrega títulos de honra

O plenário da Câmara Municipal de Contagem recebeu centenas de pessoas, na noite desta quinta-feira (25/04), que prestigiaram a cerimônia de entrega de títulos de honra. Na ocasião, oito personalidades que têm reconhecida contribuição para o desenvolvimento da cidade foram homenageadas.

Confira a galeria de fotos e a lista dos homenageados da noite:

Cidadania Honorária

– Francisco Silva Lima

– Joaquim Gomes de Fátima

Projetos de autoria do Vereador Arnaldo de Oliveira

– Capitão Leopoldo de Vasconcelos Maria

Projeto de autoria do 1º secretário, Vereador Capitão Fontes

– João Bosco de Castro

Projeto de autoria do Vereador Edgard Guedes da Farmácia

– Dr. Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp

Projeto de autoria do Vereador Jair Tropical

– Marcelo Augusto Gomes Cataldo

Projeto de autoria do Vereador Jerson Braga Maia – Caxicó

Honra ao Mérito

– Renato Rios Neto

Projeto de autoria do Vereador Xexéu

Mérito Desportivo

– Valdir Naves da Silva – Juninho Naves

Projeto de autoria do Vereador José Carlos Gomes

 

 

AUTISMO É PAUTA DE PALESTRAS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO

Com o objetivo de fazer conhecer as características das pessoas com autismo e promover a acessibilidade e inclusão, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promove ciclo de palestras nas instituições de ensino da cidade. Nesta segunda-feira (15/04), a equipe esteve novamente na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, localizada no bairro Eldorado, para a segunda rodada de atividades com os estudantes, professores e diretores.

Desta vez, as professoras Luciana Cristina e Tayane Melo, parceiras do projeto, utilizaram vídeos, brincadeiras e atividades lúdicas com turmas do 3º e 5º ano, mostrando o que significa esse transtorno do desenvolvimento, quais as dificuldades enfrentadas pelos autistas para se relacionar com outras pessoas e as várias maneiras de ajudá-los. Os alunos puderam aprender a identificar e, principalmente, respeitar as diferenças.

“Acreditamos que, por meio do conhecimento, as crianças poderão compreender melhor a realidade dos autistas e contribuir para que eles se desenvolvam dentro do ambiente escolar. Levar às instituições de ensino um pouco mais de aprendizado sobre o autismo e, claro, tudo que o envolve é apenas uma forma de dizer que a Câmara de Contagem abraça essa causa. Além disso, vale ressaltar que a Casa está sempre aberta ao diálogo com alunos, pais, professores e diretores para debater ideias que proporcionem benefícios aos autistas”, concluiu o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho.

A próxima palestra da Escola do Legislativo sobre o autismo acontecerá no dia 26 de abril, na faculdade UNA, das 19h às 21h, para estudantes dos cursos de pedagogia, psicologia e demais licenciaturas.

Câmara de Contagem inicia ciclo de palestras sobre autismo

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, atualmente, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, mais de dois milhões de pessoas já foram diagnosticadas. Com número crescente, conhecer o tema e debater sobre acessibilidade e inclusão se torna cada vez mais importante.

Durante o mês de conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, percorre as instituições de ensino da cidade ministrando palestras educacionais relacionadas ao assunto. Iniciando a programação nesta segunda-feira (08/04), alunos, professores e diretores da Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca participaram de uma dinâmica com as professoras Luciana Cristina e Sara Camilo, parceiras do projeto.

Estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental puderam compreender melhor o que significa o autismo, quais são as dificuldades que os autistas encontram para se relacionar com outras pessoas e as várias maneiras de ajudá-los. Por meio de vídeos, brincadeiras e atividades lúdicas, eles ainda aprenderam a identificar e, principalmente, respeitar as diferenças.

“Infelizmente, a sociedade não está preparada para a inclusão. Então, a conscientização nas escolas, diretamente com as crianças, mostra que é possível dar uma condição de vida melhor para o autista com o convívio com os demais alunos”, defende a professora Sara Camilo, que hoje coordena o Instituto Educacional Sara Camilo – referência em inclusão em Contagem.

Para o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, abordar temas relevantes como o autismo é de extrema importância, pois “há uma grande necessidade de conscientização por parte do corpo docente e também das próprias crianças que convivem diariamente com colegas autistas. Dessa forma, o conhecimento amplo gera o respeito pela diferença que é determinante para um ambiente saudável e inclusivo”.

A próxima palestra da Escola do Legislativo sobre o tema será no próximo dia 15, segunda-feira, na mesma instituição de ensino.

Autismo

Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são uma condição com a qual uma pessoa precisa conviver ao longo da vida e que afeta a forma como ela se comunica e interage com o mundo. O nível de funções cognitivas e intelectuais de autistas varia bastante, desde um profundo comprometimento destas habilidades até impactos bem mais sutis.

De acordo com a OMS, o autismo se manifesta geralmente antes dos três anos de idade, por meio de um tipo característico de comprometimento do funcionamento regular nas principais áreas de interação: a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação. Os sintomas são dificilmente identificados de forma precoce, atingindo particularmente mais indivíduos do sexo masculino. Seu grau de comprometimento pode ser leve ou mais grave, em que o paciente se mostra incapaz de manter contato interpessoal.

* Por Natália Rosa

Escola do Legislativo encerra campanha contra o bullying

Encerrando o ciclo de palestras sobre o bullying, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, esteve nesta quinta-feira (28/03) na Escola Municipal Coronel Antônio Augusto, que fica no bairro Bernardo Monteiro.

De forma educativa, cerca de 650 alunos puderam conhecer melhor o significado da palavra bullying, tirar dúvidas, relatar episódios já vivenciados e debater situações corriqueiras no ambiente escolar. Além disso, as estratégias para combater e prevenir essa prática, que tem se tornado cada vez mais comum, também foram destacadas.

Para isso, as atividades contaram com a dinâmica das psicólogas parceiras do projeto, Andrezza Mazzinghy e Bruna Guaceroni. Giane Drumond, do Container com Letras, também participou da programação tratando o assunto numa perspectiva lúdica.

“Durante o mês de março, abordamos essa temática com crianças, adolescentes e jovens. Percebemos a grande necessidade de levar esclarecimentos sobre as diferenças de cometer bullying e brincar com os colegas, e ainda, de mostrar que essa prática não é legal e deve ser tratada com bastante cuidado e seriedade por parte dos professores e diretores”, diz a coordenadora de Núcleos de Educação e Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Cristyany Meireles.

Leia também:

Escola José Lucas Filho recebe palestra da Câmara contra o bullying

Com o objetivo de conscientizar alunos, direção e professores sobre o bullying, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, está percorrendo as escolas da cidade, durante o mês de março, com ações educativas sobre o tema.

Na última quinta-feira (21/03), alunos da Escola Municipal José Lucas Filho, localizada no bairro Fonte Grande, participaram das palestras e atividades propostas pelas psicólogas parceiras do projeto, Andrezza Mazzinghy e Bruna Guaceroni. Giane Drumond, do Container com Letras, também participou da programação abordando o assunto de forma lúdica e divertida.

“Abordar o assunto diretamente com as crianças e jovens é uma das estratégias para combater e prevenir a atuação, já que a violência física e/ou psicológica vem se tornando cada vez mais comum no ambiente escolar. No entanto, o termo tão comum parece não ter o significado claro para todos, por isso, a importância do debate”, afirma Cristyany Meireles, coordenadora geral de Núcleos de Educação e Projetos Especiais da Escola do Legislativo.

A próxima palestra será realizada no dia 28 de março (quinta-feira) na Escola Municipal Coronel Antônio Augusto, que fica no bairro Bernardo Monteiro.

Mérito da Mulher Contagense 2019

Para marcar as celebrações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Contagem realizou, nesta quarta-feira (13/03), a já tradicional solenidade do Mérito da Mulher Contagense. Na ocasião, 21 mulheres de destaque foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados em favor do desenvolvimento do município (Saiba mais…).

Confira as fotos:

« Mais antigas