Category Archives: Galeria de Fotos

AUTISMO É PAUTA DE PALESTRAS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO

Com o objetivo de fazer conhecer as características das pessoas com autismo e promover a acessibilidade e inclusão, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promove ciclo de palestras nas instituições de ensino da cidade. Nesta segunda-feira (15/04), a equipe esteve novamente na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, localizada no bairro Eldorado, para a segunda rodada de atividades com os estudantes, professores e diretores.

Desta vez, as professoras Luciana Cristina e Tayane Melo, parceiras do projeto, utilizaram vídeos, brincadeiras e atividades lúdicas com turmas do 3º e 5º ano, mostrando o que significa esse transtorno do desenvolvimento, quais as dificuldades enfrentadas pelos autistas para se relacionar com outras pessoas e as várias maneiras de ajudá-los. Os alunos puderam aprender a identificar e, principalmente, respeitar as diferenças.

“Acreditamos que, por meio do conhecimento, as crianças poderão compreender melhor a realidade dos autistas e contribuir para que eles se desenvolvam dentro do ambiente escolar. Levar às instituições de ensino um pouco mais de aprendizado sobre o autismo e, claro, tudo que o envolve é apenas uma forma de dizer que a Câmara de Contagem abraça essa causa. Além disso, vale ressaltar que a Casa está sempre aberta ao diálogo com alunos, pais, professores e diretores para debater ideias que proporcionem benefícios aos autistas”, concluiu o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho.

A próxima palestra da Escola do Legislativo sobre o autismo acontecerá no dia 26 de abril, na faculdade UNA, das 19h às 21h, para estudantes dos cursos de pedagogia, psicologia e demais licenciaturas.

Câmara de Contagem inicia ciclo de palestras sobre autismo

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, atualmente, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, mais de dois milhões de pessoas já foram diagnosticadas. Com número crescente, conhecer o tema e debater sobre acessibilidade e inclusão se torna cada vez mais importante.

Durante o mês de conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, percorre as instituições de ensino da cidade ministrando palestras educacionais relacionadas ao assunto. Iniciando a programação nesta segunda-feira (08/04), alunos, professores e diretores da Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca participaram de uma dinâmica com as professoras Luciana Cristina e Sara Camilo, parceiras do projeto.

Estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental puderam compreender melhor o que significa o autismo, quais são as dificuldades que os autistas encontram para se relacionar com outras pessoas e as várias maneiras de ajudá-los. Por meio de vídeos, brincadeiras e atividades lúdicas, eles ainda aprenderam a identificar e, principalmente, respeitar as diferenças.

“Infelizmente, a sociedade não está preparada para a inclusão. Então, a conscientização nas escolas, diretamente com as crianças, mostra que é possível dar uma condição de vida melhor para o autista com o convívio com os demais alunos”, defende a professora Sara Camilo, que hoje coordena o Instituto Educacional Sara Camilo – referência em inclusão em Contagem.

Para o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, abordar temas relevantes como o autismo é de extrema importância, pois “há uma grande necessidade de conscientização por parte do corpo docente e também das próprias crianças que convivem diariamente com colegas autistas. Dessa forma, o conhecimento amplo gera o respeito pela diferença que é determinante para um ambiente saudável e inclusivo”.

A próxima palestra da Escola do Legislativo sobre o tema será no próximo dia 15, segunda-feira, na mesma instituição de ensino.

Autismo

Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são uma condição com a qual uma pessoa precisa conviver ao longo da vida e que afeta a forma como ela se comunica e interage com o mundo. O nível de funções cognitivas e intelectuais de autistas varia bastante, desde um profundo comprometimento destas habilidades até impactos bem mais sutis.

De acordo com a OMS, o autismo se manifesta geralmente antes dos três anos de idade, por meio de um tipo característico de comprometimento do funcionamento regular nas principais áreas de interação: a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação. Os sintomas são dificilmente identificados de forma precoce, atingindo particularmente mais indivíduos do sexo masculino. Seu grau de comprometimento pode ser leve ou mais grave, em que o paciente se mostra incapaz de manter contato interpessoal.

* Por Natália Rosa

Escola do Legislativo encerra campanha contra o bullying

Encerrando o ciclo de palestras sobre o bullying, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, esteve nesta quinta-feira (28/03) na Escola Municipal Coronel Antônio Augusto, que fica no bairro Bernardo Monteiro.

De forma educativa, cerca de 650 alunos puderam conhecer melhor o significado da palavra bullying, tirar dúvidas, relatar episódios já vivenciados e debater situações corriqueiras no ambiente escolar. Além disso, as estratégias para combater e prevenir essa prática, que tem se tornado cada vez mais comum, também foram destacadas.

Para isso, as atividades contaram com a dinâmica das psicólogas parceiras do projeto, Andrezza Mazzinghy e Bruna Guaceroni. Giane Drumond, do Container com Letras, também participou da programação tratando o assunto numa perspectiva lúdica.

“Durante o mês de março, abordamos essa temática com crianças, adolescentes e jovens. Percebemos a grande necessidade de levar esclarecimentos sobre as diferenças de cometer bullying e brincar com os colegas, e ainda, de mostrar que essa prática não é legal e deve ser tratada com bastante cuidado e seriedade por parte dos professores e diretores”, diz a coordenadora de Núcleos de Educação e Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Cristyany Meireles.

Leia também:

Escola José Lucas Filho recebe palestra da Câmara contra o bullying

Com o objetivo de conscientizar alunos, direção e professores sobre o bullying, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, está percorrendo as escolas da cidade, durante o mês de março, com ações educativas sobre o tema.

Na última quinta-feira (21/03), alunos da Escola Municipal José Lucas Filho, localizada no bairro Fonte Grande, participaram das palestras e atividades propostas pelas psicólogas parceiras do projeto, Andrezza Mazzinghy e Bruna Guaceroni. Giane Drumond, do Container com Letras, também participou da programação abordando o assunto de forma lúdica e divertida.

“Abordar o assunto diretamente com as crianças e jovens é uma das estratégias para combater e prevenir a atuação, já que a violência física e/ou psicológica vem se tornando cada vez mais comum no ambiente escolar. No entanto, o termo tão comum parece não ter o significado claro para todos, por isso, a importância do debate”, afirma Cristyany Meireles, coordenadora geral de Núcleos de Educação e Projetos Especiais da Escola do Legislativo.

A próxima palestra será realizada no dia 28 de março (quinta-feira) na Escola Municipal Coronel Antônio Augusto, que fica no bairro Bernardo Monteiro.

Mérito da Mulher Contagense 2019

Para marcar as celebrações do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Contagem realizou, nesta quarta-feira (13/03), a já tradicional solenidade do Mérito da Mulher Contagense. Na ocasião, 21 mulheres de destaque foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados em favor do desenvolvimento do município (Saiba mais…).

Confira as fotos:

Ciclo de palestras sobre Bullying – Escola Municipal Professor Geraldo Basílio

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem realizou, ao longo do mês de março, uma campanha contra o bullying. Foram realizadas palestras em escolas do município com o objetivo de conscientizar alunos, direção e professores sobre o tema. As palestras contaram com a participação do Container com Letras e das psicólogas Andrezza Mazzinghy e Bruna Guaceroni.

 

« Mais antigas