Category Archives: Galeria de Fotos

Câmara promove palestras nas escolas sobre valorização da vida

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre os jovens. Preocupada com essa realidade, a Câmara Municipal de Contagem promove neste mês, por meio de sua Escola do Legislativo, palestras e atividades em instituições de ensino do município voltadas para a valorização da vida. A ação, em parceria com a Una Contagem, é parte da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

A primeira instituição a receber a equipe da Escola do Legislativo e a psicóloga Janaína Borsagli, coordenadora dos cursos de saúde da Una Contagem, foi a Escola Municipal do Bairro Tropical. Nesta quinta-feira (05/09), cerca de 120 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, tiveram uma conversa com a especialista sobre depressão, prevenção ao suicídio e valorização da vida.

De forma bem dinâmica e participativa, a psicóloga falou sobre o Setembro Amarelo e propôs uma reflexão aos estudantes sobre tristeza, depressão e empatia. Além disso, convidou os jovens a observar mais o outro, e simulou como abordar um colega que apresenta tristeza e desânimo, se colocando como instrumento de apoio para aqueles que precisam.

A partir da abordagem, os alunos demonstraram muito interesse e se sentiram confortáveis para fazer perguntas, questionando sobre sinais e sintomas de depressão, como é realizado o tratamento, como buscar ajuda e de que forma pode-se auxiliar alguém que demonstra tristeza e apatia. Eles também quiseram saber sobre problemas relacionados, como bipolaridade e baixa autoestima, além de mencionar a falta de sensibilidade de algumas pessoas para lidar com aqueles que apresentam sintomas de depressão.

Muitos estudantes se emocionaram, choraram e se abraçaram durante a atividade. E foram alertados pela psicóloga: “se nada te anima, se nada te alegra, procure ajuda, porque pode ser depressão”. Diante das manifestações dos jovens, a especialista os confortou: “nós estamos com vocês”.

O professor de ciências Leonardo Barbosa aprovou a atividade, ressaltando que “no mundo atual, se tem faltado inteligência emocional para os adultos, imagina para as crianças e pré-adolescentes, que vivem num mundo marcado pela ansiedade, corrida pela profissão, cobrança nos estudos e desafios dentro da própria casa. Então, é importante terem um profissional para que possam compartilhar suas ansiedades, preocupações e necessidades”, explicou.

Continuidade

De acordo com a psicóloga Janaína Borsagli, é importante tratar o tema entre os jovens e buscar uma abordagem mais contínua. “É uma reflexão que abre portas e possibilidades para continuar esse repensar, ou seja, uma sensibilização inicial de valorização da vida, de projeto de vida, de percepção de que você é importante para o mundo. A partir dessa reflexão, expandimos, com atendimento clínico, com orientação profissional, workshop com professores, pois o preparo e a reflexão não devem ser apenas para o indivíduo, mas para a comunidade em torno dele, que também será impactada”.

Nesse sentido, a especialista ofereceu para a Escola Municipal do Bairro Tropical cinco estagiárias de psicologia da Una, para realizar um atendimento mais individualizado com os estudantes até o final deste ano, além de, junto com a Escola do Legislativo, realizar, ainda neste mês, uma palestra sobre o tema voltada para os professores e outros profissionais da instituição.

Outras escolas receberão o ciclo de palestras ainda em setembro. Na próxima quinta-feira (12/09), será a vez da Escola Municipal Eli Horta Costa receber o projeto. E a previsão é que a equipe da Escola do Legislativo chegue à Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha no dia 26. Mais informações, pelo telefone 3359-8750.

Fotos: Mérito Legislativo

Em comemoração aos 108 anos de emancipação político-administrativa de Contagem, a Câmara Municipal realizou, na última quinta-feira (29/08), a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Legislativo.  Estabelecida pela Lei 1970, de 05 de julho de 1989, a condecoração, neste ano, representou um reconhecimento a 20 personalidades ou instituições que contribuem para o desenvolvimento do município (Leia mais…).

Estudantes conhecem o Legislativo de Contagem no projeto Câmara Aberta

A Escola do Legislativo de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (22/08), no projeto Câmara Aberta, 50 alunos do 3o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, localizada no bairro Darcy Ribeiro.

Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a estrutura da Câmara, incluindo a presidência, alguns gabinetes e o plenário. Além disso, conversaram com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho; assistiram palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz sobre política, poder legislativo e papel do vereador; e simularam a votação de um projeto de lei em plenário.

De forma descontraída, o vereador destacou que a intenção da Câmara em receber os estudantes é “ajudar na sua formação política e cidadã, mostrando a importância de se conhecer onde e como são definidas as regras do município que afetam o dia a dia de todos. É necessário que conheçam de política, seus direitos e deveres, para se tornarem cidadãos mais conscientes e prontos para serem bons profissionais e bons políticos no futuro”, explicou Carvalho.

A professora Marcia Franco, que acompanhou os estudantes na visita, relatou que a atividade compõe um programa da instituição de ensino, que trabalha a cidade, com seu patrimônio cultural, sua história, o Poder Legislativo, além do papel do vereador e do prefeito.

“O objetivo foi mostrar para eles tudo isso que trabalhamos em sala de aula. É importante eles saberem que aqui (Câmara) é a casa deles, é onde são tomadas as decisões que afetam sua vida, e que, quando precisarem de alguma coisa para o bairro onde moram, o Darcy Ribeiro, eles podem recorrer aos vereadores”, concluiu a educadora.

Para saber mais sobre o projeto Câmara Aberta e sobre a visita à sede do Legislativo Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3359-8750.

Ação Social da Ouvidoria na Praça do Divino

Em mais uma ação social de sucesso, a Ouvidoria Cidadã da Câmara esteve na Praça do Divino, Regional Ressaca, durante toda a manhã do último sábado (17/08). Segundo a Guarda Civil de Contagem, pelo menos 800 pessoas circularam pelo evento. Quem passou pelo local pode aproveitar uma série de atrações culturais e serviços oferecidos pela Câmara e parceiros do evento. Confira as fotos:

 

Cmauf na Câmara

A Tribuna Livre dessa semana na Câmara Municipal de Contagem foi ocupada pela senhora Maria José Mendes Estevão, gerente do Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (Cmauf). O Centro é ligado à Superintendência de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O objetivo da vinda das integrantes do Cmauf foi promover, na porta de entrada do prédio da Câmara, a orientação e a distribuição de mudas de plantas medicinais que são produzidas e cultivadas no espaço destinado do Cmauf.

A equipe, que também entregou uma cartilha de plantas medicinais produzidas pelo Cmauf, trouxe especialmente plantas que são importantes para a saúde do homem, como a Bertalha, em razão do Dia dos Pais, comemorado no último domingo (11/08).

Veja as fotos (Créditos: Anderson Pena).

Audiência Pública sobre Vilas de Contagem

A remoção de centenas de famílias de diversas vilas de Contagem para a realização de obras de contenção de enchentes e remoção de áreas de risco gera, há pelo menos uma década, diversos transtornos para os moradores. Por isso, a Comissão Externa de Participação Popular (CEPP) da Câmara realizou, na noite dessa quarta-feira (26/06), no plenário da Casa, uma audiência pública com intuito de debater e encaminhar providências sobre as reivindicações das Vilas de Contagem e seus moradores. Confira as fotos:

Fotos: Plenária Especial Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas

A Câmara Municipal de Contagem realizou, nesta terça-feira (25/06), uma plenária temática, em função da Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas, celebrada entre os dias 19 e 26 de junho. Na ocasião, foi apresentado o Plano Intersetorial de Política sobre Álcool e outras Drogas, e a Câmara recebeu o selo de entidade parceira na prevenção e combate às drogas em Contagem. Saiba mais…

Confira as fotos:

Fotos: Títulos de Honra – 06 de junho de 2019

A Câmara Municipal de Contagem homenageou pessoas e instituições que ganharam destaque pelos serviços relevantes desempenhados em prol do município.  A entrega de títulos de Cidadania Honorária e diplomas de Mérito Desportivo e Honra ao Mérito aconteceu na noite desta quinta-feira (06/06), no plenário da Casa. Saiba mais.

Confira as fotos:

Ouvidoria Cidadã – Ação Social no Industrial

A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem esteve, na manhã do último sábado (25/05), no CSU Amazonas, Regional Industrial, registrando as demandas da população e oferecendo diversos serviços gratuitos, em uma grande ação social. (Saiba mais…)

Confira a galeria de fotos do evento:

Visita do Colégio São Judas e da E.M. Cel. Antônio Augusto

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (23/05), a visita de aproximadamente 80 alunos do ensino fundamental do Colégio São Judas Tadeu e 14 estudantes do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Cel. Antônio Augusto Diniz Costa. Participando do projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo, os jovens conheceram as instalações da sede do Legislativo Municipal, assistiram palestra sobre política e simularam uma reunião plenária.

Turmas da manhã:

Turmas da tarde:

« Mais antigas