Category Archives: Escola do Legislativo

Câmara de Contagem encerra projeto Super Aulão para o Enem 2019

A contagem regressiva para o Enem 2019 já começou. No próximo domingo, dia 3 de novembro, estudantes de todo Brasil vão realizar a prova que pode traçar o futuro rumo à universidade. Priorizando a educação, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem realizou, durante todo o mês de outubro, seis edições do Super Aulão Solidário de Redação e Gramática.

Encerrando o ciclo de aulas, nesta quarta-feira (30/10), mais de 300 estudantes da Funec Inconfidentes e da Funec Riacho participaram da aula ministrada pela professora Ludmila Noventa (Pré Absoluto), no auditório da Funec Inconfidentes.

Os estudantes recapitularam pontos importantes aprendidos durante todo o ensino médio, aprenderam mais sobre língua e linguagem e tiveram acesso às várias sugestões de possíveis temas da redação. Além disso, a especialista tirou algumas dúvidas dos alunos e deu dicas importantes para não errar na construção do texto.

Djully Garcia, aluna do terceiro ano da Funec Inconfidentes, avalia o Super Aulão como um incentivo extra. “Essa iniciativa é muito interessante, pois podemos reforçar tudo aquilo que foi estudado aqui na Funec, durante todos esses anos. É um reforço para que os alunos possam chegar na hora da prova e conseguir realmente o que têm buscado. Nós temos professores muito bem preparados e que nos incentivam muito, porém essa ação é extremamente válida pelo fato de poder tirar as dúvidas na reta final”.

Atento às demandas da educação, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho, fez questão de desejar pessoalmente boa prova aos alunos. “Sempre nos preocupamos em ir além dos muros da Casa. A Câmara precisa estar presente no dia a dia das pessoas, de todas as maneiras possíveis, e esta é uma oportunidade única de cumprirmos nosso papel social. Aproveito para desejar que façam uma excelente redação e que todo conteúdo abordado aqui seja de grande relevância”, destaca o parlamentar.

Super Aulão

O Super Aulão Solidário para o Enem está em seu terceiro ano e já atendeu mais de três mil estudantes de Contagem. Apenas neste ano, mais de 10 escolas públicas e particulares puderam participar das aulas de redação e gramática. A Escola do Legislativo contou com parceiros importantes como a professora Flávia Rita, a Faculdade Única, a Faculdade UNA, o curso preparatório Pro Labore, representado pela professora Ludmila Noventa, e o curso Pré Absoluto, representado pelo professor Willy Gonçalves.

Na avaliação da coordenadora da Escola do Legislativo, Cristyany Meireles, o projeto em 2019 superou as expectativas. “O Aulão foi muito bem aceito pelas escolas e, principalmente, pelos alunos. Reunimos um público maior que o esperado e conseguimos cumprir nossa função de propor atividades que contribuam com o cidadão contagense. E, em especial, nesse caso, com os estudantes do nosso município. Estamos com a sensação de dever cumprido”, reforça.

Fruto da gestão criativa e incentivadora do presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho, o Super Aulão foi premiado em 2017 no ‘Cidades Inteligentes’ – Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. A Escola do Legislativo recebeu o prêmio na categoria Educação.

O Aulão Solidário para o Enem foi escolhido entre os mais de 100 projetos inscritos no congresso por uma comissão composta por instituições de ensino superior, entidades e associações de municípios de todo o Estado de Minas Gerais.

“A atual gestão da Câmara tem feito um esforço muito grande para estar mais perto da população e a Escola do Legislativo cumpre bem essa função, nos projetos de educação, ajudando na formação para o Enem, mas também na formação cidadã”, conclui o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho.

* Por Natália Rosa.

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo o Super Aulão Solidário para o Enem 2019. As dicas do professor Willy Gonçalves foram úteis, segundo Ana, e vão dar mais segurança no momento da redação. “Gostei de saber sobre os conectivos, que ajudam a dar coesão e sentido ao texto”, disse.

Assim aconteceu também com os outros quase cinqüenta alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Funec Inconfidentes, onde foi realizada, na manhã dessa sexta-feira (25/10), a quinta edição do Super Aulão para o Enem 2019, um projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem.

Assim como nos outros aulões, o professor deu dicas gramaticais e também sobre a estrutura textual e as exigências da tão temida redação do Enem. Além disso, Willy abordou dezenas de assuntos que, pela relevância na atualidade, podem ser o tema da redação deste ano.

E fechando com chave de ouro o ciclo de aulões deste ano, na próxima quarta-feira (30/10), a Escola do Legislativo volta à Funec Inconfidentes, quando mais turmas poderão se preparar para a redação do Enem com as dicas do professor Willy.

Para mais informações: 3359-8750.

Estudantes de Contagem participam do Super Aulão para o Enem 2019

O auditório da Faculdade Una Contagem, nesta quarta-feira (23/10), foi palco para mais uma edição do Super Aulão para o Enem 2019. O projeto é realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem, em parceria com o curso preparatório Pro Labore.

Com uma linguagem jovem e didática, a professora Ludmila Noventa ministrou uma aula de redação e gramática para mais de 200 alunos do Colégio Santa Maria e da Escola Estadual Padre Camargos.

A especialista abordou os tipos de linguagem, fonética, coerência, coesão e gramática. Algumas dicas importantes para o texto também foram amplamente ressaltadas, como: nunca usar gírias, ser imparcial, frases claras e objetivas, pontuação adequada, uso de títulos e a utilização do tempo verbal.

Num segundo momento, Ludmila traz explicações sobre a estrutura das redações e sugere algumas possibilidades de temas que podem ser cobrados este ano. A professora explica que, após delimitar o tema, é preciso elaborar as ideias, contextualizar o assunto e, posteriormente, colocar de forma correta no papel, obedecendo à composição básica de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ludmila Noventa elogiou a iniciativa da Câmara, destacando que a atividade reforça os conhecimentos já adquiridos pelos alunos em anos letivos anteriores e traz um recorte diferenciado. “A educação é um privilegio e nós precisamos escolarizar os alunos. Acredito que eles precisam realizar o Enem para que estejam engajados na educação, pois assim é a única forma de salvar a sociedade”, explicou a professora.

“Fiquei muito feliz quando cheguei e vi o auditório lotado, estudantes participativos e super atentos. Fico muito satisfeita em participar desse projeto. É fantástico ver essa juventude correndo atrás dos estudos, pois é isso que garante o futuro e a participação cidadã dessa geração,” completou.

Próximas atividades

Dando sequência às atividades, no dia 24/10 (quinta-feira), a Escola do Legislativo realizará, em parceria com o Pré Absoluto, mais uma edição do Super Aulão Solidário para o Enem 2019, no auditório do Centec. Para mais informações: 3359-8750.

* Por Natália Rosa.

Câmara realiza manhã de conscientização sobre o câncer de mama

Como parte das ações do Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Escola do Legislativo de Contagem realiza, na próxima quinta-feira (17/10), às 09 horas, no plenário da Câmara, uma edição especial do projeto “Mexa-se e tenha um dia mais produtivo”.

Realizado quinzenalmente, o “Mexa-se” tem como objetivo promover a prática de atividades físicas e incentivar o hábito da alimentação saudável. Nesta edição, aberta ao público, após a sessão de alongamentos e ginástica laboral com os professores Weslley Oliveira e Felipe Domingos (Academia XtremeFit), haverá bate-papo com o ginecologista e obstetra Dr. Wilton Braga de Oliveira Júnior sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do autoexame.

Mais informações, pelo telefone 3359-8750.

Escolas de Contagem participam do Super Aulão 2019

“Quer lacrar no ENEM? Vem de Super Aulão, vem!” Com esse slogan, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem lançou, neste mês, a campanha do Super Aulão Solidário para o ENEM 2019.

Parte da programação, nesta sexta-feira (11/10), cerca de 250 alunos dos colégios Crescer e São Judas Tadeu e da Escola Estadual Professora Maria Coutinho participaram de mais um aulão de redação e gramática, ministrado pela professora Flávia Rita, no auditório da Faculdade UNA Contagem. Mais de 300 estudantes já haviam participado na última sexta-feira (04/10).

Preparando a turma para a prova, a especialista cita alguns assuntos como possíveis temas para a redação do Enem; reforça a importância das pesquisas sobre temas atuais e fontes seguras; destaca a necessidade de ser imparcial no texto e ainda alerta para a estrutura das redações. Durante toda a aula, Flávia cita também exemplos que permitem que os estudantes entendam de forma dinâmica e objetiva os principais pontos que a prova exigirá.

Gisele Alcântara, coordenadora do Colégio Crescer, parabenizou a ação promovida pelo Legislativo de Contagem. “Eu acho que o projeto foi muito assertivo. Gostei demais de participar, estou muito satisfeita e quero participar das próximas edições. Acredito que os meninos vão sair daqui com outra visão sobre as provas de redação do ENEM”, disse a educadora.

“Tiro o chapéu para uma iniciativa bacana como essa. Eu acho que a Câmara de Contagem está mostrando que é possível fazer uma política valorosa, exatamente o que está faltando em nosso país”, completou.

Para o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, a atividade é uma ferramenta de extrema importância para os alunos. “Nosso objetivo é criar mais uma condição para que vocês possam realizar o ENEM e obter sucesso. Além disso, a gente luta para que vocês, jovens, possam olhar para a política de forma diferente. Muitos aqui serão médicos, advogados, mas eu espero que dessa turma saiam bons políticos que estejam dispostos a contribuir para melhorar nossa cidade”, disse o parlamentar durante a abertura do evento.

Próximas atividades

Dando sequência às atividades, no dia 21/10 (segunda-feira), a Escola do Legislativo realizará, em parceria com o Pré Absoluto, mais uma edição do Super Aulão Solidário para o Enem 2019, no auditório da Faculdade Única.

Para mais informações: 3359-8750.

* Por Natália Rosa.

Projeto Câmara Aberta recebe alunos do Colégio Santa Maria

“É desde cedo que plantamos a sementinha para a cidadania”. Com essa frase, a professora Glaucineia Patrícia dos Anjos, do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Contagem, resumiu a visita de 62 alunos da instituição à Câmara Municipal de Contagem nesta quarta-feira (28/08). O projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo, tem justamente este objetivo – contribuir para a formação cidadã e política dos jovens estudantes contagenses.

Nesse sentido, os estudantes do quinto ano tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Legislativo municipal, visitando sua presidência e conversando com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho. E, em plenário, assistiram palestra sobre política, democracia, o papel do vereador e o processo legislativo, além de participarem de simulação da votação de um projeto de lei.

Dirigindo-se aos jovens, Daniel Carvalho ressaltou que o objetivo de abrir as portas da Câmara para o estudante é ajudar a despertar sua consciência política. “Vocês têm sido preparados para ser profissionais competentes, mas queremos contribuir para que sejam também cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de sua responsabilidade na construção de uma sociedade melhor. Despertando seu interesse na política, vamos fazer com que vocês tomem melhores decisões e, quem sabe no futuro, sejam bons políticos”.

Muito interessados, os estudantes participaram ativamente das atividades, e fizeram perguntas ao presidente sobre seu trabalho, e sobre questões de segurança pública, educação, saúde e lazer. Em plenário, procuraram saber sobre o trabalho dos vereadores e debateram acaloradamente um projeto fictício de educação, que acabou sendo aprovado pelos vereadores mirins.

“Trouxemos nossos alunos à Câmara para que eles tenham uma vivência da política e aprendam um pouco mais sobre cidadania. Faz parte de um projeto de conscientização sobre meio ambiente, patrimônio histórico e cultural e política. A partir disso, eles começam a perceber a importância de conhecer seus direitos e deveres e de participar ativamente no cuidado com o bem comum, que é o início do caminho para a cidadania”, concluiu a professora.

Para saber mais sobre o projeto Câmara Aberta e sobre a visita à sede do Legislativo Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3359-8750.

Estudantes conhecem o Legislativo de Contagem no projeto Câmara Aberta

A Escola do Legislativo de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (22/08), no projeto Câmara Aberta, 50 alunos do 3o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, localizada no bairro Darcy Ribeiro.

Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a estrutura da Câmara, incluindo a presidência, alguns gabinetes e o plenário. Além disso, conversaram com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho; assistiram palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz sobre política, poder legislativo e papel do vereador; e simularam a votação de um projeto de lei em plenário.

De forma descontraída, o vereador destacou que a intenção da Câmara em receber os estudantes é “ajudar na sua formação política e cidadã, mostrando a importância de se conhecer onde e como são definidas as regras do município que afetam o dia a dia de todos. É necessário que conheçam de política, seus direitos e deveres, para se tornarem cidadãos mais conscientes e prontos para serem bons profissionais e bons políticos no futuro”, explicou Carvalho.

A professora Marcia Franco, que acompanhou os estudantes na visita, relatou que a atividade compõe um programa da instituição de ensino, que trabalha a cidade, com seu patrimônio cultural, sua história, o Poder Legislativo, além do papel do vereador e do prefeito.

“O objetivo foi mostrar para eles tudo isso que trabalhamos em sala de aula. É importante eles saberem que aqui (Câmara) é a casa deles, é onde são tomadas as decisões que afetam sua vida, e que, quando precisarem de alguma coisa para o bairro onde moram, o Darcy Ribeiro, eles podem recorrer aos vereadores”, concluiu a educadora.

Para saber mais sobre o projeto Câmara Aberta e sobre a visita à sede do Legislativo Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3359-8750.

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato e Fechamento de Contas

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é administração pública. Além das limitações impostas pela legislação eleitoral, uma questão que preocupa os agentes políticos é o correto fechamento das contas em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desta forma, a Escola do Legislativo de Contagem trouxe para o plenário da Câmara Municipal de Contagem, nesta segunda-feira (17/06), o Fórum Mineiro Encerramento de Mandato e Fechamento de Contas, em parceria com a Brasil Master, instituição educacional responsável pelo conteúdo pedagógico e emissão de certificado aos participantes.

Durante todo o dia, servidores e interessados pela administração pública tiveram uma palestra com a professora Lucy Fátima de Assis Freitas, membro do Conselho Federal de Contabilidade, coordenadora do curso de Contabilidade Pública da PUC Minas e servidora do município de Belo Horizonte, onde exerceu a função de contadora-geral por mais de dez anos.

A abertura do Fórum foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV) que, além de dar as boas-vindas aos participantes, falou sobre os projetos e êxitos alcançados pelas ações da Escola do Legislativo.

Entre servidores da Câmara, da Prefeitura e também de outras cidades, a servidora da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ribeirão das Neves, Elaine Drumond, participou do curso e aproveitou para tirar dúvidas com a palestrante.

“Já conhecia a Lucy de outras palestras, ela tem um conhecimento incrível sobre o assunto. Como há regras em constante mudança no Tribunal de Contas e a Lucy está sempre atualizada, essa oportunidade sem dúvida vai contribuir e muito para o meu trabalho”, disse.

 

Câmara recebe Fórum Mineiro Encerramento de Mandato e Fechamento de Contas

A Câmara Municipal de Contagem realiza, em parceria com a Brasil Master, na próxima segunda-feira (17/06), das 08h às 17h, o Fórum Mineiro Encerramento de Mandato e Fechamento de Contas.

O objetivo é capacitar o agente político e o poder público para a correta gestão orçamentária, além do fechamento e aprovação das contas públicas em 2020, respeitando os limites constitucionais e evitando atos de improbidade administrativa. Para isso, serão oito horas/aula de conteúdos como contextualização, fluxo orçamentário, gestão de créditos, despesas orçamentárias, limites constitucionais de gastos e fechamento de contas.

O Fórum será ministrado pela especialista em Finanças Públicas Lucy Fátima de Assis Freitas, mestre em Ciências Contábeis, membro do Conselho Federal de Contabilidade, coordenadora do Curso de Contabilidade Pública da PUC Minas e servidora do município de Belo Horizonte na função de contadora geral por mais de 10 anos.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo telefone da Escola do Legislativo: (31) 3359-8750. A participação no Fórum Mineiro Encerramento de Mandato e Fechamento de Contas será atestada por certificado emitido pelo Brasil Master.

Escola do Legislativo de Contagem segue com o projeto Câmara Aberta

O projeto Câmara Aberta da Escola do Legislativo continua abrindo as portas da Câmara Municipal de Contagem para crianças e jovens do município. Nesta quinta-feira (23/05), duas escolas de Contagem foram recebidas na Presidência e no Plenário da Casa, onde os alunos tiveram uma palestra e uma conversa com o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV).

O colégio São Judas Tadeu trouxe os alunos do terceiro ano do ensino fundamental, e a escola Municipal Coronel Antônio Augusto veio com 14 alunos do sexto, sétimo e oitavo anos que formam o Grêmio Estudantil da Escola.

Depois de visitarem as dependências da Câmara, na presidência os alunos ouviram Daniel Carvalho, que falou especialmente sobre a importância do conhecimento da política para a transformação da realidade da cidade e do país. Usando exemplos práticos sobre leis municipais, ele buscou mostrar qual é a atuação da Câmara e a sua influência no dia a dia da cidade e das pessoas.

Já no plenário, o procurador-adjunto da Câmara, Rodrigo Diniz, abordou de forma resumida assuntos como a organização do Estado e seus três poderes e o funcionamento da Casa, dos processos Legislativos e suas características. Por fim, os alunos simularam uma votação e puderam ver na prática uma parte importante das Reuniões Ordinárias dos vereadores.

Para a vice-diretora da Escola Municipal Coronel Antônio Augusto, Rosiane Lacerda, a experiência foi muito enriquecedora para os alunos. “Às vezes, a Câmara parece um lugar tão longe para a população, tão distante. Mas projetos como o Câmara Aberta aproxima as pessoas e traz a realidade da política. Com certeza, valeu muito a pena a visita”, disse.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do encontro. 

« Mais antigas