A equipe de doze seguranças da Câmara Municipal de Contagem iniciou, na manhã desta segunda-feira, 5 de março, o curso de qualificação ministrado por professores da Polícia Militar de Minas Gerais, da Guarda Civil de Contagem (GCC) e da Defesa Civil, em atendimento à determinação da Portaria 003/2017, que estabelece normas de segurança na Câmara Municipal de Contagem.
Ao lado dos corregedores da Guarda Civil, Alexandre Martins da Costa, e da Câmara Municipal, Cristyany Meireles, o comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio, recepcionou a turma, agradeceu a confiança e recomendou a todos: “nós temos que mostrar nosso valor, mostrar quem nós somos para depois sentarmos à mesa e reivindicar. É isso o que temos feito aqui na Guarda Civil de Contagem, buscado melhorar cada dia mais”.
Levi Sampaio acrescentou que são muitos os problemas a serem enfrentados diariamente, “trazidos por quem está no trabalho de ponta e reivindica condições de trabalho a toda hora. São problemas que temos que enfrentar no dia a dia. Digo isso para que entendam o valor e a importância que os senhores têm, e que podem atingir um patamar ainda mais alto em suas carreiras. Isso só depende dos senhores, única e exclusivamente”.
Após agradecer e parabenizar a todos pela disposição em participar deste curso, certo de que sairão de lá com outra mentalidade e com a cidade sabendo que na Câmara Municipal a segurança está cada dia maior, ele passou as palavras aos diretores GCC Fabrício e GCC Jefferson, que também recepcionaram a equipe e se colocaram à disposição da mesma.
As aulas vão acontecer sempre no QG da Guarda Civil até dia 12 deste mês e, entre as disciplinas programadas para o curso, estão prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, conhecimentos básicos de Direito, imobilização tática, algemação e uso da tonfa, e utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo. As 48 horas/aula têm por objetivo preparar agentes para o bom atendimento ao público, a segurança pessoal e do público que frequenta a sede do Legislativo Municipal.
* Por Fleury Rosa
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...