ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Ouvidoria da Câmara escuta as demandas da população na Feira do Eldorado

5 de março, por lorena.carazza

Além de contar com diversos canais de comunicação – e-mail, telefone, site e atendimentos presenciais na Câmara – a Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem tem realizado, desde o último ano, uma série de ações externas para estar mais perto da população, como atendimento itinerante em cada regional de Contagem e grandes eventos oferecendo serviços gratuitos para a comunidade.

E seguindo o planejamento para o ano de 2018, na busca da maior aproximação do Legislativo com o cidadão contagense, a Ouvidoria Cidadã fez uma ação itinerante na Feira do Eldorado, na manhã do último sábado (03/03). Esta foi a primeira iniciativa da “Ouvidoria na Feira”, que será realizada em todos os primeiros sábados de cada mês, até dezembro.

A equipe da Câmara registrou, na ocasião, as manifestações da população que passava pela feira e também dos próprios expositores. Foram colhidas dezenas de reclamações, demandas, elogios e sugestões, que serão encaminhados pela Ouvidoria para os órgãos competentes.

Segundo a ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz, a ação itinerante na feira foi proveitosa, uma vez que as manifestações recebidas foram diversas, tanto com relação ao tipo de demanda, quanto à localidade dos cidadãos atendidos. “Realizamos atendimentos de pessoas do Eldorado, mas também de Nova Contagem, Água Branca, Xangri-lá, Centro, Colorado, Novo Eldorado, Santa Cruz, entre outros”, explica.

A maioria das reclamações foram ligadas à própria Feira de Artesanato do Eldorado. Da parte dos frequentadores, a maior demanda era para a volta da feira aos domingos, que foi extinta há alguns meses por determinação da Prefeitura. Já por parte dos feirantes, a grande reclamação era a licitação à qual os expositores terão de se submeter para a garantia da continuidade na feira.

Este é o caso de Eva de Lourdes Martins, de 77 anos, expositora da feira do Eldorado desde 1989. “Esta licitação está preocupando todo mundo”, explica, receosa de que sua renda complementar seja tirada. Viúva, sem irmãos e com dois filhos que moram longe, Eva diz precisar da renda proveniente da feira para completar seu orçamento.

Madalena Calixto vende roupas na feira há 22 anos e compartilha a mesma preocupação de sua colega, Eva. “Eu quero agradecer à Câmara por estar fazendo este trabalho tão importante.  A gente costuma ver os políticos aqui em época de eleição, e é bom ver que depois do voto eles continuam se preocupando com a gente”, disse, parabenizando o trabalho da Ouvidoria Cidadã.

Outras reclamações foram referentes a trânsito, Copasa, IPTU, solicitação de capina, necessidade de taxis adaptados para portadores de mobilidade reduzida etc. “Pretendemos dar as respostas aos cidadãos o mais rápido possível”, afirmou Gabriela.

A próxima ação da Ouvidoria Cidadã na Feira de Artesanato do Eldorado vai ser no dia 07 de abril, das 9h às 12h. Para fazer alguma sugestão, reclamação ou elogio, entre em contato com algum dos canais de comunicação.

Contatos da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem:

  • Disque Ouvidoria: (31) 3359-8702
  • Site: http://ouvidoria.cmc.mg.gov.br
  • Email: ouvidoria@cmc.mg.gov.br
  • Carta Postal: Endereçar à Câmara Municipal de Contagem/Ouvidoria – Praça São Gonçalo, nº 18, Centro – Contagem/MG, CEP: 32017-170
  • Pessoalmente, na Câmara Municipal de Contagem

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem