ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara Municipal de Contagem recebe estudantes do NEFC

12 de abril, por Leandro Perché

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promoveu, na manhã desta quinta-feira, 12 de abril, a visita técnica dos estudantes do 6º ao 9º ano do Núcleo Educacional Francisca Campos (NEFC), do bairro Três Barras, na região da Sede. Os alunos foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), e conheceram as instalações da Câmara Municipal, além de se informarem sobre o trabalho dos vereadores e como funcionam as votações de projetos de lei no Plenário Vereador José Custódio.

Na recepção das turmas, Daniel Carvalho desejou boas vindas aos visitantes no gabinete da presidência e ressaltou que é necessário buscar informações sobre o sistema político. “Entender sobre política e a função do cidadão na sociedade é tão importante quanto aprender sobre matemática. E através da Escola do Legislativo vocês, futuros eleitores, aprendem seu papel como cidadão na sociedade e se conscientizam sobre a política e o Poder Legislativo”, explicou.

Carvalho afirmou que, assim como ele, os estudantes podem ser vereadores e até prefeitos quando crescerem. “O debate sobre cidadania começa na escola, por isso buscamos promover a inserção dos jovens no âmbito político. A nossa iniciativa é nova, mas sempre existiu essa intenção de tornar mais transparente, também entre os estudantes, o que acontece dentro da Câmara”, complementou o presidente.

Estudantes simulam votação de Projeto de Lei

Após visitar as dependências da Casa, os alunos assistiram a uma palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz, que explicou sobre os três poderes constituídos na República (Executivo, Judiciário e Legislativo) no âmbito municipal, estadual e federal. Além disso, Diniz falou sobre as funções dos vereadores que são: legislar, fiscalizar, administrar e julgar e ainda explicou como funciona a tramitação de uma lei no Legislativo de Contagem.

Em seguida, vinte e um estudantes foram escolhidos para participar da simulação de uma reunião plenária, na qual os alunos assumiram o papel dos vereadores para discutir, votar e aprovar um Projeto de Lei fictício.

* Por Xavana Horta

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem