A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promoveu, na manhã desta quinta-feira, 12 de abril, a visita técnica dos estudantes do 6º ao 9º ano do Núcleo Educacional Francisca Campos (NEFC), do bairro Três Barras, na região da Sede. Os alunos foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), e conheceram as instalações da Câmara Municipal, além de se informarem sobre o trabalho dos vereadores e como funcionam as votações de projetos de lei no Plenário Vereador José Custódio.
Na recepção das turmas, Daniel Carvalho desejou boas vindas aos visitantes no gabinete da presidência e ressaltou que é necessário buscar informações sobre o sistema político. “Entender sobre política e a função do cidadão na sociedade é tão importante quanto aprender sobre matemática. E através da Escola do Legislativo vocês, futuros eleitores, aprendem seu papel como cidadão na sociedade e se conscientizam sobre a política e o Poder Legislativo”, explicou.
Carvalho afirmou que, assim como ele, os estudantes podem ser vereadores e até prefeitos quando crescerem. “O debate sobre cidadania começa na escola, por isso buscamos promover a inserção dos jovens no âmbito político. A nossa iniciativa é nova, mas sempre existiu essa intenção de tornar mais transparente, também entre os estudantes, o que acontece dentro da Câmara”, complementou o presidente.
Estudantes simulam votação de Projeto de Lei
Após visitar as dependências da Casa, os alunos assistiram a uma palestra do procurador legislativo Rodrigo Diniz, que explicou sobre os três poderes constituídos na República (Executivo, Judiciário e Legislativo) no âmbito municipal, estadual e federal. Além disso, Diniz falou sobre as funções dos vereadores que são: legislar, fiscalizar, administrar e julgar e ainda explicou como funciona a tramitação de uma lei no Legislativo de Contagem.
Em seguida, vinte e um estudantes foram escolhidos para participar da simulação de uma reunião plenária, na qual os alunos assumiram o papel dos vereadores para discutir, votar e aprovar um Projeto de Lei fictício.
* Por Xavana Horta
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...