ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Decreto da Prefeitura regulamenta atividades de foodtruck em Contagem

20 de abril de 2018, por Leandro Perché

A regulamentação teve início a partir de um requerimento apresentado pelo vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

A Prefeitura de Contagem publicou, no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (18), o Decreto 478/2018, que estabelece uma série de normas para a comercialização de alimentos em logradouro público em veículos automotores na modalidade foodtruck. Trata-se de uma tendência em crescimento nos últimos anos no Brasil, em utilizar vans e outros veículos utilitários como verdadeiros “restaurantes sobre rodas”, vendendo alimentos mais sofisticados a preços mais acessíveis.

A iniciativa pela regulamentação partiu de um requerimento apresentado na Câmara em outubro de 2017 pelo vereador Dr. Wellington Ortopedista e aprovado por todos os vereadores. Com base nesse documento, encaminhado para a Prefeitura de Contagem, o Executivo apresentou o Projeto de Lei Complementar 29/2017, aprovado em dezembro pelos vereadores, acrescentando a atividade de foodtruck ao Código de Posturas do Município e determinando que um decreto regulamentaria a modalidade.

Em mensagem que acompanhou o PLC na época, o prefeito Alex de Freitas (PSDB) destacou que as alterações promovidas pela matéria objetivaram adequar a legislação municipal à comercialização de alimentos em veículo automotor utilitário com 1000 kg ou superior, na modalidade foodtruck; e atribuiu a iniciativa ao requerimento do vereador. “Além do aprimoramento na legislação municipal, há de ressaltar que a regulamentação proposta resultará em aumento da arrecadação municipal e melhor uso do espaço público do município”, explicou.

Com a publicação do decreto, o licenciado para exercer essa atividade passa a ter que seguir uma série de normas e padrões voltados para as melhores práticas de higiene, limpeza e segurança na comercialização de alimentos em veículos automotores. Isso, sem ferir as normas já estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem