ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem lamentam morte de servidora da Câmara

23 de maio de 2018, por Leandro Perché

A reunião plenária da Câmara Municipal de Contagem desta terça-feira (22/05) foi marcada por comoção por causa da morte da servidora Ludimila Leandro Braga, secretária do gabinete do vereador Jerson Braga Maia – Caxicó (PPS), que foi assassinada no dia 16 de maio em seu local de trabalho. A vereadora Glória da Aposentadoria (PRB) utilizou a tribuna para lamentar a morte e pedir mais ações para prevenir casos de violência contra a mulher.

“Como presidente da Comissão Externa de Combate a Violência Doméstica Contra a Mulher, eu não poderia deixar de expressar a minha consternação pelo falecimento da Ludimila. Temos que coibir o feminicídio e, para isso, é fundamental conhecer suas características, para assim executar ações de prevenção, porque esse tipo de crime não pode ser ignorado. Só a luta e a mobilização de todas farão com que cada vez mais mulheres denunciem”, afirmou Glória.

Em aparte, a vereadora Silvinha Dudu (PCdoB) destacou que a legislação não tem sido suficiente para reduzir a violência contra a mulher, e citou que,  só na última semana, foram noticiados cinco casos. “Essa morte tão violenta me faz pensar, até quando as mulheres vão ser reféns da violência? O ser humano perdeu o amor ao próximo e essa violência, infelizmente, acontece em diversos locais, mas o fato que aconteceu aqui na Casa nos marcou. No velório, eu pude ver a tristeza nos olhos de cada um dos vereadores e funcionários presentes e isso foi muito doloroso”, contou.

Arnaldo de Oliveira (PTB) se solidarizou com Caxicó, criticou a cultura do machismo e sua exposição na mídia, e destacou a importância da discussão iniciada por Glória, falando sobre a força da mulher. “As mulheres são 52% da população e aqui na Câmara elas são representadas por apenas duas heroínas, que lutam pela cidade. As contagenses e seus filhos agradecem, então, continuem trabalhando, Glória e Silvinha, em defesa das mulheres”. Arnaldo terminou dizendo que “se se ama, não se mata”, frase usada nos anos 80 quando casos de feminicídio aconteceram em Belo Horizonte.

Repúdio à violência contra a mulher

Glória recebeu flores do comerciante João do Panda em nome das mulheres da Câmara

Em todos os pronunciamentos feitos no decorrer do grande expediente, foi enaltecida a aversão aos crimes que são cometidos contra as mulheres. O vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) pediu mais tolerância ao ser humano e salientou que “o amanhã não pertence a nós e sim a Deus”. Por sua vez, o vereador João Bosco New Texas (PMN) repercutiu o momento de oração que foi realizado na Casa no dia 18 de maio. Ele pediu paz na Câmara, na cidade e para todos os cidadãos de Contagem.

Alex Chiodi (SD) ressaltou que a mulher não pode ser punida simplesmente por ter nascido mulher e por não querer mais um relacionamento amoroso com alguém. Ao término da fala de Chiodi, o vereador Caxicó (PPS) pediu a palavra para agradecer o apoio recebido por todos da Câmara. “Obrigado a todos que prestaram solidariedade à Ludimila. Senti que todos fizeram por amizade e não por obrigação. Ela entrou na Câmara como estagiária e era muito elogiada por todos ao seu redor. Foi como perder uma filha para mim, então, agradeço a todos pelo apoio, à Prefeitura e também ao pai dela, o senhor Leandro”, disse.

O vereador Rogério Marreco (PCdoB) aproveitou a oportunidade para manifestar sua indignação com os usuários das redes sociais que compartilharam a imagem de Ludimila após ser assassinada. “A pessoa que vazou as fotos não teve respeito com a família dela, porque a imagem estava online pouco tempo depois do ocorrido. Foi um desrespeito total”, finalizou encerrando o debate.

* Por Xavana Horta

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem