O último sábado (07/07) foi dia de mais uma ação da Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem na Feira do Eldorado. Durante toda a manhã, a van da Ouvidoria ficou à disposição da população para registrar reclamações, sugestões, críticas e elogios sobre as mais diversas áreas e serviços públicos municipais.
As ações itinerantes na Feira do Eldorado começaram em março, e acontecem todo o primeiro sábado de cada mês. O local foi estrategicamente escolhido, uma vez que “por lá passam pessoas de todas as regiões da cidade. Sem dúvida, tem sido uma ação de relevância da Câmara”, como explica Gabriela Diniz, ouvidora do Legislativo.
Uma das demandas registradas foi da moradora do Jardim Industrial, Jaqueline Paiva. Ela procurou o Hospital Municipal para seu filho no mês de junho, e apesar de ter sido atendida, reclamou da falta de alguns materiais no local, como copos descartáveis. “Faltava também algumas coisas para atendimentos dos pacientes”, disse.
A Ouvidoria informou à Jaqueline que a demanda será encaminhada para os órgãos responsáveis, além da própria Ouvidoria SUS do município de Contagem. O prazo para a resposta às manifestações dos cidadãos é de dez dias úteis, mas neste caso, como depende também do processo da Ouvidoria do SUS, o prazo pode se estender, como explicou Gabriela. “De qualquer forma, pediremos urgência neste caso, pois trata-se de uma situação grave”.
Novidade
A partir da próxima ação na Feira do Eldorado, que acontecerá no dia 4 de agosto, os funcionários da Ouvidoria vão andar pelo local, recolhendo as demandas das pessoas que estão caminhando e principalmente dos feirantes. “Muitos deles não conseguem deixar suas barracas para virem até a van da Ouvidoria. Acreditamos que se formos até eles, a ação da Ouvidoria na Feira vai ser mais efetiva”, finalizou Gabriela.
A Ouvidoria na Feira segue até o fim do ano. As próximas datas são:
Além disso, é possível entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem por meio de outros canais:
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...